Futebol

03 abril 2024, 02h33

Benfica-Sporting

Roger Schmidt

PÓS-JOGO

Roger Schmidt relevou a qualidade da exibição do Benfica ante o Sporting na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, pese embora o empate a duas bolas (3-4 no agregado desfavorável às águias) e consequente eliminação da prova, a qual considerou injusta.

Face à prestação positiva da sua formação, o treinador encarnado mostrou-se também otimista relativamente aos compromissos vindouros e destacou o orgulho expressado pelos Benfiquistas na sua equipa no final da partida.

Em conferência de Imprensa e em declarações rápidas prestadas à RTP3 após o desafio desta terça-feira, 2 de abril, no Estádio da Luz, Roger Schmidt enalteceu ainda a influência da arbitragem na eliminatória.

Tengstedt

DESFECHO INGLÓRIO

"Fizemos um jogo muito bom, um dos melhores jogos desde que estou aqui, e merecíamos ter vencido. A forma como jogámos futebol, ganhámos bolas, nos momentos de transição, na defesa e no ataque foram de nível de topo contra um adversário muito bom. Jogámos como uma equipa que queria chegar à final da Taça de Portugal. Desde o início, fomos capazes de criar muitas grandes oportunidades. Infelizmente, falhámos demasiadas. Marcar o primeiro golo teria sido uma grande ajuda. Tivemos momentos para marcar o primeiro golo, ou também o segundo e o terceiro golos, mas, no final, o Sporting marcou no primeiro remate na segunda parte. Depois, mostrámos muito boa mentalidade, nunca desistimos, acreditámos sempre em nós mesmos e fomos capazes de voltar ao jogo duas vezes e também tivemos chances de marcar o terceiro ou o quarto golo. Fizemos tudo o que podíamos para chegar à final, o futebol e a mentalidade que mostrámos foram de topo. No final, o que foi decisivo foi o Sporting ser mais eficaz do que nós no total, nos dois jogos, é por isso que estão na final. Também não tivemos sorte com as decisões do árbitro, nem na 1.ª mão, nem hoje [2 de abril]. Ainda assim, um grande respeito e elogio à nossa equipa, fizeram um grande jogo."

APOIO DOS BENFIQUISTAS APÓS O APITO FINAL

"A mensagem é muito clara: eles estão orgulhos da performance da equipa e também da mentalidade e da atitude, [os jogadores do Benfica] nunca desistiram. Fizemos uma primeira parte muito boa. [Os adversários] marcaram no primeiro remate na segunda parte, e os jogadores do Benfica acreditaram sempre neles mesmos, mostraram um jogo de topo, e é isso que os adeptos querem ver. É uma pena não lhes termos conseguido dar a final."

Benfica-Sporting

ARBITRAGEM DESEQUILIBRADORA

"Claro que o árbitro influencia sempre o jogo, é esse o trabalho dele. Tem de prestar atenção para ser tudo justo em campo, e claro que não é um trabalho fácil. Se tens tantos duelos e situações dinâmicas em campo, não é fácil estar sempre certo. Depois do jogo, perguntei-lhe por que não verificou a situação do penálti [sobre Rafa]. Ele deu-me um cartão amarelo, essa foi a sua resposta. Não me respondeu, só me deu o cartão amarelo, por isso ainda não sei porque é que não verificou, porque foi um toque claro, foi um penálti claro. Não quero ser aquele que está sempre a queixar-se dos árbitros. Todos viram em campo que a tomada de decisões não foi equilibrada, no geral, mas não sei. Se virem ambos os jogos, o golo que nos anularam no primeiro jogo e também esta situação, claro que foi decisivo, e isso não é bom para o futebol, porque, no final, a decisão tem de ser feita pelos jogadores, porque este é o trabalho deles, e os árbitros têm de prestar atenção para ser tudo justo. Não é fácil, às vezes estão errados, é claro, mas, se tens tantas ferramentas para tomar a decisão certa, e, no final, ainda é esta a consequência... Vemos estes dois jogos e vemos estas situações, não só a do penálti, também houve outros momentos em que podíamos ter tido livres. Não sei o que se passa neste momento com o Ángel Di María, não consigo perceber. Ele não recebe nada por tudo o que os jogadores fazem contra ele, nenhum livre, nada. A única coisa que fazem é dizer-lhe algo em campo. Não sei qual é a razão para isso, mas o que sinto depois destes dois jogos é que não recebemos nenhum benefício e recebemos mais prejuízos do que benefícios."

Benfica-Sporting

ILAÇÕES POSITIVAS, APESAR DA DECEÇÃO

"Claro que os jogadores estão muito desapontados. Trabalharam muito para chegar à final e, depois, se ficas de fora com este tipo de jogo e esta performance, então claro que estás muito desapontado e um pouco frustrado. Mas, no final, a coisa mais importante para mim é sempre como nos comportamos em campo. Como jogamos futebol, como mostramos união em campo. Hoje [2 de abril], é impossível dar-lhes boas recomendações. O que lhes disse é que podem ter orgulho da performance. Também os nossos adeptos mostraram, depois do jogo, que apreciaram o que os jogadores fizeram em campo. Talvez precisemos de um ou dois dias para aceitar isto, mas também podemos estar entusiasmados com o resto da época. Estamos fora da Taça de Portugal, mas continuamos em competição pela Liga, pela Liga Europa e, se jogarmos como hoje [2 de abril], então tudo é possível, isso é muito claro. Estaremos muito focados nos próximos jogos, de certeza. É esse o meu foco e é por isso que o efeito para nós tem de ser positivo, porque a performance foi como esperávamos poder jogar. Foi um jogo muito bom no total, também do Sporting, mas fomos a melhor equipa e merecíamos ir à final. Já no sábado [6 de abril], temos um jogo muito importante na Liga [contra o Sporting, no Estádio José Alvalade]. Mostrámos, neste momento, que estamos em boa forma. Agora, cabe-nos estar preparados no sábado [6 de abril], outra vez. O meu trabalho é prepará-los e dar-lhes os conselhos certos para os próximos jogos."

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de abril de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas