Futebol feminino

31 julho 2024, 00h02

Sessão de autógrafos tetracampeãs

Rute Costa, Marie Alidou, Anna Gasper e Andreia Norton

Mais um momento de confraternização benfiquista! Acarinhadas pelas dezenas de adeptos que nesta terça-feira, 30 de julho, se reuniram na Benfica Official Store do Centro Comercial Colombo para uma sessão de autógrafos, as tetracampeãs nacionais Rute Costa, Andreia Norton, Anna Gasper e Marie Alidou foram voz de um coletivo que se apresenta com as ambições renovadas para enfrentarem as exigências que a época 2024/25 acarreta.

A receção a Rute Costa, Andreia Norton, Anna Gasper e Marie Alidou foi o mote para um final de tarde de convívio e de paixão. No exterior da loja, onde decorreu a sessão, a primeira adepta da fila soltou a inconfundível frase "Sou do Benfica, e isso me envaidece". Como um dominó, o som propagou-se, e não se prendeu àquele piso inferior.

Sessão de autógrafos tetracampeãs

Enquanto as atletas respondiam aos pedidos dos primeiros Benfiquistas, falámos com alguns dos que, ansiosamente e sempre à espreita, aguardavam. José Sequeira fez-se acompanhar das duas filhas, um trio assíduo nos jogos e eventos das Inspiradoras.

"Acompanhamos todos os jogos. Estivemos nas finais também, e vimos com muita alegria. Já tínhamos estado na sessão [no Estádio da Luz] de quando elas foram tetracampeãs. Desejamos muita força, e que vão longe na Liga dos Campeões", confidenciou, em declarações ao Site Oficial.

Como esta família, tantas outras ali marcavam presença. Um exemplo de que o amor pelo Benfica é geracional. E é criador de memórias inesquecíveis!

Algumas pessoas vestiam-se a rigor, outras nem tanto, muito pelo facto de que, mesmo não sabendo o que ali acontecia, não deixaram de fazer parte da composta fila que se formava.

Noutra ótica, a adepta Marta Nunes falou-nos da importância do Benfica na evolução do futebol no feminino. Evolução, essa, "sem precedentes".

FOTOGALERIA
(clique na imagem)

Sessão de autógrafos tetracampeãs

A EXPRESSÃO DO CRESCIMENTO

Num ambiente de alegria e boa-disposição, miúdos e graúdos quiseram levar uma recordação do momento para casa. No final da linha de autógrafos, após o convívio com as atletas, as expressões de entusiasmo, numa mistura de incredulidade, replicavam-se.

Sempre recetivas e muito comunicativas, Andreia Norton e Rute Costa deixavam, também elas, mensagens aos Benfiquistas.

Ao cruzar-se com uma pequena guarda-redes, Rute Costa transmitiu "força, querer e muito trabalho". Algo a que a equipa feminina de futebol do Benfica está habituada e que terá de voltar a meter em prática nesta nova época, em que a exigência é amplificada pelo pleno nacional – Liga BPI, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça – e pela histórica caminhada até aos quartos de final da Liga dos Campeões em 2023/24.

"É sempre exigente e, assim como eles, também nós queremos sempre mais. É para isso que trabalhamos e que jogamos, para ganhar títulos e sermos cada vez melhores. Não é nenhuma pressão, é, sim, o nosso trabalho e o nosso dever", disse Andreia Norton, em declarações ao Site Oficial, após a sessão de autógrafos.

"Estando num clube grande como o Benfica, estes objetivos grandes e esta responsabilidade de ganhar títulos e estar sempre no topo é algo que as jogadoras passam a encarar como normal. Trabalhamos para grandes conquistas. Faz parte", acrescentou Rute Costa, que se sentava ao lado da média.

Sessão de autógrafos tetracampeãs

A curiosidade – que pouco ou nada disso tem – é que neste público havia um grande número de jovens raparigas, que têm nas jogadoras e na equipa uma verdadeira inspiração.

Facto é que o futebol feminino do Benfica tem ganhado, merecidamente e por obra do seu trabalho, cada vez mais adeptos e seguidores. Os recordes de assistência nos jogos, em estádios, são disso espelho. Assim como estes momentos de confraternização.

"Sentimo-nos sempre bem quando temos estes momentos com os adeptos. Regra geral, nos jogos, e agora que estamos no Seixal, temos algumas pessoas que vão lá e pedem autógrafos e fotos, portanto, é sempre um momento muito importante, porque sentimos o carinho, e é especial. Sentimos, verdadeiramente, o apoio e o que é ser Benfiquista. O que é apoiar este clube de alma e coração. É sempre muito especial e bom. Estas experiências também nos tornam jogadoras melhores e com capacidade para dar tudo por este clube", expressou Rute Costa.

Sessão de autógrafos tetracampeãs

DE OLHOS POSTOS NO MOMENTO COMPETITIVO

O primeiro contacto com os adeptos, em contexto de competição, aproxima-se a largos passos. Neste mês de agosto, entre os dias 8 e 10, o Benfica disputa o Troféu do Algarve, torneio triangular que conta, também, com a participação das equipas do Sevilha FC e do Sporting CP (ver bilhetes aqui). Uma ocasião muito ansiada pelas jogadoras, como partilhou Marie Alidou.

"É sempre bom jogar em frente a muitos adeptos. Mal podemos esperar por voltar a estar nesse ambiente novamente. Os Benfiquistas são incríveis. Estar aqui, hoje, a dar autógrafos e a tirar fotografias, na pré-época, e a ter contacto com os adeptos é ótimo. Mostra que estamos disponíveis para contar com o apoio deles no resto da época", revelou.

"Será ótimo vê-los. Foi uma longa pausa durante o verão, em que não nos podem ver jogar. Creio que estão contentes, e nós estamos contentes de os ter connosco", acrescentou, por sua vez, Anna Gasper.

Oficialmente, a época das águias começa com a realização da meia-final da Supertaça feminina, na qual defrontam o Damaiense, em casa. O encontro está marcado para as 15h30 do dia 17 de agosto (sábado), no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

E é mesmo com a ambição reforçada, depois desta tarde em que o carinho entre as partes ganhou ainda mais dimensão, que a equipa feminina de futebol do Benfica encara a época 2024/25.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 31 de julho de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas