Clube

23 outubro 2024, 12h20

Um dos muitos momentos de interação

Foram desenvolvidas atividades com crianças

A palestra aos mais novos

Nuno Costa, representante da Fundação Benfica, na apresentação que decorreu no Museu Benfica

Apresentação do trabalho desenvolvido pela Fundação Feyenoord

As Fundações dos dois emblemas uniram esforços e protagonizaram momentos ímpares

As Fundações dos dois Clubes em mais um momento para recordar

Na semana em que as equipas de futebol profissional do Benfica e do Feyenoord se enfrentam, em jogo da 3.ª jornada da fase de liga da Champions League, as Fundações dos dois clubes partilharam experiências que visam o desenvolvimento das comunidades em que se inserem.

Há cerca de cinco anos que o Feyenoord desenvolve uma ação que consiste em levar a sua equipa da área de Responsabilidade Social a conhecer novos projetos, atividades e beneficiários dos clubes que tem como adversários em cada jogo nas competições europeias, de modo a trocarem experiências que possam ser aplicadas em prol das suas comunidades.

Com o Benfica-Feyenoord da 3.ª jornada da fase de liga da Champions League marcado para esta quarta-feira, 23 de outubro, no Estádio da Luz, o clube neerlandês desafiou o Benfica a esse intercâmbio. Conhecida pela intervenção em várias áreas, a Fundação Benfica abriu portas à comitiva adversária e, entre os dias 21 e 23, foram além do futebol e uniram-se pela coesão social!

Fundação

No terreno, a Fundação Benfica deu a conhecer os seus projetos educativos e desportivos, do qual fazem parte crianças e jovens em risco, idosos, jovens com deficiência e refugiados. Em todos, houve troca de informação para aprofundar conhecimento, e os técnicos desenvolveram as atividades em conjunto.

A manhã de segunda-feira, dia 21, ficou marcada pela apresentação do trabalho desenvolvido por cada uma das Fundações, no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião. A paragem seguinte foi Marvila, onde foram acompanhadas as atividades de um grupo de alunos do projeto Para Ti Se Não Faltares!.

O projeto KidFun – Educação para Valores no 1.º ciclo, na Escola EB1 c/JI Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, foi dado a conhecer no dia seguinte, 22 de outubro, e, no final da tarde, o grupo esteve no treino da equipa de futebol adaptado e Welcome Through Football.

Já na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, a comitiva neerlandesa teve contacto com o Walking Football no campo sintético do Estádio da Luz.

Fundação

Foram três dias de momentos ímpares e enriquecedores, que espelham a força do futebol em inspirar e unir as comunidades, como deu conta Nuno Costa, representante da Fundação Benfica, em declarações à UEFA.

"É tirar partido do poder que o futebol tem de inspirar e trazer coesão social às nossas comunidades. Por vezes, as pessoas têm falta de autoconfiança ou autoestima, por isso, estarem a ser abordadas por pessoas conhecidas de clubes como o Feyenoord é mais uma forma de se desenvolverem. Dá-lhes valor. O futebol europeu é uma rede que une clubes em torno de diferentes tipos de problemas que nos ligam enquanto cidadãos", salientou.

Digital Week 2024

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 24 de outubro de 2024

Relacionadas