Futebol Formação

09 agosto 2024, 14h24

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

ENTREVISTA BTV

"O Campeonato vai ser equilibrado, os desafios estão aí à porta, vão começar pelo Leixões e, certamente, a equipa vai dar uma boa resposta", sintetizou Nélson Veríssimo, treinador do Benfica B, na entrevista de lançamento da Liga 2 2024/25 e de balanço da pré-temporada, concedida à BTV. As águias entram em ação às 15h30 de sábado, 10 de agosto, no Estádio do Mar, em duelo da 1.ª jornada da competição.

Assente no "enquadramento dos jogadores" recém-chegados à equipa e no desenvolvimento do "nível qualitativo e de competitividade", o treinador considerou que "a pré-época foi bastante positiva", vincando ainda o "aporte bastante importante em termos qualitativos" dos reforços encarnados e a "mentalidade muito forte" do coletivo.

Todos estes ingredientes levam o técnico a crer que "as expectativas são as melhores" para a temporada vindoura, a começar já pela deslocação a Matosinhos.

Nélson Veríssimo apelou ainda ao suporte dos Benfiquistas no decorrer da época: "Tal como tivemos, no ano passado, o apoio dos nossos sócios e simpatizantes, certamente que, neste ano, vamos contar também com o apoio deles, estes jovens jogadores precisam claramente."

Nélson Veríssimo

PLANO DOS TRABALHOS DE PREPARAÇÃO

"Acima de tudo, tivemos duas prioridades. Por um lado, apesar de estarmos no mesmo contexto, fazer o devido enquadramento dos jogadores que transitaram dos Sub-23 para a equipa B, e também aqueles que vieram de fora, no caso, o Beni [Souza] e o Luan [Farias], numa perspetiva de integrá-los na competitividade que tem de existir no nosso plantel, tendo também em função o contexto competitivo. Depois, ao longo dos treinos, e também em função das equipas com as quais fomos jogando, ter um nível qualitativo e de competitividade elevado, que, desta forma, preparasse todos os jogadores, para estarmos próximos das condições ideais para abraçar este início de Liga, já no sábado [10 de agosto], com o Leixões."

Nélson Veríssimo

BALANÇO POSITIVO DA PRÉ-TEMPORADA

"Naturalmente, vamos ter sempre tendência para olhar para os resultados. É importante, mas, neste momento, não é o mais importante. Quisemos jogar contra equipas que fossem competitivas, mais uma vez tendo em conta o contexto de II Liga que vamos apanhar. Nesse sentido, jogámos com cinco equipas de II Liga, uma de Liga 3 e duas de I Liga, numa perspetiva de criar os tais contextos competitivos de exigência, intensidade, agressividade positiva, que sabemos que vai ser uma característica recorrente ao longo dos jogos que vamos ter na II Liga. Sabemos a qualidade que temos aqui em casa, da valia que os nossos jogadores tecnicamente têm, no conhecimento técnico e tático do jogo, mas também temos consciência de que a realidade de II Liga é diferente – até eventualmente da que apanhámos na época passada – daquela que os nossos jogadores apanham nos Sub-23 e nos Sub-19. Falando objetivamente do caso do [Francisco] Neto, foi um jogador que estava nos Sub-19 e que agora integra o plantel da equipa B. Portanto, criar esses contextos de dificuldade, intensidade, exigência, capacidade de resposta, porque temos consciência de que, em alguns momentos, os nossos jogadores, principalmente aqueles que estão a chegar, vão ter mais dificuldade no acompanhamento do ritmo do jogo, porque vão ter menos tempo e espaço para pensar, porque, naturalmente, vão jogar contra jogadores mais velhos, com mais maturidade e muita experiência em contexto de I e II Liga. Portanto, o objetivo desta pré-época também foi criar os tais ambientes que permitissem aos nossos jogadores adaptarem-se o mais rapidamente possível à realidade que vamos apanhar. Ficámos muito satisfeitos por aquilo que fizemos ao longo desta pré-época, contra equipas difíceis. Mesmo o Belenenses, sendo da Liga 3, criou-nos dificuldades. Todos os outros cinco jogos que fizemos contra equipas da Liga 2 também foram jogos muito interessantes, nomeadamente dois jogos fora com o Tondela e o Viseu, em que deu para perceber o nível em que estamos e o que temos de fazer se quisermos ambicionar algo mais. Depois, terminámos aqui, no último fim de semana [3 e 4 de agosto], com dois jogos, um com o Santa Clara e outro com o Estrela, aí com um nível mais diferenciado ao nível do que é o jogo jogado, na dimensão física, também nos criou problemas diferentes, mas, em todos os casos, a equipa deu sinais de, acima de tudo, perante a dificuldade, dar uma resposta positiva. Isso, globalmente, satisfez-nos, e acabámos por considerar que a pré-época foi bastante positiva. Estamos preparados para iniciar esta II Liga."

Nélson Veríssimo

COLETIVO EMPENHADO

"A qualidade está cá, tal como tínhamos no ano passado um grupo trabalhador, muito focado no trabalho. Uma das coisas que me agradam é eles perceberem que, se queremos alcançar algo, seja aqui, no Clube, seja na vida, temos de lutar por esses objetivos. Eles têm consciência de que todo o sucesso que possamos alcançar nesta época não vai surgir fruto do acaso. Vai surgir, certamente, fruto do nosso trabalho diário, e, como tal, desde o início, apresentaram uma mentalidade muito forte no trabalho, na competitividade."

