Futebol feminino

09 setembro 2024, 12h08

Liga dos Campeões

Troféu da UEFA Women's Champions League

Realizado nesta segunda-feira, 9 de setembro, em Nyon, o sorteio da ronda 2 da UEFA Champions League Feminina determinou que o Benfica vai medir forças com o Hammarby (Suécia), na última eliminatória de acesso à fase de grupos, a disputar a duas mãos.

O primeiro embate está agendado para 18 de setembro (18h00) em Estocolmo, no Tele2 Arena, informou a UEFA, enquanto a 2.ª mão tem lugar a 25 de setembro (20h00) no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

Depois de ter vencido o Nordsjaelland (3-1) na meia-final e o SFK Sarajevo (4-0) na final, na 1.ª ronda, as Inspiradoras confirmaram um lugar no lote de sete cabeças de série, tendo o melhor coeficiente entre os 14 conjuntos que integraram o Caminho dos Campeões.

Sorteio

Estreante na competição, o adversário das águias, campeão sueco, 91.º classificado no ranking da UEFA (o Benfica é 10.º), inicia o percurso na Champions apenas nesta fase. Com 19 partidas disputadas na liga sueca, à data, o Hammarby ocupa o 3.º lugar.

A equipa comandada por Filipa Patão, que atingiu os quartos de final em 2023/24, ambiciona marcar presença mais uma vez na fase de grupos, situação que se verificou sempre desde a introdução da mesma em 2021/22.

Na análise ao sorteio, Luís Batista, coordenador desportivo do futebol feminino do Benfica, considerou que a eliminatória será "difícil", diante de um rival com entrada direta na ronda 2.

"É apanágio do Benfica encarar todas as qualificações, todos os jogos da Liga dos Campeões com tranquilidade e não olhar para rankings, mas para o momento das equipas. Sabemos que esta equipa está com o Campeonato a decorrer. Encontra-se em 3.º lugar, com o Campeonato quase a acabar. Representa um pouco o futebol sueco, e equipas com quem temos jogado, inclusivamente o Rosengard, no ano passado, e o Häcken, em anos anteriores", disse Luís Batista, à BTV.

Após a passagem aos quartos de final na temporada transata, a fasquia está elevada. "Pensamos que é possível igualar [o desempenho de 2023/24]. Temos a expetativa de ir mais além, mas temos de encarar jogo a jogo, ronda a ronda, como temos feito. Para alcançar alguns dos objetivos, temos de passar a ronda 2 para poder estar novamente na fase de grupos com total mérito pelo que temos feito", sublinhou.

O entusiasmo dos Benfiquistas em redor das Inspiradoras será um fator-chave, mais uma vez.

muito importante o apoio do público, principalmente em casa. Claro que também é importante fora. Sabemos que, em determinados países, temos menos Benfiquistas, mas temos sempre Benfiquistas. É muito importante o apoio do público nos jogos que realizarmos no Benfica Campus", constatou Luís Batista.

Texto: Redação
Fotos: UEFA
Última atualização: 11 de setembro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas