Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
23 maio 2024, 19h34
Rui Costa
Nas respostas às perguntas dos jornalistas presentes no Benfica Campus, o Presidente confirmou a continuidade de Roger Schmidt e anunciou a contratação em definitivo de Álvaro Carreras e a chegada de Leandro Barreiro para 2024/25. Revelando ter feito tudo para segurar Rafa, Rui Costa revelou, também, que terá uma reunião na próxima semana para discutir a permanência de Di María na Luz por mais um ano.
Assumindo as responsabilidades pelo que não correu bem em 2023/24, o Presidente garantiu que tudo está a ser feito para corrigir os erros, com o objetivo de entrar a todo o gás na nova temporada, na qual o regresso aos títulos, disse, será facilitado com a união de toda a Família Benfiquista. Na entrevista, Rui Costa também deu novidades sobre a auditoria à anterior Direção e sobre a revisão estatutária.
ROGER SCHMIDT VAI CONTINUAR A SER O TREINADOR
"Acho que estão reunidas as condições para Roger Schmidt continuar a ser o treinador do Benfica e ele vai continuar. Nunca houve da nossa parte uma notícia contrária, e se considerasse que não tinha condições a decisão seria outra. Seria mais fácil e populista, mas acredito na estabilidade. Ele já deu mostras da qualidade, e a época passada [2022/23] não pode ser obra do acaso. Este ano não correu como desejado, mas não faço do treinador um bode expiatório. Todos temos responsabilidades. Existem condições internas para fazer o mesmo trabalho e a máxima convicção de que vamos conquistar títulos. Estamos a trabalhar há muito tempo para emendar o que foi feito de menos bem neste ano."
BOICOTE DA IMPRENSA AO TREINADOR
"Se nós olharmos para a Comunicação Social, posso dar um caso flagrante relativamente ao Roger Schmidt. Quantos treinadores estrangeiros passaram por Portugal que não falavam português e foram tão condenados por isso? Houve, inclusive, um boicote da Imprensa à conferência de Imprensa de Roger Schmidt. Não é bonito pensarmos que por ele ser do Benfica essa exigência tem de ser ao extremo. Até por isso ele passou e eu não concordo minimamente. É natural que os adeptos gostassem de ouvir o treinador falar português, mas estamos a falar de um homem alemão que ainda não fala português. No entanto, nunca houve uma guerra destas em Portugal porque um treinador não fala a língua do país."
APELO À UNIÃO PARA 2024/25
"Conhecendo o Clube como conheço, acredito que este ano tenha sido de grande frustração pelas expectativas altas. Começámos a ganhar a Supertaça e tínhamos reforços de peso, que permitiam pensar que a época fosse mais vitoriosa do que a anterior. Houve uma frustração grande dos adeptos dentro da exigência deste clube. Também existiram exibições que não agradaram e que elevaram a crítica, que respeito. Mas o importante é que o Clube esteja unido. Na parte final, quando o título já era uma miragem e existia a desilusão da eliminação nos quartos de final da Liga Europa, temos de aceitar a contestação dos adeptos. Vamos partir para uma época nova e não acredito que essa divisão continue, porque só todos juntos podemos alcançar qualquer coisa, e sabemos bem o que valemos todos juntos. Aceito e respeito a contestação, mas acredito que haja um limite e que prejudique quem está dentro do campo."
ENTRADA NA CHAMPIONS E ESTABILIDADE ENVOLVENTE
"Há uma via imediata, que é se a Atalanta ficar até ao 4.º lugar no Campeonato italiano, e há uma via em que só dependemos de nós. Nos últimos três anos, chegámos por três vezes aos quartos de final das competições europeias. O nosso objetivo é estar na Champions, a ambição é essa, e tudo faremos para estar na Liga dos Campeões. [Críticas] Tenho de as aceitar e respeitar. Não tendo sido uma época positiva para o Benfica, também não podemos transformar esta época num caos total que leva a tantas situações como as que vivemos neste ano. Precisamos dessa estabilidade e maturidade, e é esse apelo que faço. Temos muito trabalho pela frente e é nisso que me quero focar, respeitando os nossos adeptos."
CORRIGIR A FALTA DE EFICÁCIA
"Um dos pecados mortais da equipa foi a concretização global dos avançados. Numa equipa como o Benfica, não é normal o avançado não ultrapassar os 10 golos numa época [Campeonato], e por isso aconteceram as rotações na frente à procura da melhor solução. É uma exigência muito grande jogar neste clube e foi um dos problemas que tivemos. Chegámos a ter quatro avançados, contando com o Musa, e a falta de eficácia foi uma lacuna que tivemos na equipa. Isso prejudicou os objetivos que tínhamos para a época."
MERCADO E REUNIÃO DECISIVA COM DI MARÍA
"Di María assinou por um ano porque na cabeça dele queria terminar a carreira na Argentina. Por razões que foram públicas, essa posição pode não estar tão clara. Para a semana vamos ter uma reunião decisiva com o agente do Di María e vamos ver se ele vai continuar ou não."
ÁLVARO CARRERAS E LEANDRO BARREIRO CONFIRMADOS
"Álvaro Carreras está confirmado. Estamos a exercer a opção e é um dos talentos em relação ao qual temos muita esperança que tenha uma grande carreira. O Leandro Barreiro é jogador do Benfica. É um médio muito rotativo, muito dinâmico e vem preencher um espaço de meio-campo que faltava. Tem uma capacidade física elevada e uma qualidade técnica fiável para jogar no Benfica, e esperamos que seja um grande elemento na próxima temporada. Quanto a Di María, tenho esperança de que fique mais um ano. Tem a idade que tem, mas tem uma qualidade inegável e é titular da seleção campeã do mundo."
O FUTURO BRILHANTE DE KÖKCÜ
"Gosto mais dele [Kökcü] hoje do que há um ano, quando o vi. É um jogador com umas características fantásticas, que não conseguiu expressar o máximo do seu potencial. Mas é inequívoco que ele é um jogador de um nível elevadíssimo. O dinamismo da equipa e a sua forma de jogar não beneficiaram as suas principais características, mas isso também faz parte da vida de um jogador. E é preciso não esquecer que surgiu um miúdo que acabou por se afirmar de forma clara e que se chama João Neves. Mas estamos perante um jogador [Kökcü] com características fantásticas e com um futuro brilhante, que tem qualidade e carisma. Temos muito orgulho que seja um ativo do Benfica."
SEM LATERAIS DE RAIZ, HOUVE IMPROVISO
"Partimos para a época com dois laterais-esquerdos e com um lateral-direito, mas com um joker no plantel. Apesar de tanto se discutir porque é que o Fred [Aursnes] joga aqui, ou joga ali, a posição do Fred, realmente, é de joker. Tivemos um problema de adaptação imediata com Jurásek, mas não deixámos de ir buscar um jogador que vinha completamente credenciado, como é [Juan] Bernat. Bernat foi mais do que fustigado com as lesões, e acaba por ter aqui uma lesão grave. A determinada altura da época deparámo-nos sem lateral-esquerdo e, por destino, ou infelicidade nossa, o Bah fez praticamente meio Campeonato. Aconteceu estarmos grande parte da época sem os laterais de raiz. É um erro assumido e que teremos de alterar. Tivemos muitos problemas e obrigámos o nosso treinador a improvisar em muitas circunstâncias para equilibrar a equipa, e até a ser contestado por isso."
TODO O ESFORÇO PARA MANTER RAFA
"Fizemos tudo o que podíamos fazer para mantê-lo, tal como aconteceu com o Grimaldo. Foram dois jogadores de peso com grande rendimento e seria um erro não fazer tudo o que estava ao alcance para mantê-los. Se esse tudo não foi suficiente, o que podemos fazer é respeitar a decisão [do Rafa] e tudo o que ele deu ao Benfica. Tem um contrato para fazer fora de Portugal que é mais importante. Desejo-lhe as maiores felicidades."
INVESTIMENTO PARA O FUTURO
"O Benfica não pegou em 100 milhões de euros e deitou-os à rua. Os ativos estão cá e, como já disse, a prioridade do meu mandato é a parte desportiva. Tive a oportunidade de referir em janeiro que o Benfica tem mais-valias futuras. Parte desse dinheiro que está a ser avaliado vem do mercado de janeiro, onde antecipámos no mercado internacional a contratação de jogadores de futuro, como o Marcos Leonardo, que vai impor-se de certeza. Para o exterior, investimos 100 milhões de euros e não ganhámos, mas esse investimento não foi para meses. Foi direcionado para ativos do Clube que tínhamos de atacar agora. E muitos deles, que não conseguiram dar um resultado imediato, vão ser mais-valias no futuro."
VENDER O MÍNIMO POSSÍVEL
"Felizmente, no espaço onde estamos [Benfica Campus], temos criado o melhor talento que Portugal tem visto em anos. O António [Silva] e o João [Neves] são exemplo disso e tenho a certeza de que vão aparecer mais. Em relação a esses dois jogadores, tem-se falado muito, mas não há nada de concreto porque o mercado ainda não começou a mexer. Não há nenhum clube português que sobreviva sem vendas. O que eu procuro fazer é o máximo possível financeiramente com o mínimo possível de vendas. Tudo faremos para não incumprir com o fair play financeiro e nunca vou colocar o Clube nessa posição."
CONFIANÇA NA EQUIPA DE SCOUTING
"Não há nenhum jogador que chegue ao Benfica, que, por fim, não seja eu a carimbar a situação. Não estou a pôr o nosso scouting em causa, porque tenho o maior respeito e admiração pelo trabalho que têm desempenhado para o Benfica. O facto de estarem a sair scouts do Benfica até isso o representa. Leu-se sobre movimentações de mercado do scouting do Benfica, se calhar porque é o Benfica. Se foram contratados para outros clubes, pagos a peso de ouro para aquilo que é a área do scouting, é sinal que o scouting do Benfica se mostrou interessante por algum motivo. As pessoas não devem ficar preocupadas com o scouting do Benfica, porque eles não saíram por incompetência, nem o scouting do Benfica fica vazio com estas saídas. É gerido, como sempre foi gerido na minha gestão, por Rui Pedro Braz, como diretor-desportivo, é ele que gere o scouting. Estas saídas são colmatadas e, essencialmente, colmatadas internamente. É uma equipa muito válida, muito bem preparada e em quem eu confio plenamente."
AUDITORIA FINALIZADA
"Relativamente à auditoria, ela está finalizada. Demorou muito mais porque foram analisados 51 contratos do processo Cartão Vermelho. Ela já está nas mãos da administração do Clube e será entregue ao Ministério Público e apresentada aos sócios. Em relação ao processo atual, para o qual fui chamado na semana passada, ele não está nessa auditoria, mas mandámos abrir uma nova sobre os contratos que possam estar neste novo processo. A última coisa que quero é que não se saiba o que se passa. Desconheço qualquer plano que visasse prejudicar o Benfica. Não caí aqui de paraquedas, sirvo o Benfica desde os oito anos e tenho a consciência tranquila."
REVISÃO DOS ESTATUTOS PRONTA PARA IR A VOTOS
"Os estatutos estão prontos para serem apresentados e caberá ao presidente da Mesa da Assembleia Geral marcar a data. Eles estão aprovados pela Direção e são para entrarem em vigor nas próximas eleições. Faz-me alguma confusão que falem desta situação. Estando a um ano e meio das eleições não quisemos atrasar nada, mas sim fazer uns estatutos dignos do Benfica. Passou pela Comissão [da Revisão dos Estatutos], à qual agradeço, e, posteriormente, passou pela Direção e foi colocada à disposição de todos os sócios que quisessem dar o seu contributo. Nunca houve estatutos tão democráticos como estes. Não há nada atirado para debaixo do tapete e espero que os sócios os aprovem. Não era oportuno apresentar os dossiês dos estatutos e da auditoria a meio da época, porque iriam interferir com o rendimento das equipas."
ELEIÇÕES NÃO SÃO PREOCUPAÇÃO
"As eleições são tudo o que menos me preocupa. Estamos a falar de outubro de 2025, e estarei nesta cadeira até ter condições de ajudar o Clube, e nunca agarrado a ela. Tenho uma enorme paixão pelo Clube e serei o primeiro a abandoná-lo se achar que não tenho condições para alcançar o que queremos. Não penso em eleições com tanto trabalho que há para fazer. Não estou preso a nada do que está aqui dentro, sem ser ao amor ao Clube."