REFORÇOS AVOLUMAM OPÇÕES

"Acima de tudo, dão-nos mais soluções em posições que entendemos que seriam importantes de reforçar. Quando terminamos uma época e projetamos a seguinte, o foco está em perceber quais são os jogadores que vão sair, quais aqueles que vão transitar e, depois, a partir daí, construir o plantel. Olhando para as necessidades do plantel, em primeiro lugar, olhamos para os Sub-23, quais são os jogadores em melhores condições, ou que já estão em condições de dar o passo seguinte de passagem para a equipa B, e, não encontrando a solução cá em casa, temos de ir buscar fora. Foi nesse contexto que o Beni [Souza] e o Luan [Farias] acabaram por vir. Claro que, conscientes da sua mais-valia e qualidade individual, também vão trazer um aporte bastante importante em termos qualitativos à matéria humana que já cá temos. Naturalmente, temos consciência de que, muito embora já competissem em campeonatos portugueses – o Beni [Souza], na Liga 3, no Amora, o Luan [Farias], na Liga 2, no Tondela –, vão ter o normal período de adaptação a uma realidade e contexto novos, mas as indicações são muito positivas. Não querendo esquecer-me de todos os outros, que também têm dado uma resposta muito positiva, e, acima de tudo, a tal fome, ambição, mentalidade que têm tido é sempre de sublinhar e é um registo bastante positivo que tiveram ao longo desta pré-época toda."

Nélson Veríssimo

AMBIÇÃO PARA DAR RESPOSTA À EXIGÊNCIA

"As expectativas são as melhores. Temos consciência de que não há campeonatos nem jogos fáceis. Ao longo destes anos todos que já tenho como treinador adjunto e, depois, principal, quando se diz que este jogo vai ser mais fácil ou mais difícil, isso não existe, todos os jogos são difíceis. Claro que, depois, cada Campeonato e Liga tem a sua história, mas, naturalmente, estamos à espera de mais uma Liga competitiva, como tem sido nos últimos anos. Julgo que, olhando para o Campeonato no global e para todas as equipas, temos claramente as três equipas que desceram da I para a II Liga, são equipas que, naturalmente, vão tentar um regresso à I Liga. Do ano passado, em que não conseguiu uma subida de divisão, o Marítimo também vai ser uma das equipas que provavelmente vão tentar uma subida de divisão. Depois, há aquelas equipas que não apostam de uma forma tão declarada, numa primeira fase, numa subida de divisão, mas vão andar ali. Vamos, como todas as equipas, passar dificuldades durante esta Liga, mas, certamente, vamos ter de ter capacidade de dar resposta a essas dificuldades. Quando falo nas dificuldades, é a complexidade e dificuldade dos desafios que vamos ter pela frente. Temos é de ter consciência de que vamos enfrentar essas dificuldades, mas nunca esquecendo da qualidade que temos, da nossa ambição, do que tem de ser a nossa mentalidade e o nosso foco, e, acima de tudo, temos de entrar em todos os jogos para tentar ganhar, dentro da nossa identidade e ADN. Lutar sempre para ganhar, tentar sempre que isso aconteça em todos os jogos. Depois, no fim, vamos ver o que o resultado nos dita, mas, acima de tudo, entrar em cada desafio com essa mentalidade e consciência."

Nélson Veríssimo

FOCO NOS TRÊS PONTOS NA DESLOCAÇÃO A UM TERRENO ÁRDUO

"Temos consciência de que, com o Leixões, fora, em Matosinhos, é sempre um ambiente difícil. O conhecimento que temos – que ainda é muito vago da generalidade das equipas –, fazendo a observação dos jogos que o Leixões já realizou nesta pré-época e atendendo à constituição do seu plantel, é que, na nossa opinião, qualitativamente, o plantel do Leixões está melhor, comparativamente à época passada, e, como tal, estamos à espera de um acréscimo relativamente à equipa do Leixões que apanhámos na época passada, mas, todos os anos, as equipas são diferentes. Mesmo do ano passado para esta época, tivemos cerca de oito/nove saídas, entraram oito/nove jogadores, portanto a equipa também será diferente daquela que foi no ano passado, com a mesma ambição, foco, mentalidade, mas será diferente, a do Leixões assim também será, certamente. É sempre importante começar a ganhar, mentiria se dissesse o contrário, é sempre mais fácil trabalhar sobre vitórias. Todas as equipas procuram que isso aconteça, mas é o primeiro de muitos desafios que vamos ter. Logo a seguir, vamos ter o Torreense, depois o Vizela. O Campeonato vai ser equilibrado, os desafios estão aí à porta, vão começar pelo Leixões e, certamente, a equipa vai dar uma boa resposta."

BENFIQUISTAS DIFERENCIADORES E NECESSÁRIOS

"Tal como tivemos, no ano passado, o apoio dos nossos sócios e simpatizantes, certamente que, neste ano, vamos contar também com o apoio deles, estes jovens jogadores precisam, claramente. Não me posso esquecer, em vários momentos no ano passado, o apoio dos sócios, adeptos e simpatizantes fez toda a diferença, e, certamente, neste ano, vamos continuar a contar com esse apoio, que, em muitos momentos do jogo, vai fazer a diferença para os nossos jogadores."

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação