Andebol

22 julho 2024, 11h00

Jota González

Jota González

Assumiu o comando técnico da equipa masculina de andebol do SL Benfica em junho de 2023. Hoje, Jota González sente-se ainda mais conhecedor da realidade nacional e assegura que o coletivo encarnado irá trabalhar para dar alegrias aos adeptos.

Em entrevista à BTV, realizada no Pavilhão n.º 2 da Luz, Jota González, treinador bastante experiente na elite da modalidade, abordou a primeira época no Clube e projetou o futuro.

Jota González

UMA "GRANDE FORÇA" PARA 2024/25

"É fácil definir objetivos. A nossa grande força para a próxima época é que já temos alguns jogadores que continuam, conhecem a nossa forma de jogar e isso tem de ajudar-nos a que os jogadores assimilem mais rapidamente o nosso sistema de jogo. No ano anterior tivemos azar com lesões e muitos problemas. Espero que neste ano sejamos mais competitivos e nos possamos aproximar um pouco mais dos rivais, e que isso ajude a que todos os nossos adeptos fiquem mais orgulhosos e mais contentes com o nosso trabalho."

APOSTA NA FORMAÇÃO É PARA CONTINUAR

"Temos jogadores jovens que, no ano anterior, por distintas circunstâncias, tiveram oportunidades de jogar. Talvez fosse demasiado cedo para eles, mas também foi muito bom para a sua formação. Vamos continuar a apostar nos nossos jovens, e cremos que nos têm de dar bastante. Decidimos contar com eles, dar-lhes outras oportunidades neste ano, e esperamos que continuem a crescer e que contribuam cada vez mais em momentos importantes de jogo."

CONTORNAR ADVERSIDADES DO PASSADO

"Analisámos muitas coisas que fizemos na época passada. Houve uma mescla entre circunstâncias que não podes evitar e coisas que vamos tentar controlar mais neste ano. Isso é chave. Vamos tentar evitar a quantidade de lesões que houve, continuar a trabalhar para melhorar os nossos jogadores em termos físicos. Se isso acontecer, com as mudanças que vamos implementar, creio que teremos bastantes mais soluções."

Jota González

"Vamos continuar a apostar nos nossos jovens. Decidimos contar com eles, dar-lhes outras oportunidades neste ano, e esperamos que continuem a crescer e que contribuam cada vez mais em momentos importantes de jogo"

Jota González

CONTINUIDADE DE ELEMENTOS VALIOSOS IRÁ AJUDAR

"Incorporar novos jogadores é incorporar nova ambição e novas perspetivas, e mantemos uma base muito importante. Saíram jogadores muito importantes, que deram muito ao Clube, e, de todos, gostaria de destacar Paulo Moreno, que foi um grande capitão toda a vida, deu muito aos adeptos no campo e no balneário. É sempre duro quando saem jogadores deste tipo, bem como outros jogadores importantes, mas também mantivemos outros atletas e, nesse sentido, continuamos a olhar para o futuro com ambição. A continuidade de alguns jogadores que nos deram bom rendimento tem de ajudar-nos."

A VANTAGEM DE TER UM ANO DE CASA

"É uma vantagem que esta seja a minha segunda temporada no Benfica. Quando cheguei, não conhecia muito o Campeonato português. Há que fazer a adaptação a outro andebol, a outros jogadores, a outra forma de viver o andebol. Creio que no ano passado passei por isso. Sei o quão difícil é ganhar fora de casa, e há que tentar sempre ganhar em casa, logicamente. Isso pode ajudar a conhecer os jogadores e as equipas que defrontamos. É uma vantagem para todos nós, e para mim, particularmente."

LUTAR PELA SUPERTAÇA EM AGOSTO

"Temos de ver como vamos trabalhar nesta pré-temporada e como chegaremos ao momento da Supertaça. No início, todos temos muitas expectativas de oferecer triunfos aos nossos adeptos, mas é claro que temos de ir pouco a pouco. Vamos ver como se vão integrando os jogadores, e, sobretudo, o mais importante para esse troféu [Supertaça] é: se podemos ganhar, ganhá-lo, caso contrário, tentar ser o mais competitivos possível. No final da última época ficámos um pouco dececionados, quando tivemos algumas derrotas. Jogámos com muitos jovens, que, nessa altura, não estavam preparados. Penso que se nos mostrarmos mais competitivos e mais próximos [de ganhar], isso vai ajudar-nos a encarar toda a temporada, bem como sermos capazes de conseguir ganhar alguns dos títulos."

Jota González

"Penso que este é um grupo mais equilibrado, e podemos ser competitivos [na EHF European League] e lutar para chegar à fase seguinte. Vai ser bonito, apaixonante"

AMBIÇÃO NA EHF EUROPEAN LEAGUE

"Não ficámos no grupo da morte, como na última época, em que os dois primeiros foram longe na prova [o Rhein-Neckar Löwen ficou em 3.º lugar e o HBC Nantes chegou aos quartos de final]. Temos de seguir na linha que trabalhámos no último ano na Europa. Penso que este é um grupo mais equilibrado, e podemos ser competitivos e lutar para chegar à fase seguinte. Vai ser bonito, apaixonante. Será bom começar em outubro e não em setembro, pois vai dar-nos tempo para que nos preparemos da melhor forma. As expectativas, neste ano, são maiores."

MENSAGEM PARA OS ADEPTOS: "CONTINUEM A APOIAR-NOS"

"Precisamos dos adeptos. Vamos tentar dar o máximo. Sei que foi duro quando vieram ver os jogos e perdemos frente ao FC Porto [Taça de Portugal, após prolongamento] e ao Sporting, mas também ganhámos ao FC Porto [Campeonato Nacional]. Continuem a apoiar-nos, que vamos dar o máximo. Vamos trabalhar no duro, precisamos de continuar a acreditar em nós, e que eles acreditem em nós. Este é um projeto que está a começar, e acredito que, com o tempo, vamos melhorar, sobretudo com o apoio dos adeptos. Agradecemos muito todo o apoio dado no último ano, e, se ainda mais adeptos vierem e mais acreditarem, vamos ficar muito mais motivados e mais contentes."

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024

Patrocinadores Andebol