Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Águias vão fechar as contas do Campeonato na deslocação a Vila do Conde, no jogo da 34.ª jornada.
16 maio 2024, 11h52
Festejo de um golo
Atualmente com 79 pontos, o Glorioso procura mais uma vitória e poderá terminar a sua participação no Campeonato com 82, o que significará ultrapassar a barreira dos 80 pontos pela sexta vez desde 2014/15, época em que a Liga voltou a ser disputada por 18 equipas.
Para lá chegar, a equipa comandada por Roger Schmidt terá de lidar com um adversário que tem o estatuto de "rei" dos empates da competição (18 em 33 jogos disputados) e que vem de uma série de invencibilidade caseira de 11 jogos seguidos: a última derrota no seu reduto, 3-4 diante do Farense, foi a 29 de outubro de 2023.
No entanto, no histórico de embates entre as duas equipas, a divisão de pontos é um cenário raro, com o Benfica a contabilizar 43 vitórias e 10 empates, nos 57 jogos para o Campeonato. Em Vila do Conde, as águias somam 18 triunfos e seis empates, em 28 embates. Na 1.ª volta da presente edição da Liga Betclic (17.ª jornada), uma reviravolta sentenciada com golos de Di María, António Silva, Marcos Leonardo e João Mário culminou num triunfo encarnado por 4-1 no Estádio da Luz.
Os 43 pontos que separam o Benfica do Rio Ave, 10.º classificado, na tabela classificativa da Liga Betclic 2023/24 refletem-se nos números disponibilizados pela plataforma Wyscout. Líder entre os 18 conjuntos que disputam a competição no número de remates efetuados (545) e na percentagem de enquadrados (42,4%), o conjunto encarnado chega ao derradeiro jogo da época com 76 golos marcados contra os 37 dos vila-condenses, a segunda equipa que menos remata (317, com 41,6% deles na direção da baliza) na Liga.
Também no parâmetro do passe, seja no número de tentativas (17 997) ou na percentagem de eficácia (86,8%), o Benfica leva vantagem sobre todas as equipas do Campeonato. Já o Rio Ave regista 13 140 e 82,8%, respetivamente, e também mostra uma tendência dominadora, ampliada pelos números da posse de bola: 48,9% contra os 57,8% das águias.
Ao nível da defesa, o Glorioso apresenta-se a jogo com um dos melhores registos da competição (27 golos sofridos contra os 42 do Rio Ave) e com superioridade nos duelos defensivos ganhos, parâmetro no qual os vila-condenses têm o pior número do Campeonato: 57,3% contra 59,9% do Benfica.
A nível individual, fruto da tremenda exibição diante do Arouca, Rafa passou a somar 14 golos e 12 assistências, cimentando o estatuto de jogador mais influente do Benfica na competição, com Di María também a ser dono de um papel de destaque pela liderança nos rankings de cruzamentos (159), passes para a profundidade (75), passes progressivos (263) e passes decisivos (38).
Do lado dos anfitriões do jogo desta sexta-feira, 17 de maio, o avançado Boateng soma sete golos e o lateral Costinha destaca-se no capítulo das assistências (8). Este último também é o jogador da Liga que mais se envolve em duelos defensivos (308).
Na jornada transata (33.ª), o Benfica venceu o Arouca por 5-0 num duelo em que Roger Schmidt fez alinhar um onze formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Kökcü e Rafa, que se despediu do Estádio da Luz com a águia ao peito.
Por seu lado, Luís Freire apostou num 3x4x3 formado por Jhonatan, Pantalon, Aderllan Santos, Patrick, Costinha, Vítor Gomes, Amine, Fábio Ronaldo, Joca, Umaro Embaló e Boateng, no empate (2-2) diante do Portimonense.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de janeiro de 2025