Futebol Formação

09 agosto 2024, 18h30

Luís Araújo

Luís Araújo

ENTREVISTA BTV

O duelo com o Farense, no Campo do Complexo Desportivo da Penha, às 17h00 de sábado, 10 de agosto, na 1.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional, marca o arranque oficial da época da equipa de Juniores do Benfica. Projetando 2024/25, o treinador Luís Araújo falou das expetativas coletivas e individuais.

Após três semanas de trabalho, que englobaram desafios frente a equipas seniores – casos de Barreirense (3-1), UF Comércio e Indústria (4-2) e Louletano DC (2-2) – como "parte" do modelo de "desenvolvimento de jogadores", é chegada a hora de começar a competição.

A evolução dos atletas é referenciada como o aspeto "mais importante" do escalão Sub-19, com o propósito de que no final da temporada estes jovens futebolistas se sintam mais bem preparados para "atingir" o seu sonho: "Chegar à equipa principal do Benfica."

Luís Araújo

A PREPARAÇÃO QUE NÃO TERMINA JÁ

"É uma preparação muito positiva. Ainda estamos em processo de pré-época, vamos começar o Campeonato com apenas três semanas de trabalho, portanto, não consideramos que ficará fechado o período preparatório neste jogo com o Farense. Naturalmente, é o primeiro desafio do Campeonato, estamos com vontade de o abordar da melhor forma. Acima de tudo, foi o conhecimento entre a equipa, os jogadores e a equipa técnica. O consolidar relações, o voltar à atividade física e a um trabalho físico exigente. Os jogadores corresponderam sempre, portanto, estamos preparados para o jogo de sábado. [Jogar frente a adversários mais velhos] Faz parte do nosso modelo de desenvolvimento de jogadores que em contexto de jogos preparatórios defrontemos equipas seniores. As dificuldades também nos ajudam a crescer, mas correspondemos sempre com bons jogos. Estamos satisfeitos com o trabalho dos jogadores."

EVOLUÇÃO E ADN GANHADOR

"Como sempre, o desenvolvimento dos jogadores é o mais importante. Que no final da época os jogadores estejam mais bem preparados para o futuro, que sejam melhores, e que estejam cada vez mais próximos de atingir o seu sonho, que é chegar à equipa principal do Benfica. O caminho é cada vez mais estreito, já há menos oportunidades de falhar, e eles estão no processo de crescimento, logo é esse o nosso objetivo. Depois, naturalmente, entramos em competição, representamos o Benfica e ganhar faz parte do nosso ADN."

Luís Araújo

"Há uma característica que é comum a todas as gerações: individualmente, os jogadores são todos muito competentes. Um alto nível técnico, um grande conhecimento do jogo. Isso é uma base de que o Benfica não prescinde"

Luís Araújo

GERAÇÕES RENOVADAS, A MESMA QUALIDADE

"Há uma característica que é comum a todas as gerações: individualmente, os jogadores são todos muito competentes. Um alto nível técnico, um grande conhecimento do jogo. Isso é uma base de que o Benfica não prescinde. São todos jogadores de alto nível e com um grande reportório. É a individualidade que faz a diferença, e à qual temos de nos adaptar, porque cada jovem é diferente. Temos de os conhecer, de saber qual a melhor forma de chegarmos até a eles. Todos têm muita ambição de chegar longe, muita vontade de aprender. Portanto, estou muito satisfeito com o seu comportamento e com o grupo que tenho, que é humilde, trabalhador, mas com muito talento e com muita competência."

SINERGIA ENTRE EQUIPAS TÉCNICAS E ESCALÕES

"O nosso modelo é preconizado por isso. Por uma comunicação permanente entre todos os membros, entre equipas técnicas. Discutimos muito aquilo que é o melhor para o desenvolvimento individual dos jogadores, qual o melhor contexto para estarem. A informação tem de fluir entre todos, logo a comunicação é fundamental. Um aspeto diferente para melhor é esta capacidade que temos de potenciar jogadores, independentemente do contexto."

Luís Araújo

"Vamos ter um jogo muito difícil [frente ao Farense], num campo difícil, mas estes desafios são aqueles que melhor desenvolvem jogadores. É para isso que estamos preparados"

FARENSE MUITO AMBICIOSO

"Como em todos as partidas deste Campeonato, podemos esperar um jogo muito competitivo, uma equipa [do Farense], de certeza, muito motivada e com muita ambição de entrar com o pé direito, tal como nós. Vamos ter um jogo muito difícil, num campo difícil, mas estes são os desafios que melhor desenvolvem os jogadores. É para isso que estamos preparados."

DESAFIOS DA 1.ª FASE DO CAMPEONATO

"Queremos sempre ganhar todos os fins de semana, mas temos de perceber que o nosso trabalho é o desenvolvimento individual dos jogadores. Nesta 1.ª fase [do Campeonato] queremos consolidar a nossa forma de jogar, apresentar bom futebol, mas, acima de tudo, queremos que os jogadores melhorem a cada semana, a cada treino e a cada jogo, para que no futuro estejam mais bem preparados para o futebol profissional."

FORMAÇÃO EM CONSTANTE MELHORAMENTO

"Temos conseguido, felizmente, promover todos os anos jogadores para a equipa principal, que os nossos jogadores cada vez se valorizem mais. Está provado que a Formação do Benfica é uma das melhores do mundo. Temos conseguido porque, ano após ano, vamo-nos questionando, vamos melhorando, vamos evoluindo, pois estagnar não faz parte desta casa. Portanto, temos de continuar a crescer e a evoluir, e o nosso modelo tem sido evidente."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 9 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas