Hóquei em Patins

13 setembro 2024, 11h20

Edu Castro

Edu Castro

ENTREVISTA

Contratado para assumir o comando técnico da equipa de hóquei em patins do SL Benfica, Edu Castro diz-se muito satisfeito com as primeiras semanas de trabalho na Luz.

À BTV, o treinador espanhol lembra que a pré-temporada tem sido atípica, devido à ausência de vários jogadores que vão participar no Mundial da modalidade, mas enfatiza o papel dos jovens do Clube. Enaltecendo as infraestruturas que encontrou, mostra-se feliz com o plantel que tem à disposição.

Edu Castro

PRÉ-TEMPORADA ATÍPICA

"Em primeiro lugar gostaria de falar português, mas ainda preciso de mais uns dias para não fazer más figuras. Vou expressar-me em castelhano. Tem sido maravilhoso. É uma pré-época atípica, mas temo-nos sentido muito bem recebidos por toda a gente, pelo staff, pelo Clube. Estamos a começar a conhecer-nos. Estamos encantados com estas três semanas."

ADAPTAÇÃO A LISBOA E AO CLUBE

"A cidade é maravilhosa, já estava apaixonado pela cidade antes de vir para cá. Estamos a começar a entender o que significa o Benfica e a sua grandeza. Já sabíamos desde fora, mas desde dentro estamos a perceber por que é tão glorioso, por que é uma religião pertencer a este clube. Na verdade, dia a dia, graças ao esforço de todos, estão a facilitar-nos o trabalho não só na nossa modalidade, o hóquei em patins. Algo de maravilhoso que tem este clube é poder partilhar momentos com outras modalidades. Há todos os recursos à mão para podermos fazer o melhor trabalho possível. Só nos resta um caminho, que é esforçar-nos diariamente para honrar este clube."

INFRAESTRUTURAS DESTACADAS

"Estamos perfeitamente bem servidos para poder desenvolver o nosso trabalho diariamente. Há uma organização muito profissional, no staff cada um tem o seu papel para poder realizar o trabalho diário. Cada departamento trabalha para que possamos ter os jogadores melhores a cada dia. Queremos que cada jogador melhore dia a dia para que a equipa seja competitiva e possa conquistar todos os objetivos a que se propõe. As infraestruturas e os recursos humanos são esplêndidos."

Edu Castro

"Estamos a começar a entender o que significa o Benfica e a sua grandeza. Já sabíamos desde fora, mas a partir de dentro estamos a perceber por que é tão glorioso"

Edu Castro

COMPETITIVIDADE NA TAÇA JESUS CORREIA

"Ser competitivos a cada dia, cientes da dificuldade que é ter tantos jogadores no Mundial, nas seleções principais e nos Sub-19. Não será desculpa em nenhum momento, para a primeira partida com o Paço de Arcos, depois em Sintra [com a UDC Nafarros] e depois em Torres Vedras, com a Física. A ideia é entrar em pista da forma como entramos para os treinos. Temos claro quem estamos a representar e as condicionantes que houver não serão desculpa. Vamos dar o melhor de nós, e, com a ajuda dos jovens jogadores do plantel, podemos ser competitivos para ter resultados positivos."

A ANÁLISE AOS REFORÇOS PAU BARGALLÓ E JOÃO RODRIGUES

"A importância [destes jogadores] é máxima, pois são jogadores de primeiríssimo nível, como todos os que já estavam no plantel e como outros mais jovens também com nível altíssimo. Com o Pau [Bargalló] estivemos juntos sete anos, e com o João [Rodrigues] foram seis. Conhecemo-nos bem mutuamente. Estamos certos que, no modelo de jogo e com os restantes jogadores de altíssimo nível, vamos ter uma equipa potente para lutar por todos os objetivos. Não é uma novidade, mas Pau [Bargalló] é um polivalente, consistente e tem uma faceta goleadora. O João [Rodrigues], que já conhecem, é um jogador de área, que joga praticamente ao primeiro toque. O que peço é que os adeptos do Benfica venham ver os jogos, porque Pau [Bargalló] e João [Rodrigues] vêm juntar-se a um plantel esplêndido."

Edu Castro

TALENTO TRAZ SEGURANÇA

"É uma rede de segurança para uma equipa deste nível que enfrenta estes compromissos com uma base de jogadores com tanto talento. São vários jogadores [jovens] que podem incorporar-se e dar garantias ao plantel. Uma vantagem que temos é o trabalho fantástico que já está feito. Vimos acrescentar com a nossa ideia, e sobretudo aproveitar os jovens, que possam ter um papel importante. Que os adeptos do Benfica estejam orgulhosos."

GESTÃO NA ELITE CUP

"Vamos analisar como chegam os jogadores do Mundial, em termos físicos e anímicos. Mesmo com pouco tempo para treinar, vamos enfrentar a competição no máximo, na Taça Jesus Correia e na Elite Cup. Somos conscientes de que é uma temporada atípica, mas vamos tentar conquistar o primeiro título oficial da temporada."

PLANO PARA O CAMPEONATO NACIONAL

"Ser conscientes, que a fase regular é importantíssima. Numa temporada com play-off, a regularidade dá-te a possibilidade do fator casa no play-off. Estamos conscientes da dificuldade, atualmente esta é a competição mais exigente do mundo. Isso deve servir-nos para estarmos muito concentrados. A concentração é uma palavra-chave não só nos treinos como nas partidas, para não desperdiçar nenhuma ocasião, conseguir os três pontos e tentar acabar no 1.º lugar da fase regular, que é o primeiro objetivo principal."

Edu Castro

"O que peço é que os adeptos do Benfica venham ver os jogos, porque Pau [Bargalló] e João [Rodrigues] vêm juntar-se a um plantel esplêndido"

AMBIÇÃO NA LIGA DOS CAMPEÕES

"São competições diferentes, a liga europeia [Liga dos Campeões] é mais curta, com jogos mais espaçados. Competir contra equipas de outros países traz outro tipo de dificuldades, mas também outro tipo de motivações. É a competição que mais ilusão pode trazer, sendo que há dois objetivos diferentes. Um não é mais prioritário que outro. Há que tentar conseguir ambos e ser ambiciosos, porque a história do Clube o merece. Os dois primeiros objetivos da temporada são esses: vencer a fase regular [do Campeonato] para conseguir o Campeonato posteriormente. E chegar à final four da liga europeia [Liga dos Campeões] com as máximas possibilidades de poder trazer o título."

DAR MOTIVOS DE FELICIDADE AOS ADEPTOS

"Dizemos sempre que jogamos para os adeptos. Para mais ninguém. Nem para nós, nem para as nossas famílias, nem para os nossos amigos. É claro que também, mas o nosso trabalho tem um destinatário. Em termos de produtividade, tentamos criar um produto que transmita emoção aos adeptos do Benfica. Ainda não o presenciámos, mas já nos disseram que – e acreditamos – estão espalhados por todo o lado. É mais um motivo para tê-los presentes, fazê-los felizes com o nosso jogo, e que os resultados os façam sentir orgulhosos da sua equipa de hóquei em patins."

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 13 de setembro de 2024

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas