Basquetebol Feminino

18 agosto 2024, 14h30

Mariana Silva

Mariana Silva

Mariana Silva, de 25 anos, é reforço da equipa feminina de basquetebol do Benfica. Trata-se de um regresso, já que a extrema foi atleta do Clube entre 2017 e 2022.

Duas épocas após se ter transferido para Espanha, para jogar, numa primeira fase, no Real Canoe, e, posteriormente, no CB Picken Claret Benimaclet, a internacional portuguesa está de volta ao Glorioso, o que lhe proporciona "sensações são muito boas".

"Entrar numa casa onde todos me voltam a acolher de braços abertos, onde fui feliz e em que todos me tratam muito bem, ver muitas caras conhecidas, é surpreendente. Gostei muito", confessou Mariana Silva aos microfones da BTV.

Mariana Silva

Ouça Mariana Silva

Em 2022 saiu do Clube para ir "à procura de novas experiências", e, agora que está de regresso, considera que traz "um pouco mais de cabeça", tendo, na sua opinião, crescido "bastante mentalmente", descrevendo o que encontrou no basquetebol do país vizinho.

"O jogo em Espanha é muito diferente. É muito mais rápido. Muito mais intenso em termos de 'piscinas' e de correr. É tudo muito rápido. São as decisões que se têm de tomar em meio segundo. É isso, intensidade", explicou.

Sobre o que a trouxe de volta ao Benfica, Mariana Silva disse que as "saudades de casa" foram a primeira razão, mas há mais. "Voltar para um sítio que nos fez feliz é sempre muito bom. As outras razões são as condições, são as pessoas que envolvem todo este projeto, e jogar a EuroCup também", avaliou.

Mariana Silva

De águia ao peito, já conta no seu palmarés com dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2021/22), duas Taças de Portugal (2020/21 e 2021/22), uma Supertaça (2021) e uma Taça Federação (2021/22). Como tal, para esta nova página, as expetativas são as "de lutar por cada título".

"Conheço o treinador, é o mesmo da minha primeira passagem. Vamos treinar bem, com muita intensidade. É lutar por cada bola até ao fim", garantiu.

O facto de já ter experiência de Benfica é considerado por Mariana Silva como "uma mais-valia", com a extrema a explicar o porquê: "É chegar a um sítio onde sabes com o que contas, com as coisas que te dão e com as pessoas que estão envolvidas."

Mariana Silva

Ouça Mariana Silva

Ainda assim, a pré-época vai ter um papel importante para que a integração no plantel seja a melhor. "Para uma equipa funcionar é preciso muita comunicação e conhecermo-nos umas às outras. Umas jogadoras conheço, outras não, mas também é para isso que serve a pré-época. Vamos dar tudo de nós. Garanto isso", observou.

O "apoio" dos Benfiquistas foi algo de que a internacional portuguesa sentiu "bastantes saudades".

"Espero que assim continue, ou que seja ainda melhor. Que haja pessoas nas bancadas a gritar por nós. Vamos dar o melhor para fazer uma boa figura perante os nossos apoiantes", perspetivou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2024

Patrocinadores Basquetebol