Polo aquático feminino

30 maio 2024, 19h29

Águias em festa após a conquista do pentacampeonato

Perfiladas antes do início da grande final

O treinador campeão, António Machado

Dentro de água se ganhou, dentro de água se festejou!

A capitã Inês Nunes com o troféu

Madalena Lousa foi a melhor marcadora do Campeonato Nacional

União vencedora

REPORTAGEM BTV

Campeonato Nacional
jogo 3
final do play-off
RESULTADO FINAL
Benfica 14
Clube Fluvial Portuense 8
1.º P 2.º P 3.º P 4.º P
1-4 4-4 8-6 14-8

A equipa feminina de polo aquático do Benfica sagrou-se pentacampeã nacional, após ter derrotado o Clube Fluvial Portuense, por 14-8, na tarde desta quinta-feira, 30 de maio, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional.

A primeira nota de destaque prende-se com a enorme afluência de Benfiquistas à Piscina do Algés e Dafundo, dando um enorme apoio às jogadoras orientadas por António Machado.

O 1.º período foi muito complicado para o Benfica. O Fluvial Portuense adiantou-se no marcador (0-1), as águias ainda reagiram e empataram, graças a um golo de Ana Jardim (1-1), mas três golos de seguida das visitantes colocaram o resultado em 1-4 no final do primeiro quarto.

Benfica-Fluvial Portuense

Contudo, o 2.º período foi totalmente diferente, com as encarnadas muito mais eficazes. Madalena Lousa (2-4), Carlota Milheiro (3-4) e Alice Rodrigues (4-4) marcaram, as anfitriãs venceram o parcial por 3-0 e o encontro foi empatado para o intervalo (4-4).

O jogo aproximava-se do momento das decisões e o Benfica respondeu com estofo de campeão. No 3.º período, as águias apontaram mais quatro golos – Madalena Lousa (5-4), Inês Nunes (6-5), Ana Jardim (7-6) e Alice Rodrigues (8-6) –, enquanto o Fluvial Portuense conseguiu marcar apenas dois.

Assim, à entrada para o 4.º e último período a equipa orientada por António Machado estava na frente e tinha dois golos de vantagem (8-6).

Benfica-Fluvial Portuense

Empurradas por um público que não deixou de puxar pelas (agora) pentacampeãs, o que tornou a Piscina do Algés e Dafundo num "mini-Estádio da Luz", as encarnadas realizaram oito minutos de grande nível.

Aos oito golos trazidos dos três períodos anteriores, juntaram seis, com metade deste pecúlio a ser da autoria de Noelia Perez (9-6, 10-6 e 13-7). Os outros tentos foram assinados por Inês Nunes (11-6), Georgia Eccles (12-7) e Madalena Lousa (14-8).

À imagem do terceiro quarto, o Fluvial Portuense apenas marcou dois golos, e o jogo terminou com a vitória do Benfica por 14-8, que, assim, se sagrou pentacampeão nacional feminino de polo aquático. Além de ser o quinto consecutivo, este é também o quinto título nacional da história da modalidade no Clube.

Benfica-Fluvial Portuense

Os instantes que se seguiram ao final da partida foram pautados por muita festa, numa comunhão entre equipa e adeptos, seguido-se o momento do levantamento da taça.

Com esta vitória, o Benfica junta o Campeonato Nacional à Supertaça, e ainda lhe falta disputar a Taça de Portugal. No dia 9 de junho, às 14h00, as encarnadas voltam a encontrar o Fluvial Portuense na final da prova-rainha.

Nota ainda para o facto de Madalena Lousa ter sido coroada melhor marcadora do Campeonato, tendo apontado um total de 86 golos!

Benfica-Fluvial Portuense

DECLARAÇÕES

António Machado (treinador do Benfica): "Foi um jogo difícil, onde as minhas jogadoras tiveram todo o mérito. Elas deixam-me extremamente orgulhoso. Senti que, e isso é normal quando se ganha durante vários anos, todos queriam que o Benfica perdesse. Mas nós queríamos muito ganhar, demos a volta ao jogo e fomos uns justíssimos campeões nacionais, contra tudo e contra todos. Agora, vamos tentar a tripleta. Cada jogo é um jogo, o Fluvial podia ter ganhado o Campeonato, e é legitimo que queira ganhar a Taça [de Portugal]. Mas esta equipa tem um espírito que me deixa orgulhoso e vaidoso de ser do Benfica. Estamos sempre prontos para qualquer final. Um dia vamos perder, mas espero que seja o mais tarde possível. Agradeço aos Benfiquistas que aqui estiveram, porque a força deles fez-nos virar este jogo. Vamos continuar com toda a ambição."

Benfica-Fluvial Portuense

Benfica-Clube Fluvial Portuense
14-8
Piscina do Algés e Dafundo
Formação do Benfica
Alice Rodrigues, Joana Arromba, Analisa Teixeira, Inês Nunes, Ana Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa, Kerem Noy, Georgia Eccles, Noelia Perez, Marta Nascimento, Sara Almada e Aline Martins
Marcadoras do Benfica
Madalena Lousa (3), Noelia Perez (3), Alice Rodrigues (2), Inês Nunes (2), Ana Jardim (2), Georgia Eccles (1) e Carlota Milheiro (1)
1.º período 2.º período 3.º período 4.º período
1-4 4-4
(3-0)
8-6
(4-2)
14-8
(6-2)

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 31 de maio de 2024

Relacionadas