Reportagem

28 junho 2024, 13h01

Casa Benfica Barcelos

Casa Benfica Barcelos

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV Pelas Casas do Benfica desta semana mostra-nos como foram celebrados os 23 anos da Casa Benfica Barcelos. A festa contou com 200 pessoas e ainda com uma presença de um grupo de jogadoras muito especiais.

23 anos que a Casa Benfica Barcelos está de portas abertas para receber Benfiquistas (e não só) de todo o mundo.

No coração do Minho, a embaixada n.º 136 tem como presidente Leonel Peixoto, e como objetivo a mudança para "uma casa maior". "Tendo uma casa maior, podemos solicitar outros serviços, podendo assim receber melhor os sócios, quer os da Casa Benfica, quer os do Clube", explicou.

O presidente considerou ainda que a casa fundada em 2001, que "embora pequena, está a crescer", está, também, "a funcionar muito bem". "Eu acho que sim, a minha direção também, mas os sócios é que poderão dizer", afirmou.

Casa Benfica Barcelos

João Morgado é vice-presidente da CB Barcelos, e é ele quem trata de toda a parte logística da mesma, desde a venda de bilhetes, às excursões ao Estádio da Luz, passando ainda pela inscrição de novos sócios.

"Em todos os jogos temos autocarros, entre um e três, depende dos jogos. No jogo com o SC Braga levámos três autocarros. 150 pessoas no total", contou.

Uma das adeptas encarnadas presentes em "quase" todas as viagens é Maria de Fátima Souto. A própria confessou o momento em que entra em estágio para o desafio, assim como a merenda para meio do caminho...

"Quinze dias antes, que é quando peço os bilhetes. Normalmente levo bacalhau à Brás", revelou.

Local de reunião de muitos amigos, a Casa Benfica Barcelos recebe "todos os sábados" um grupo muito especial. "Fazemos aqui umas tainas [petiscadas]. Fazemos a feijoada, a picanha... vamos sempre variando... há outras alturas que é uma sardinhada", contou um dos elementos do grupo.

Casa Benfica Barcelos

Porém, o dia era de 'pica no chão', e Tiago Almeida, concessionário do bar do espaço, confessou o segredo do sucesso do prato: "É amor. Dá um toque espacial na comida."

A festa dos 23 anos contou com a presença de cerca de 200 pessoas, com destaque para a comitiva do Clube.

A integrar essa delegação encarnada estava o atleta João Ribeiro. Natural de Esposende, o canoísta confessou-se um grande simpatizante da CB Barcelos. "Não havendo Casa Benfica em Esposende, esta é como se fosse a minha", disse.

Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Clube, considerou o momento da celebração dos 23 anos desta embaixada como "uma alegria": "É uma casa de referência, com quase 600 sócios, o que é muito bom. Espero que continuem com esse trabalho, com cada vez mais sócios."

Casa Benfica Barcelos

A festa, a que as Casas Benfica de Braga, Santo Tirso e Gondomar não quiseram faltar, recebeu também a equipa feminina de andebol do Benfica, que se havia sagrado horas antes tricampeã nacional. 

Mihaela Minciuna, uma das capitãs do plantel, adjetivou de "fantástico" aquele momento de comunhão com os adeptos.

"São pessoas que são de Barcelos, que não nos conseguem ver todos os dias. Portanto, enche-nos coração, e espero que a elas também. Porque, na realidade, os títulos são conquistados por nós, mas não são para nós, são para o Benfica e para os Benfiquistas", considerou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 29 de junho de 2024

Relacionadas