Futsal

10 outubro 2024, 11h43

Arthur

Arthur com a medalha de ouro do Campeonato do Mundo

ENTREVISTA BTV

No último domingo, 6 de outubro, Arthur, ala do Benfica, sagrou-se campeão do mundo de futsal, pelo Brasil, após vencer a Argentina na final da competição, por 2-1. Regressado à Luz na quarta-feira, 9 de outubro, o atleta foi homenageado no balneário, uma surpresa proporcionada pelos companheiros de equipa e pelo staff técnico. Em entrevista à BTV, partilhou as emoções vividas nos últimos dias.

Assumindo que "a ficha está a começar a cair", o futsalista agradeceu as condições proporcionadas pelo Clube para "chegar à seleção", bem como as "mensagens dos Benfiquistas". Já focado na nova época (prestes a iniciar!) de águia ao peito, vincou que o objetivo é "ganhar todos os títulos possíveis".

Relativamente ao caminho até ao título mundial, Arthur sublinhou a importância do foco, da tranquilidade e da união do coletivo brasileiro, a par do apoio dos adeptos da sua nação, admitindo também o sabor especial por vencer a seleção argentina, histórica rival da canarinha, na final do certame.

Arthur

CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO

"A ficha está a começar a cair agora, volto para casa muito feliz. Um sonho realizado, não só meu, mas de toda a minha família também. A ficha ainda está a custar um pouco a cair. Vão passando os dias, vamos mentalizando, vendo tudo o que foi feito no Campeonato do Mundo. Os momentos, os lances, e, agora, sim, estou a perceber de verdade o que fizemos, sermos campeões do mundo, e estou muito feliz e realizado. Foi um sonho desde criança, e pude executá-lo agora."

TRAJETÓRIA EMOCIONANTE

"Passa um filme na cabeça, não dá para explicar a sensação, um sentimento inexplicável. Estava tudo no caminho certo. É um sonho que todos os atletas têm, jogar um Mundial, mas, em pequenos, não pensamos em chegar a esse nível e ao topo. Já chorei tanto só de relembrar a minha trajetória, o que me fez chegar até aqui, e hoje ser campeão do mundo. Fico muito feliz e emocionado, porque foi uma luta."

Arthur

PREPONDERANTE ESTRUTURA DAS ÁGUIAS

"Tenho de agradecer ao Benfica por me dar a estrutura de que preciso, onde não me falta nada. Tenho tudo para desempenhar o meu bom futsal e chegar à seleção. É através do Benfica que eu tenho oportunidade de estar lá. Se não fosse o Benfica, acho que não estaria lá, então obrigado ao Benfica pela estrutura, por tudo. Sinto-me em casa, estou cada vez mais feliz aqui."

FELICITAÇÕES DOS BENFIQUISTAS

"Acho que nunca recebi tantas mensagens dos Benfiquistas. Apoiaram-me, felicitaram-me pelo título, então fiquei muito feliz também. Agora, de volta a casa, com muita gana de voltar a competir, ver o pavilhão cheio, vestir a camisola de novo, porque temos grandes objetivos neste ano. Volto tranquilo, de cabeça limpa, para fazer o meu melhor pelo Benfica também."

METAS PARA A TEMPORADA

"Primeiramente, agora a voltar, tenho de me adaptar o mais rápido aos meus colegas, ao nosso treinador novo, mas o objetivo é o de sempre, ganhar todos os títulos possíveis. Sei da responsabilidade que tenho aqui e que temos também com o Benfica. Vamos trabalhar e dedicar-nos muito para que também venhamos a ser campeões com o Benfica."

Arthur

FOCO, TRANQUILIDADE E UNIÃO

"Por incrível que pareça, estávamos [seleção do Brasil] muito focados no nosso objetivo, senti que o nosso grupo, coletivamente, reagiu muito bem a cada jogo e a cada momento. As coisas foram fluindo de uma maneira tranquila. Também tivemos muita tranquilidade nos momentos de dificuldade, e sabíamos que íamos chegar à final. O nosso grupo esteve sempre unido, convicto de que iríamos estar na final, fazer um grande jogo e ser campeão. Esse foi um dos pilares para a nossa conquista."

APOIO DE TODO O BRASIL

"Conseguimos devolver esse amor pela nossa seleção brasileira de futsal. O Brasil inteiro parou para assistir à final. Nós, jogadores, conseguimos passar uma mensagem muito boa aos nossos adeptos brasileiros, para confiarem em nós, que estávamos ali para trabalhar muito, para conquistar o título e levá-lo de volta para o Brasil. Conseguimos sentir esse apoio dos brasileiros, o abraço deles, mesmo de longe, e isso foi fundamental para conquistarmos o título."

TRIUNFO COM UM SABOR ESPECIAL

"Trata-se de um clássico mundial, jogar contra a Argentina é sempre especial. Jogámos contra eles neste ano na Copa América e também fomos campeões, mas já precisávamos de dar o xeque-mate no Campeonato do Mundo. Ficámos felizes por ter esse clássico na final. Tem um sabor especial ter vencido a Argentina, e ganhar um clássico é bom."

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 11 de outubro de 2024

Patrocinadores Futsal