Futebol

18 agosto 2024, 01h55

Roger Schmidt

Roger Schmidt com a equipa no final da partida

PÓS-JOGO

Foi com três golos sem resposta (3-0) que o Benfica derrotou o Casa Pia na noite deste sábado, 17 de agosto, em jogo da 2.ª jornada da Liga Betclic. Uma "vitória justa", na ótica de Roger Schmidt, que, na análise à partida, sublinhou que a equipa criou "muito boas oportunidades".

Naquele que foi o primeiro compromisso oficial da época 2024/25 no Estádio da Luz – que recebeu 58 926 espectadores nesta noite –, Pavlidis (70'), Tiago Gouveia (80') e Aursnes (90') marcaram os golos da vitória do Benfica.

Na zona de entrevistas rápidas, antes da conferência de Imprensa, o treinador dos encarnados referiu que o coletivo protagonizou "bons momentos no ataque na primeira metade", mas que foi preciso "tempo para marcar". "Com o primeiro golo ganhámos mais, e mais confiança. Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais", asseverou, em declarações à BTV.

"Quanto mais o 0-0 subsistir, mais o adversário acredita. Se aumentas a pressão do jogo para o oponente, não podes permitir ocasiões de contra-ataque ou outras situações do género. Estes são os desafios deste tipo de jogos, e, na minha opinião, fizemos ambos muito bem. Não tiveram muitas oportunidades, e nós criámos muito boas", concluiu.

Benfica-Casa Pia

PACIÊNCIA E CRENÇA CONSTRUÍRAM A VITÓRIA

"Cada vitória é muito importante para nós. Esta resposta vai ser a mesma a época toda. Penso que o jogo foi muito bom, fizemos um jogo muito bom. Precisámos de alguma paciência para marcar o primeiro golo. Tínhamos tido algumas oportunidades na primeira parte, tivemos de os colocar sob pressão, de forçar os erros, mas a dada altura marcámos o primeiro golo e fomos capazes de decidir o jogo de uma forma muito positiva. Estou muito contente com a performance dos jogadores, com o futebol que jogámos e, também, com a parte mental. Nunca é fácil, se perderes o primeiro jogo da época. Especialmente sendo o Benfica, claro que há muita pressão nos jogadores, e é por isso que estou muito contente que tenham mostrado uma grande atitude hoje [sábado, 17 de agosto]. Estiveram completamente focados no jogo, mesmo tendo precisado de um bocadinho para decidir o jogo. Penso que se mantiveram calmos e acreditaram neles, portanto, estou muito contente com isso."

Benfica-Casa Pia

AGITAR O JOGO COM A IMPREVISIBILIDADE

"Acho que o onze de hoje foi de topo, e o da semana passada [frente ao Famalicão] também. As substituições também foram de topo. É parte do jogo teres diferentes opções e teres de decidir o onze. Os jogadores que jogaram hoje estão todos em muito boa condição. Todos eles fizeram toda a pré-época e estão fisicamente de topo. Alguns jogadores no nosso plantel ainda precisam de algum treino e de algumas semanas para chegarem à forma perfeita. É por isso que tomo as minhas decisões. Claro que podem sempre dizer que se não marcaste nos primeiros 60 minutos, o onze foi um erro. Mas vejo-o de uma forma diferente. Percebo um pouco de futebol e sei que, por vezes, precisas de alguma paciência, porque perdes algumas oportunidades e, depois, tens de usar as tuas opções no banco. O que precisámos hoje foi de um pouco mais de presença na área. Um jogo mais imprevisível, um pouco mais de velocidade, e penso que, com o Orkun [Kökcü], criatividade, também, de uma posição mais profunda. Foi o que fizemos hoje, e é isto que temos de fazer sempre. Temos de ajustar a abordagem de jogar futebol durante os 90 minutos para ganhar jogos. Mas não tem nada a ver com ter sido um erro no começo, e que equipa final é que devia ter jogado desde o início. Vejo-o de uma maneira um pouco diferente. Estou contente que tenhamos feito boas alterações, hoje, porque foi importante, e porque, quando não estás a marcar, precisas dos jogadores do banco. Eles estavam lá e é um grande sinal para a equipa no total, e, especialmente, para a atitude dos jogadores que entraram."

Benfica-Casa Pia

BOA MENTALIDADE E UNIÃO PARA GERIR A PRESSÃO

"[A pressão mantém-se?] Boa pergunta... Acho que quando tens metas elevadas, como nós temos – e as expectativas são sempre altas para o Benfica –, claro que há pressão, mas também há muita motivação. Sabemos da nossa qualidade, dos requisitos para ganhar títulos, e sabemos que somos capazes de o fazer. Estamos mais focados nisso. Também tens de mostrar mentalidade, aqui, para estares focado em momentos complicados e em jogar futebol durante 90 minutos. Isso é muito claro. Estamos a falar disso, e acho que já tivemos muitos momentos difíceis na época passada, na primeira época e nesta época. Fomos sempre capazes de mostrar boa reação em momentos difíceis, e isso foi o que a equipa fez novamente. Especialmente por termos muitos jogadores novos. Se virem, também temos de criar sempre algo novo no nosso estilo de futebol, porque temos diferentes tipos de jogadores. Estou muito contente por eles se unirem sempre e construírem um espírito muito bom na equipa. No final, somos capazes de dominar jogos e de ganhar jogos, como fizemos hoje [sábado, 17 de agosto]. Estou muito contente com isso, mas a pressão vai manter-se até ao último jogo da época."

Benfica-Casa Pia

FOCADOS EM JOGAR BOM FUTEBOL

"A época passada foi a época passada e esta época é esta época. As expectativas, aqui no Benfica, são sempre elevadas. Mesmo quando jogamos bem, mas não marcamos, há pessoas que ficam insatisfeitas, e foi como disse antes: nestes momentos, tens de mostrar atitude. Tens de mostrar personalidade, caráter e de acreditar em ti. Foi o que a nossa equipa fez hoje. Depois do jogo, todos estavam contentes. Os adeptos estão contentes, nós estamos contentes, o treinador está contente, o Presidente está contente, mesmo o Ricardo [Lemos] está contente [risos]... É o nosso trabalho, mantermo-nos calmos e focarmo-nos no mais importante, e o mais importante é jogar bom futebol."

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas