Judo

26 outubro 2024, 17h55

Benfica: Campeãs Nacionais de Judo 2024

Equipa do Benfica

REPORTAGEM BTV

A equipa feminina de judo do Benfica sagrou-se campeã nacional neste sábado, 26 de outubro, após ter vencido o Sport Algés e Dafundo, por 3-2, na final do Campeonato disputado no Pavilhão Desportivo do Fontelo, em Viseu.

EM ATUALIZAÇÃO

Bárbara Timo foi a primeira atleta benfiquista a entrar em ação na final coletiva, frente à judoca Letícia Martins, colocando as águias na dianteira após o triunfo por ippon em 50 segundos (1-0).

Sandra Borges defrontou a seguir Lieke Derks, e a neerlandesa chegou ao ippon, após dois wazari, permitindo ao Sport Algés e Dafundo igualar a final (1-1). O combate entre Nathália Brigida e Raquel Brito possibilitou à formação da linha colocar-se em vantagem (1-2).

Mas as águias viram Jimena Esparza superar, em grande estilo, por ippon, Garcia Martin (2-2). Foi então a vez de Telma Monteiro entrar no tatami, perante Maria Silveira, no derradeiro combate, com a benfiquista a forçar a oponente a cometer três infrações, vencendo (3-2) e levando assim o Benfica à reconquista do Campeonato Nacional.

Nos masculinos, o Benfica não conseguiu atingir as meias-finais na prova, perdendo com a Académica.

Ana Hormigo

DECLARAÇÕES À BTV

Ana Hormigo (treinadora do Benfica): "Está é a nossa prova-rainha. Durante o ano inteiro esperamos por esta prova para podermos competir pelo Clube. Na equipa feminina, sabíamos que vínhamos com uma tarefa difícil, porque não tínhamos a Rochele Nunes, que está grávida. Tivemos de ajustar a equipa, e sabíamos que não podíamos vacilar em nenhum dos combates. Conseguimos vencer, com a Telma Monteiro a fechar após o 2-2. Tivemos de subir de categoria a Bárbara Timo [de -63 kg para -70 kg] e a Telma Monteiro [de -57 kg para -63 kg], tivemos essa agravante, mas a experiência delas prevaleceu. Brilharam e merecemos vencer. Para o Benfica é espetacular."

Digital Week 2024

Texto: Redação
Fotos: BTV
Última atualização: 27 de outubro de 2024

Relacionadas