Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal Feminino
Em entrevista ao programa da BTV Protagonista, Janice Silva, pivô de futsal do Benfica, confessou a desilusão pela derrota na meia-final da Taça da Liga. Conquistado o título europeu, o objetivo era vencer todos os troféus numa só temporada.
15 abril 2024, 08h45
Janice com a Taça de Portugal
E não se intimidou com a apresentação que foi feita, sobre si, no início da gravação do programa. Uma das melhores jogadoras do mundo, para muitos, a melhor do mundo. Foi assim, à queima-roupa, que caraterizei a minha convidada desta semana, no programa Protagonista, da BTV. O sorriso que obtive de Janice Silva não foi daqueles que envergonham, mas, sim, daqueles que assumem uma posição e reconhecem um estatuto. O dela e o de várias colegas de equipa.
"Temos um plantel de luxo, talvez o melhor plantel de sempre de futsal do Benfica. Jogadoras que são das melhores do mundo", assegurou a pivô benfiquista, a propósito da inédita conquista europeia das águias, nesta temporada.
É verdade que ainda falta o cunho da UEFA para lhe chamar Liga dos Campeões, mas a verdade é que esse troféu era disputado há muitos anos, com sucessivas derrotas, algumas das quais em finais tristemente inesquecíveis, e era ardentemente desejado pelas jogadoras, pelos treinadores, num sonho acompanhado pelos adeptos.
"Não falta muito para a UEFA organizar a Liga dos Campeões feminina, mas não é isso que tira brilho ao que conseguimos. Era uma vitória que queríamos muito, que merecíamos muito, numa competição que reúne as melhores equipas da Europa. É claro que nos sentimos campeãs da Europa, como se sentiram as jogadoras das equipas vencedoras noutros anos. E os nossos adeptos sabem valorizar o nosso feito. Perseguíamos esse título há muito tempo. Ninguém nos vai tirar o sabor de o ter conquistado", adiantou Janice Silva, tão resoluta a falar como a marcar golos na quadra.
"É claro que nos sentimos campeãs da Europa, como se sentiram as jogadoras das equipas vencedoras noutros anos"
Janice
NOVA SEMENTE DE TÍTULOS
O sonho conquistado na Europa trazia acoplado uma nova e velha ambição das jogadoras, sobretudo daquelas que há mais tempo usam a camisola do Benfica como a sua segunda pele. O de ganhar tudo o que há para ganhar numa só época. Na temporada anterior, tinha faltado, justamente, o troféu europeu. Um sonho quebrado, poucas semanas depois, de forma estrepitosa e sem aviso.
"Ainda estamos a tentar perceber o que aconteceu, na meia-final da Taça da Liga, frente ao Novasemente. Era o nosso desejo, há muito tempo, conquistar os títulos todos numa só temporada. E quando vencemos o troféu europeu, falámos entre nós que estávamos mais perto de o conseguir. Nunca pensámos que poucas semanas depois de ganhar a 'Champions' iríamos cair nas meias-finais da Taça da Liga. Foi muito duro para nós, e ainda hoje nos interrogamos sobre o que aconteceu", disse a melhor pivô do mundo.
A verdade é que aconteceu o inexplicável e um jogo inteiro de oportunidades que, noutras alturas, teriam sido suficientes para construir um resultado bem nutrido de golos e de ambições para a final.
"Podíamos estar ali a noite toda, que não íamos marcar. A quantidade de oportunidades que tivemos para fazer golo e não fizemos não é normal. Não dá para explicar o que aconteceu naquele dia, até porque não é normal um jogo de futsal acabar sem golos, no tempo regulamentar e no prolongamento. Depois, perdemos nos penáltis, e não consigo explicar a nossa desolação. Ainda hoje dói. Estamos tão habituadas a ganhar, que, depois, quando estas coisas acontecem, é muito duro. Nós sabemos que perder faz parte do desporto, mas esta equipa e estas jogadoras não conseguem habituar-se a isso", declarou Janice.
"Nós sabemos que perder faz parte do desporto, mas esta equipa e estas jogadoras não conseguem habituar-se a isso"
PARA O ANO HÁ MAIS
Com a derrota na Taça da Liga, prostrou-se a ambição de ganhar tudo numa só temporada, mas isso não descontinuou o sonho das jogadoras. Na próxima temporada, a equipa voltará a tentar fazer o que ainda não foi feito.
“Ainda é cedo para pensarmos nisso, porque nesta temporada ainda temos o campeonato para ganhar e, entretanto, vencemos a Taça de Portugal. A ambição desta equipa não tem timings, é permanente. Queremos ganhar o que ainda houver para ganhar nesta temporada e, depois, para o ano, vamos pensar em ganhar todas as competições. É isso que nos é incutido neste clube, pelo nosso treinador, que tem a mesma ambição que nós, e não nos perdoaríamos a nós mesmos se não fosse assim. Ganhámos a Taça de Portugal, e agora teremos o Campeonato, que vai ser muito difícil de conquistar, porque esta equipa não gosta das coisas fáceis. Habituou-se às dificuldades e sempre as soube transformar em ambição. Podemos continuar a escrever história no Benfica e no futsal português e europeu, e isso passa por ganhar o Campeonato mais uma vez. Depois, quando a temporada terminar, vamos pensar nessa ambição que temos de ganhar os troféus todos numa só temporada. Também nunca tínhamos vencido a prova europeia e mostrámos que éramos capazes. Os nossos limites são os títulos que houver para conquistar”, anunciou a prolífica jogadora do Benfica.
BESTA NEGRA
Além de impedir a conquista de todos os títulos na mesma temporada, a equipa do Novasemente, poucas semanas depois do sucedido na meia-final da Taça da Liga, voltou a chocar o mundo do futsal, com uma improvável vitória na Luz. Desde 2017 que o Benfica não era derrotado no seu pavilhão.
"Foi a continuação do que aconteceu na Taça da Liga, mas, desta vez, ainda foi pior. Porque aconteceu no nosso pavilhão, perante os nossos adeptos, que confiam tanto em nós, e porque não perdíamos em casa desde 2017, frente ao Sporting. Essa derrota não nos deitou abaixo porque somos resilientes e confiamos em tudo o que nos levou até aqui. Mas falámos entre nós, discutimos o que se tinha passado, porque o jogo estava controlado, a 3 minutos do fim estávamos a ganhar por 3-1, e de repente sofremos 3 golos e perdemos. Inacreditável. É verdade que o Novasemente tem uma equipa com muita qualidade, vão estar na luta pelo título, connosco e com o Nun'Álvares, mas não podíamos ter perdido aquele jogo", relembrou Janice.
Mas o destino arranja sempre uma forma corretora da realidade e tornou possível que as equipas se defrontassem nas meias-finais, agora da Taça de Portugal. Era impensável falhar outra vez.
"Podemos continuar a escrever história no Benfica e no futsal português e europeu, e isso passa por ganhar o Campeonato mais uma vez"
"Depois de perdermos na Taça da Liga e no Campeonato, tínhamos de dar uma resposta que não deixasse dúvidas. Preparámos muito bem o jogo durante a semana, o nosso treinador alertou-nos para o que tínhamos feito mal, e fomos para a final four com a ambição de corrigir a imagem que tínhamos deixado e que não era a nossa. Sem desculpas, com uma força interior de chegar ao jogo e impor o nosso futsal. E, no jogo, foi importante marcar cedo, logo nos primeiros segundos, a seguir marcámos o segundo, e aí sentimos que estávamos a ser a equipa que os nossos adeptos esperam e exigem. Foi uma vitória importante, mas é bom que se diga que não foi vingança nenhuma, acredito que não há disso no desporto. Foi um momento que aproveitámos para dar o nosso melhor e para mostrar aos benfiquistas que podem continuar a confiar em nós", disse.
Uma confiança que se manifestará, como sempre, no playoff de campeão, em que o Benfica espera conquistar o inédito heptacampeonato. Numa liga cada vez mais competitiva, mas onde Janice crê que o Benfica continua a ser a melhor equipa.
"Eu acredito nisso, mas também acredito que vamos ter de o demonstrar na quadra. Os jogos com o Novasemente foram um alerta para nós e para as dificuldades que vamos enfrentar, sabendo que, se passarmos à final, vamos defrontar Novasemente ou Nun’Álvares. Qualquer uma das equipas será difícil de superar, mas queremos demonstrar que somos a melhor equipa de Portugal", terminou.
Artigo publicado na edição de 12 de abril do jornal O Benfica
Texto: José Marinho
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 15 de abril de 2024