Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Santa Clara, por 4-1, em desafio da 5.ª jornada da Liga Betclic, numa noite de regressos e emoção.
15 setembro 2024, 01h59
Sinergia espetacular entre equipa e adeptos
Regresso a casa após paragem para compromissos das seleções, regresso de Bruno Lage à Luz como treinador do futebol profissional do SL Benfica. Noite de sábado, 14 de setembro, marcada pela intensidade e pelas emoções vividas, com a Família Benfiquista a sentir o momento e a vestir, de alma e coração, o lema E Pluribus Unum!
E foi precisamente com 60 145 adeptos nas bancadas da Catedral que o Benfica, com uma exibição plena de pulmão, alegria e pujança, recebeu e venceu o Santa Clara.
Com Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Kökcü, Di María, Rollheiser, Aktürkoglu e Pavlidis eleitos por Bruno Lage no primeiro onze escalado no seu regresso, o primeiro golo no encontro aconteceu 21 segundos após o apito inicial.
Que balde de água fria na Luz... Passe longo de Sidney Lima para Vinícius, que, com rapidez a atacar a bola, ficou isolado perante Trubin e picou o esférico por cima do guardião, que nada podia fazer. Era o 0-1. Ora, das bancadas, do Inferno da Luz, veio imediata resposta, com os Benfiquistas a darem colo à equipa e a galvanizarem-na para a reviravolta... emocionante e fulcral para o desfecho feliz!
Ainda meio atordoadas pela desvantagem precoce, as águias demoraram alguns minutos a estabilizar o seu jogo, mas as dinâmicas não tardaram a surgir...
Santa Clara em bloco baixo, no contra-ataque; Benfica a construir, a pegar definitivamente no jogo, com o perigo e as oportunidades a começarem a aparecer.
Aos 12', Di María tabelou com Rollheiser e rematou à figura de Gabriel Batista; aos 14', Álvaro Carreras recuperou a bola no meio-campo, serviu Rollheiser, que, no corredor central, rematou forte, mas por cima; aos 19', mais uma excelente oportunidade, desta feita com Pavlidis a ser o protagonista, mas o remate, com selo de golo, acabou intercetado...
Muito, muito coração em campo, excelente ambiente nas bancadas e cheirava a golo na Luz! Minuto 27, assistência de Kökcü, gesto técnico irrepreensível de Aktürkoglu, para a estreia a marcar do reforço turco pelo Benfica ao primeiro jogo de águia ao peito (1-1)!
Estava dado o primeiro passo de um caminho bonito... Aos 34', com naturalidade, chegou o 2-1 e a desejada reviravolta. Lance de laboratório, excelente desempenho numa bola parada, ou seja, o golo. Canto batido à maneira curta por Kökcü, Di María, com fio de prumo, de campeão do mundo para campeão do mundo, fez a bola a chegar a Otamendi, com o central a subir mais alto e a convidar, com classe, o voo de Florentino, de cabeça, para o 2-1. Que coisa bonita!
Em vantagem, os encarnados soltaram-se em definitivo. Aos 41', mais uma grande jogada: Bah recebeu a bola no lado direito e soltou-a para Kökcü, que tabelou com Di María e a rematou, mas por cima. Esteve perto... e mais perto ainda aos 44', quando Pavlidis, após bom trabalho individual, serviu Kökcü, que rematou forte, mas ligeiramente por cima também.
Já no tempo de compensação, o golo esteve perto em mais duas ocasiões... uma em cada baliza! Gabriel Silva, com um remate fortíssimo de pé direito, atirou ao ferro (45'+1'); Aktürkoglu fintou um adversário e rematou de pronto, na área, para uma intervenção difícil de Gabriel Batista (45'+2').
O intervalo chegou com o marcador a assinalar um justo, mas já escasso, 2-1 para o Benfica, numa primeira metade marcada pela determinação e resiliência do coletivo.
Filme jogo
Ver mais ›
E não havia melhor recomeço! Minuto 47, canto cobrado por Kökcü, e António Silva subiu mais alto e cabeceou junto à pequena área para o 3-1!
Bom futebol na Luz, oportunidades, com o Benfica a carregar e as bancadas a corresponderem numa sinergia bonita...
Inevitavelmente, gritou-se bem alto e a plenos pulmões o quarto... E que golo! Passe absolutamente espetacular de Bah a isolar Di María, que, no duelo com Gabriel Batista, desenhou um magistral chapéu para o 4-1, para gáudio dos 60 145 mil adeptos presentes.
Aos 67', estreia de Zeki Amdouni na Luz, para a saída de Rollheiser, e aos 73' mais duas alterações no xadrez, com as entradas de Prestianni e Schjelderup para as saídas de Di María e Aktürkoglu, respetivamente.
A toada do desafio manteve-se, com o Benfica sempre mais perto de dilatar do que de sofrer. Aos 81', Arthur Cabral e Barreiro foram chamados a jogo, para os lugares de Kökcü e Pavlidis e as oportunidades continuaram a surgir.
Aos 84', Arthur Cabral, servido na perfeição por Prestianni, cruzou para Zeki Amdouni, que, de primeira, no coração da área, rematou sobre a barra; no minuto seguinte, Arthur Cabral recuperou a bola no corredor central e rematou muito forte de fora da área para uma defesa de recurso de Gabriel Batista... e até ao apito final mais um bis de situações flagrantes!
Aos 89', Schjelderup, na área, após tentativa de corte de um adversário, rematou para defesa por instinto de Gabriel Batista; no mesmo minuto, na execução de um livre direto, Zeki Amdouni disparou forte por cima da barreira e a bola bateu com estrondo no ferro. Que tiro do internacional suíço, era um golaço!
O jogo terminou com a vitória, justa e convincente, do Benfica, por 4-1! Aktürkoglu, Florentino, António Silva e Di María marcaram os golos das águias; Kökcü foi autor de duas assistências, Otamendi e Bah também fizeram passes para golo(s).
Exibição bem conseguida, de uma equipa que, sem nada que o previsse, começou o encontro praticamente a perder, mas, com o colo e o grito das bancadas, soube estabilizar-se, encontrar-se, criar dinâmicas e, com alegria, solta e pujante, voou para a conquista dos três pontos.
O caminho segue já na próxima quinta-feira, 19 de setembro, com o Benfica a enfrentar o Estrela Vermelha, numa partida da 1.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. O duelo tem apito inicial agendado para as 17h45, no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado.
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 15 de setembro de 2024