Atletismo

11 maio 2024, 14h44

Francisco Belo no pódio, ao centro

Eliana Bandeira no pódio

Francisco Belo e Eliana Bandeira, lançadores do Sport Lisboa e Benfica, sagraram-se campeões ibero-americanos do lançamento do peso neste sábado, 11 de maio, em Cuiabá, no Brasil.

Em termos masculinos, Francisco Belo, com um lançamento a 20,78 metros – marca que obteve por duas vezes no decurso da prova –, superou o brasileiro Darlan Romani, campeão mundial de pista coberta em 2022.

"Vencer aqui significa que estou a regressar às grandes competições, que estou a voltar à melhor forma, que volto a ser o Belo que grita nas competições e fica quase sem voz. Admito que não me encontro no meu melhor potencial. Fico muito feliz com este triunfo e com o resultado, que é a minha melhor marca deste ano, e também melhor que no ano passado. Isto vai contribuir para os world rankings, para esse caminho para Paris, que será longo, pois agora segue-se a competição em quase todos os fins de semana", disse, em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo.

No feminino, Eliana Bandeira bateu a concorrência com algum conforto, uma vez que o seu lançamento de 18,30 metros superou largamente os 17,26 metros registados pela 2.ª classificada no concurso, a chilena Ivana Gallardo.

"Vim para Cuiabá com dois objetivos: bater a minha melhor marca e levar a bandeira de Portugal a voar mais alto. No entanto, nos primeiros lançamentos não me estava a dar bem com uma mudança técnica que temos estado a efetuar. Quando me vi em 2.º lugar, decidi voltar a lançar como antes e arranquei para os dois melhores resultados, um deles acima de 18 metros", analisou a atleta benfiquista.

Texto: Redação
Fotos: FPA
Última atualização: 11 de maio de 2024