Futebol Formação

25 setembro 2024, 19h44

Sporting-Benfica

Eduardo Fernandes abraçado por um companheiro

RESUMO DO JOGO

As equipas Sub-19 de Sporting e Benfica empataram a três bolas, em jogo antecipado da 11.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional, na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

O duelo começou praticamente com o golo dos anfitriões, que se colocaram em vantagem por Diogo Martins (1-0, aos 1').

Depois de várias ofensivas à baliza de Miguel Gouveia – Tomás Soares (10' e 19') e Diogo Rocha (11') estiveram perto de marcar –, as águias conseguiram a igualdade aos 37'. Na sequência de um pontapé de canto, Eduardo Fernandes aproveitou uma sobra para rematar forte para o fundo das redes (1-1, aos 37').

Até ao descanso não houve mais golos e, assim, as duas equipas chegaram empatadas ao intervalo (1-1).

Tal como no primeiro tempo, a segunda metade também começou com o Sporting a colocar-se cedo em vantagem, com um tento de Flávio Gonçalves (2-1, aos 49').

Aos 57', Diogo Ferreira, com uma enorme intervenção, negou o 3-1 ao Sporting, e na recarga foi Kevin Pinto a dar o corpo à bola, cedendo canto.

Sporting-Benfica

Dois minutos volvidos, e foi o Benfica a estar muito perto golo, com um tiro colocado de Stevan Manuel, rente ao poste direito da baliza dos leões.

O duelo entrou numa toada em que as duas equipas se encaixaram, não havendo grandes oportunidades de perigo, embora as águias tivessem maior iniciativa de jogo.

Porém, num lance de contra-ataque, o Sporting chegou ao 3-1, por intermédio de Flávio Gonçalves (78').

Pouco depois (81'), os encarnados beneficiaram de uma grande penalidade, castigando mão de Luís Gustavo na bola dentro da área. Chamado à cobrança, Tomás Soares não conseguiu transformar em golo, valendo a estirada de Miguel Gouveia.

Mas as águias haveriam mesmo de reduzir. Aos 86', João Capucho furou na área e atirou forte. O guarda-redes do Sporting tentou segurar a bola, mas esta acabou por transpor a linha de golo (3-2, aos 86').

Sporting-Benfica

Galvanizado pelo tento, o Benfica instalou-se no meio-campo dos anfitriões, não deixando respirar os jogadores adversários, tentando forçar o empate... que chegou mesmo a alcançar.

João Capucho surgiu no lado esquerdo do ataque, endossou a bola para o interior da área, onde apareceu Eduardo Fernandes, que parou o esférico e atirou colocado (3-3 aos 90'+4').

Com dois minutos para se jogar, as equipas carregaram para tentar chegar à vitória. A formação orientada por Luís Araújo foi aquela que mais ameaçou, mas, ainda assim, o dérbi terminou empatado (3-3), num grande jogo de futebol.

O Benfica volta a entrar em campo já neste sábado, 28 de setembro, às 15h00, no Benfica Campus. Pela frente estará o Torreense, em duelo a contar para a 8.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Sub-19.

Sporting-Benfica

DECLARAÇÕES

Luís Araújo (treinador do Benfica): "Valorizar aquilo que foi o jogo. Duas boas equipas, que valorizaram o futebol. Foi um bom espetáculo. Em relação ao jogo, entrar a perder num dérbi faz com que a equipa acuse emocionalmente. Demorámos algum tempo a equilibrar, mas conseguimos empatar o jogo, e acho que, nessa altura, poderíamos ter assumido o controlo. Ao intervalo, ajustámos alguma coisa, mas não entrámos bem na segunda parte, o que fez com que o resultado se avolumasse, mas depois os jogadores tiveram muito caráter e personalidade para ir atrás de um objetivo, que era tentar ganhar. Nunca desistiram e conseguimos o empate. Estamos satisfeitos porque fomos competitivos e dividimos o jogo. Não estamos satisfeitos com o resultado, vínhamos cá para ganhar e não ganhámos. É mais um momento de evolução para os nossos jogadores, temos de pensar positivamente em relação a este jogo."

João Capucho (defesa do Benfica): "Tivemos a atitude certa, fomos atrás do resultado, mesmo a perder por 3-1. O 3-2 incentivou-nos ainda mais para ir em busca do 3-3, e fomos felizes nesse aspeto. Não estamos totalmente contentes com o resultado, porque queríamos ganhar, mas estamos contentes com a atitude da equipa. O Sporting entrou melhor do que nós, nunca é fácil começar a perder muito cedo. Fomos atrás, jogámos o nosso futebol e tentámos dar a volta ao resultado. Acabou 3-3, a equipa lutou até ao fim."

Sporting-Benfica

Campeonato Nacional Sub-19 (1.ª fase) | 11.ª jornada da Série Sul | 25/09/2024
Sporting-Benfica
3-3
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Diogo Ferreira, Kevin Pinto, Diogo Rocha, Sandro Santo (Mauro Furtado, 60'), João Capucho, Rodrigo Pires (André Vakulyuk, 84'), Eduardo Fernandes, Stevan Manuel, Jair Monteiro (Francisco Silva, 73'), Tomás Soares (Tiago Pinto, 84') e João Afonso (Juvenal Correia, 60')
Suplentes
André Moreira, Duarte Soares, Mauro Furtado (60'), André Vakulyuk (84'), Tiago Pinto (84'), João Pedro Gonçalves, Francisco Couto, Francisco Silva (73') e Juvenal Correia (60')
Treinador do Benfica
Luís Araújo
Onze do Sporting
Miguel Gouveia, Luís Gustavo, Cristiano Palamarchuk, Rodrigo Quintães, Afonso Lee, Sandro Gamboa, Chris Grombahi (Winilson Lopes, 69'), João Rodrigues, Diogo Martins (Miguel Almeida, 62'), Telmo Coimbra (Frederico Gomes, 69') e Flávio Gonçalves
Suplentes
Tiago Leitão, Rodrigo Cabrito, Diego Coxi, Bento Estrela, Frederico Gomes (69'), Tomás Mendes, Winilson Lopes (69'), Sérgio Matos e Miguel Almeida (62')
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Eduardo Fernandes (37' e 90'+4') e João Capucho (86'); Sporting: Diogo Martins (1') e Flávio Gonçalves (49' e 78')

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 25 de setembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação