Clube

04 junho 2024, 19h35

Lançamento Liga do Paquistão

Parceria firmada

O SL Benfica tornou-se parceiro oficial e consultor para o lançamento do Projeto Pearl da Pakistan Football League (PFL), uma iniciativa inovadora destinada a desenvolver o futebol profissional no Paquistão, com um investimento de mil milhões de dólares para mobilizar uma nova economia desportiva na indústria do futebol daquele país.

Esta parceria, que viu o Benfica superar vários clubes de topo ingleses, espanhóis e italianos na escolha para o papel, posiciona o clube na vanguarda da expansão do futebol numa nação com uma população aproximada de 250 milhões. O ex-internacional inglês Michael Owen será o embaixador global da marca nos próximos três anos.

Representantes do Benfica estão no Paquistão para uma série de eventos de alto perfil nas cidades de Islamabad, Lahore e Karachi. Estes eventos, que se estendem por três dias, contam com figuras proeminentes, incluindo o embaixador global Michael Owen, bem como outros ex-jogadores, como Emile Heskey, Pascal Chimbonda e Raúl Rodríguez, que também ajudarão a promover a liga, e ainda vários dignitários paquistaneses, incluindo o Presidente e o Primeiro-Ministro. A delegação também participará em compromissos com os media, visitas a escolas e atividades com os fãs destinadas a promover a PFL.

"O mês de junho marca o lançamento da Pakistan Football League, um projeto com o potencial de 250 milhões de habitantes, comprometidos em lançar uma liga de futebol. O Benfica foi convidado a apresentar-se como o parceiro técnico da liga para apoiar as suas equipas, treinadores e jogadores. Como líderes na identificação e desenvolvimento de jogadores, tivemos que aceitar este desafio. Este projeto é outro momento histórico para o Benfica, pois estaremos a colaborar com uma liga internacional pela primeira vez", disse Miguel Reis, coordenador de Operações do SL Benfica para a Expansão Global.

"Para o Benfica, este representa mais um grande projeto com uma enorme responsabilidade, acendendo a paixão pelo desporto nas crianças e orientando-as para clubes para começarem a jogar de uma forma mais estruturada e profissional. O nosso objetivo é facilitar o desenvolvimento simultâneo de jovens atletas e treinadores, transformando fundamentalmente o cenário do futebol no país. A nossa abordagem metodológica distinta será aproveitada para o benefício da liga e dos clubes, com o Benfica potencialmente a tornar-se a força motriz na formação do futuro do futebol no Paquistão. Também estamos entusiasmados com a próxima campanha global 'Uma Bola Um Sorriso', que trará sorrisos aos rostos de inúmeras crianças, proporcionando-lhes bolas de futebol. Esta iniciativa não só as capacitará a jogar o futebol nas suas comunidades, mas também nutrirá as bases do futebol em todo o mundo", explicou Davide Gomes, coordenador técnico dos projetos internacionais no SL Benfica.

Esta parceria não só reconhece o alcance e a experiência globais do Benfica, mas também assinala um marco significativo na evolução do futebol no Paquistão. Com o apoio do SL Benfica, a Pakistan Football League pretende inspirar uma nova geração de futebolistas e fãs, levando o jogo a novos patamares na região. O clube português será o incubador central da liga e entidade que garantirá que os padrões no desenvolvimento do futebol sejam mantidos. O Benfica lançará os pilares fundamentais para o sucesso, com a formação do staff técnico local e oferecerá masterclasses de treino anuais em Lisboa para jogadores locais com a possibilidade de ingressar na academia se provarem ser talentos excecionais.

Como parte desta colaboração, o Benfica organizou uma exposição especial para mostrar a história do clube, apresentando algum espólio selecionado do Museu do Benfica. Esta exposição está a ser exibida durante os eventos de lançamento, sublinhando o compromisso do clube em fomentar uma conexão profunda com a comunidade de futebol em expansão no Paquistão.

"Tenho orgulho em ser o Embaixador Global do Futebol do Paquistão. Visitei o Paquistão há dois anos e fiquei impressionado com a paixão e o interesse que as pessoas têm pelo futebol aqui. Estou muito entusiasmado com o futuro e estou totalmente disponível para contribuir para o desenvolvimento do futebol no Paquistão", disse Michael Owen durante o evento de lançamento da PFL.

"Estamos aqui para descobrir os melhores talentos. O futebol tem milhões de fãs em todo o mundo e queremos proporcionar oportunidades para que os nossos jogadores mostrem o seu talento. Desde as áreas do norte do Paquistão, Chaman e Karachi, há talento bruto em toda a parte. Estou grato às delegações internacionais que vieram aqui. Juntamente com os delegados internacionais e estrelas do futebol mundial envolvidos, vamos elaborar estratégias para melhorar o futebol", disse Ahmar Kanwar, presidente e CEO da PFL.

"Jogadores de futebol da Argentina, dos EUA, de Portugal e de outros países vieram aqui. Agradeço a todas as delegações visitantes. Uma galáxia de estrelas desceu sobre o Paquistão. Estas estrelas do futebol irão orientar os nossos jovens sobre o desporto. Nem todos se tornam num Ronaldo ou numa grande estrela, mas o futebol ensina-nos disciplina e como levar uma vida regrada. O futebol tornou-se parte da minha vida e em breve vamos levar o jogo a todos os distritos do Paquistão. O críquete é o desporto mais visto na TV no Paquistão, enquanto o futebol é o mais jogado", afirmou Farhan Junejo, Chairman da PFL.

Fotos: SL Benfica
Última atualização: 4 de junho de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas