Reportagem

01 novembro 2024, 15h23

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

REPORTAGEM BTV

Dirigentes, órgãos sociais, sócios e funcionários meteram mãos à obra e, em pouco mais de um mês, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz abriu portas com nova imagem. O momento festivo da embaixada n.º 121 do Clube foi assinalado com um jantar no qual também o programa da BTV Pelas Casas do Benfica marcou presença.

Inaugurada em 18 de maio de 2002, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz avançou para a remodelação da sua sede e implementação do Projeto de Uniformização das Casas, ampliando a sua oferta. No Largo da Indústria, só as paredes exteriores se mantiveram intactas, numa reforma que deixou de boca aberta todos os que assistiram ao antes e ao depois.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

"Estou ansioso de ver o pessoal todo entrar e conhecer aqui a nossa nova Casa. Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos e de poder oferecer aos sócios uma Casa com esta qualidade e com esta imagem renovada", afirmou Virgílio Valadas, presidente da Casa Benfica Reguengos de Monsaraz, em declarações à BTV.

Um sonho antigo, confessa o dirigente, que o vê agora realizado com um espaço "mais agradável, mais alegre e com o dobro dos lugares".

"É um sonho antigo, está realizado. Em todos os sonhos imaginamos sempre várias versões, mas acho que a versão final é ótima, dentro do que são as possibilidades da Casa e as possibilidades do edifício, que obviamente tem algumas limitações. Era o sonho que tínhamos, é a Casa que pretendíamos, uma Casa mais agradável, mais alegre, mais clara, com o dobro dos lugares, praticamente", explicitou Virgílio Valadas.

"As pessoas têm ficado surpreendidas com a mudança que fizemos, realmente foi em pouco tempo. Os órgãos sociais, todos, envolveram-se muito, fizemos todo o trabalho que estava ao nosso alcance e que podíamos fazer de forma a reduzir custos e a acelerar o processo, que foi feito por nós nos finais de dia, à noite, ao fim de semana. E depois, no final, tivemos também a ajuda de sócios, nomeadamente a colocar este pavimento todo. Foi um sábado inteiro de muito trabalho. O teto é novo, as paredes são novas, o chão é novo, a eletricidade é nova, a decoração é nova, as casas de banho são novas, o balcão é novo. Pouca coisa ficou. Só as paredes exteriores", mostrou, orgulhoso, o presidente da Casa Benfica Reguengos de Monsaraz.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

Ali, há agora uma parede dedicada a vários atletas ligados ao Sport Lisboa e Benfica, entre os quais Beatriz Cameirão, jogadora da equipa feminina de futebol do Benfica, nascida na cidade do distrito de Évora.

"A escolha dos atletas benfiquistas que estão representados na parede foi feita pela Direção. Pensámos ainda alargar a escolha aos sócios da Casa, mas não havia tempo útil para o fazer. É difícil. Dois foram decididos logo de início, o Eusébio, obviamente, e a Beatriz [Cameirão], por ser de Reguengos. Foram decididos de imediato. Os restantes atletas foram decididos por votação, na qual cada elemento da Direção e dos órgãos sociais votava em cinco, e depois, no final, escolhemos os mais votados", explicou Virgílio Valadas.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

Impossibilitada de estar presente no jantar de inauguração, Beatriz Cameirão deixou uma mensagem dirigida à Casa Benfica Reguengos de Monsaraz.

"Já sei e tive a oportunidade de ver que estou representada numa das paredes da Casa e, por isso, estou muito contente e muito feliz por este reconhecimento. É muito importante para mim estar representada na Casa Benfica da minha terra, que levo sempre no coração para onde quer que vá jogar", assegurou a média do Benfica.

Na embaixada n.º 121 do Sport Lisboa e Benfica o atletismo é rei. Uma modalidade que "superou todas as expectativas a nível de resultados, coletivos e individuais", contou Virgílio Valadas, numa Casa também com um grande impacto a nível social e cultural.

"A nossa Direção tem tido, desde o primeiro dia, dois objetivos importantes. Um deles era dinamizar a Casa, melhorar a qualidade da Casa, a oferta aos sócios, mas também ter um impacto a nível social e cultural, ou seja, participar, estar presente nos eventos que a sociedade organiza, participar nas festas populares, participar em eventos de angariação de fundos para instituições, que todos os anos temos feito. Neste ano angariámos equipamentos de que a Santa Casa da Misericórdia necessitava. Todos os anos escolhemos um objetivo e trabalhamos muito em prol disso também", afiançou o presidente da Casa.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

E, por falar em atletismo, quem não faltou à festa foi o velocista do Benfica, João Vítor Oliveira, que não poupou elogios ao que ali assistiu.

"Acho que é uma reprodução daquilo que vivemos, muitas vezes, até no Estádio da Luz, todo aquele ambiente. Estamos, de facto, em casa. Acho que este é o coração puro de Portugal e dos portugueses. É muito humanizado, não só humanizado no calor humano que recebemos aqui, mas em cada detalhe da Casa, isso é o que os Benfiquistas vão sentir quando entrarem aqui. Sente-se esse amor, esse carinho. É como em tudo na vida, quando colocamos amor, paixão, que é aquele lema do nosso Benfica, tudo é diferente", salientou, ao lado do colega de equipa Duarte Gomes, que deixou alguns conselhos a todos os atletas ligados a esta embaixada.

"Acho que devem continuar, porque isto pode ser muito melhor do que aquilo que está aqui. Todos gostamos daquilo que vemos, de todos os troféus, de todo a sacrifício de todos os atletas que trazem para aqui um troféu. Acho que devem continuar a apoiar todos os atletas que façam atletismo dia após dia, e, com dedicação, podem tornar este bocadinho numa parede muito grande", considerou.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

"Uma Casa pronta para servir a Família Benfiquista, mas também a comunidade da Reguengos", considerou o vice-presidente do Benfica Domingos Almeida Lima, que recordou ainda tempos antigos.

"Esta foi uma das primeiras Casas que eu visitei. Já lá vai mais de uma década. Era completamente diferente, mas era uma Casa, já nessa altura, de grande fervor benfiquista. Era o Benfica no Alentejo. Hoje, depois destas obras fantásticas, esta nova imagem dá outra categoria ao espaço. Portanto, é uma Casa que está pronta para servir a Família Benfiquista, mas também a comunidade de Reguengos, que é muito bem-vinda a este espaço, sempre, obviamente, com o cuidado e o respeito que devem ter pelo nosso glorioso símbolo", referiu.

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

Para Pedro Mata, presidente da Junta de Freguesia e presidente da Assembleia Geral da Casa Benfica Reguengos de Monsaraz, este é também um sonho tornado realidade.

"Neste momento, é o espaço comercial mais bonito de Reguengos e arredores, não tenho dúvidas nenhumas. Qualquer pessoa que entre nesta Casa, que venha para beber um café, que venha para uma refeição, certamente fica agradada, o espaço é convidativo. Sinto um orgulho enorme. Estou extremamente contente, extremamente emocionado, porque, se nós falamos muitas vezes que temos sonhos na nossa vida, este é um daqueles sonhos que não vêm de há muitos anos, não é um sonho inicial, mas tornou-se um sonho e foi concretizado", apontou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 4 de novembro de 2024

Relacionadas