Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol Formação
O treinador Luís Araújo alinhou ambições e expetativas da equipa de Juniores para a temporada 2024/25, que arranca neste sábado, com a 1.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional, frente ao Farense.
09 agosto 2024, 18h30
Luís Araújo
Após três semanas de trabalho, que englobaram desafios frente a equipas seniores – casos de Barreirense (3-1), UF Comércio e Indústria (4-2) e Louletano DC (2-2) – como "parte" do modelo de "desenvolvimento de jogadores", é chegada a hora de começar a competição.
A evolução dos atletas é referenciada como o aspeto "mais importante" do escalão Sub-19, com o propósito de que no final da temporada estes jovens futebolistas se sintam mais bem preparados para "atingir" o seu sonho: "Chegar à equipa principal do Benfica."
A PREPARAÇÃO QUE NÃO TERMINA JÁ
"É uma preparação muito positiva. Ainda estamos em processo de pré-época, vamos começar o Campeonato com apenas três semanas de trabalho, portanto, não consideramos que ficará fechado o período preparatório neste jogo com o Farense. Naturalmente, é o primeiro desafio do Campeonato, estamos com vontade de o abordar da melhor forma. Acima de tudo, foi o conhecimento entre a equipa, os jogadores e a equipa técnica. O consolidar relações, o voltar à atividade física e a um trabalho físico exigente. Os jogadores corresponderam sempre, portanto, estamos preparados para o jogo de sábado. [Jogar frente a adversários mais velhos] Faz parte do nosso modelo de desenvolvimento de jogadores que em contexto de jogos preparatórios defrontemos equipas seniores. As dificuldades também nos ajudam a crescer, mas correspondemos sempre com bons jogos. Estamos satisfeitos com o trabalho dos jogadores."
EVOLUÇÃO E ADN GANHADOR
"Como sempre, o desenvolvimento dos jogadores é o mais importante. Que no final da época os jogadores estejam mais bem preparados para o futuro, que sejam melhores, e que estejam cada vez mais próximos de atingir o seu sonho, que é chegar à equipa principal do Benfica. O caminho é cada vez mais estreito, já há menos oportunidades de falhar, e eles estão no processo de crescimento, logo é esse o nosso objetivo. Depois, naturalmente, entramos em competição, representamos o Benfica e ganhar faz parte do nosso ADN."
"Há uma característica que é comum a todas as gerações: individualmente, os jogadores são todos muito competentes. Um alto nível técnico, um grande conhecimento do jogo. Isso é uma base de que o Benfica não prescinde"
Luís Araújo
GERAÇÕES RENOVADAS, A MESMA QUALIDADE
"Há uma característica que é comum a todas as gerações: individualmente, os jogadores são todos muito competentes. Um alto nível técnico, um grande conhecimento do jogo. Isso é uma base de que o Benfica não prescinde. São todos jogadores de alto nível e com um grande reportório. É a individualidade que faz a diferença, e à qual temos de nos adaptar, porque cada jovem é diferente. Temos de os conhecer, de saber qual a melhor forma de chegarmos até a eles. Todos têm muita ambição de chegar longe, muita vontade de aprender. Portanto, estou muito satisfeito com o seu comportamento e com o grupo que tenho, que é humilde, trabalhador, mas com muito talento e com muita competência."
SINERGIA ENTRE EQUIPAS TÉCNICAS E ESCALÕES
"O nosso modelo é preconizado por isso. Por uma comunicação permanente entre todos os membros, entre equipas técnicas. Discutimos muito aquilo que é o melhor para o desenvolvimento individual dos jogadores, qual o melhor contexto para estarem. A informação tem de fluir entre todos, logo a comunicação é fundamental. Um aspeto diferente para melhor é esta capacidade que temos de potenciar jogadores, independentemente do contexto."
"Vamos ter um jogo muito difícil [frente ao Farense], num campo difícil, mas estes desafios são aqueles que melhor desenvolvem jogadores. É para isso que estamos preparados"
FARENSE MUITO AMBICIOSO
"Como em todos as partidas deste Campeonato, podemos esperar um jogo muito competitivo, uma equipa [do Farense], de certeza, muito motivada e com muita ambição de entrar com o pé direito, tal como nós. Vamos ter um jogo muito difícil, num campo difícil, mas estes são os desafios que melhor desenvolvem os jogadores. É para isso que estamos preparados."
DESAFIOS DA 1.ª FASE DO CAMPEONATO
"Queremos sempre ganhar todos os fins de semana, mas temos de perceber que o nosso trabalho é o desenvolvimento individual dos jogadores. Nesta 1.ª fase [do Campeonato] queremos consolidar a nossa forma de jogar, apresentar bom futebol, mas, acima de tudo, queremos que os jogadores melhorem a cada semana, a cada treino e a cada jogo, para que no futuro estejam mais bem preparados para o futebol profissional."
FORMAÇÃO EM CONSTANTE MELHORAMENTO
"Temos conseguido, felizmente, promover todos os anos jogadores para a equipa principal, que os nossos jogadores cada vez se valorizem mais. Está provado que a Formação do Benfica é uma das melhores do mundo. Temos conseguido porque, ano após ano, vamo-nos questionando, vamos melhorando, vamos evoluindo, pois estagnar não faz parte desta casa. Portanto, temos de continuar a crescer e a evoluir, e o nosso modelo tem sido evidente."
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 9 de agosto de 2024