Futebol Formação

06 novembro 2024, 16h56

Bayern Munique-Benfica

Gustavo Varela

RESUMO DO JOGO

Youth League
4.ª jornada
fase de liga
RESULTADO FINAL
INT: 1-2
Bayern Munique 3
Benfica 3
Marcadores
Aznou 23'
Kusi-Asare 70'
Mike 76'
Gustavo Varela 19'
Gonçalo Oliveira 45'+2'
Gustavo Varela 90'+3'

A equipa jovem do Benfica construiu oportunidades suficientes para vencer, mas ficou-se nesta quarta-feira, 6 de novembro, pelo empate (3-3) na casa do Bayern Munique. Gustavo Varela, com um bis, e Gonçalo Oliveira marcaram para as águias no duelo da 4.ª jornada da fase de liga da Youth League.

Os primeiros minutos foram pautados por grande equilíbrio, mas, a partir dos 10', a equipa comandada por Vítor Vinha começou a impor a sua lei e esteve perto de inaugurar o marcador, aos 13'. Após um erro do guarda-redes do Bayern, Gustavo Varela, com a baliza aberta, atirou ao ferro.

Depois do aviso dado, o golo que levou à loucura o contingente de adeptos do Benfica, que foi um autêntico 12.º jogador durante toda a partida. Grande jogada de Tiago Freitas a servir Gustavo Varela e a deixá-lo na cara de Klanac. Com um remate cruzado, o avançado balançou as redes e fez o 0-1, aos 19'. Contudo, os bávaros responderam quase de imediato e, aos 23', Aznou disparou forte no interior da área para o 1-1.

Bayern-Benfica

Aos 41', Tiago Freitas recebeu um grande passe de João Rego e teve nos pés uma boa oportunidade para restabelecer a vantagem, mas atirou às malhas laterais. Três minutos volvidos (44'), foi a vez de Gustavo Varela chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Eduardo Fernandes. Encostado à área do Bayern, o Benfica acabaria por chegar ao 1-2 de bola parada: na sequência de um canto marcado por Gonçalo Moreira, Gonçalo Oliveira cabeceou para o fundo das redes e fez o 1-2, aos 45'+2'.

O intervalo não esfriou o ímpeto dos encarnados, que entraram a todo o gás na segunda parte. Aos 50', Gustavo Varela chegou a festejar um golo de calcanhar, mas este foi invalidado após o auxiliar entender que Tiago Freitas tinha jogado a bola fora das quatro linhas no início do lance. O avançado das águias voltou a ter outra grande oportunidade, mas, após ser isolado por Gonçalo Moreira, não conseguiu bater o guarda-redes Klanac no um contra um, aos 54'.

Bayern-Benfica

Mais eficaz, o Bayern fez o 2-2, aos 70', na primeira jogada em que criou perigo na segunda parte. Na sequência de um cruzamento de Chávez, o recém-entrado Kusi-Asare antecipou-se a Voitinovicius e cabeceou para o golo. Aos 76', chegou a momentânea reviravolta (3-2). Na recarga de um remate ao poste, Mike, também ele saído do banco, empurrou o esférico para a baliza vazia.

No entanto, a reação do Benfica foi imediata e, aos 85' e aos 89', Francisco Neto e João Capucho, respetivamente, estiveram perto de restabelecer a igualdade. Lutando com todas as suas forças, as jovens águias acabariam por atenuar o sentimento de injustiça com o 3-3 marcado ao cair do pano. Nos descontos (90'+3'), Gustavo Ferreira desviou o canto de Francisco Neto ao primeiro poste e a bola foi parar a Gustavo Varela, que disparou de primeira para o fundo da baliza.

Com duas vitórias e dois empates, o Benfica soma 8 pontos na fase de liga da UEFA Youth League, competição para a qual volta a entrar em campo no próximo dia 27 de novembro (quarta-feira) com a visita ao terreno do Mónaco, da 5.ª jornada. O jogo terá início às 14h00 (hora de Portugal Continental).

Bayern Munique-Benfica

DECLARAÇÕES

Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Somámos um ponto. Acima de tudo é um bocadinho o resumo deste jogo, em termos práticos. Continuamos sem perder. Por outro lado, acho que ficámos a dever a nós mesmos a vitória, num campo difícil. Numa casa extremamente difícil, como é esta. Tivemos muitas oportunidades... houve aqui uma entrada forte por parte da equipa do Bayern, conseguimos aguentar. Soubemos sofrer, igualámos essa intensidade, igualámos o nível de jogo, e, a partir desse momento, fomos ganhando ascendente, fomos criando as nossas oportunidades e fomos marcando. Temos uma grande oportunidade na primeira parte, pelo Tiago Freitas, para fazer mais um golo. Temos uma entrada na segunda parte muito forte. Nesta segunda parte tivemos ali 3/4 situações para fazer mais um golo e matar o jogo. Não conseguimos, o adversário também joga, e conseguiram [marcar] em dois momentos: numa bola parada em que não estivemos tão bem, e numa saída de bola em que também cometemos alguns erros. De repente estamos [a perder] 3-2, mas continuámos a acreditar. Fomos em busca de ser felizes, talvez, de alcançar a vitória, e acabámos por empatar 3-3. Muitos parabéns aos jogadores e a toda a gente que trabalha diariamente com eles, estamos aqui a criar um grupo muito forte, e passámos a mensagem que somos uma equipa que está aí e que vai lutar pelos seus objetivos. [Calor dos adeptos] É fantástico. Temos de agradecer e tentar corresponder dentro de campo. Tanto os adeptos como nós, merecíamos mais. Foi uma boa comunhão. Contamos com eles [adeptos] para o futuro."

Bayern-Benfica

Gonçalo Oliveira (defesa do Benfica): "Foi um bom jogo, competitivo, de Youth League. Na primeira parte não conseguimos impor tanto o nosso jogo. Conseguimos marcar em transição, e fomos para o intervalo com o 1-2. Na segunda parte, já entrámos forte, conseguimos manter a nossa identidade como equipa. Foi um bom jogo, acho que dava para mais, conseguimos muito mais, mas agora é recuperar e que venha o próximo jogo. [Busca pelo empate premiada] Isso é o que reflete a nossa equipa, esta união. Não desistirmos pelas adversidades que nos vão criando durante o jogo. Merecíamos mais, e conseguimos mais. Fica um sabor agridoce, mas conseguimos um ponto, isso também é importante. Não vamos desistir. [Apoio dos adeptos] Desde já, agradecer o apoio dos adeptos, que foi fundamental. Parecia que estávamos a jogar em casa. Ao intervalo tivemos essa conversa, é muito bom. Peço para continuar, isso é muito importante para nós, porque nos dá uma força extra."

Bayern Munique-Benfica

Youth League | Fase de liga | 4.ª jornada | 06/11/2024
Bayern Munique-Benfica
3-3
FC Bayern Campus
Onze do Benfica
Arnas Voitinovicius, Guilherme Peixoto (Gustavo Ferreira, 86), João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente (João Capucho, 86'), Martim Ferreira, Gonçalo Moreira (Francisco Neto, 61'), Tiago Freitas (Stevan Manuel, 74'), Gustavo Varela, João Rego e Eduardo Fernandes (Kevin Pinto, 61')
Suplentes
Diogo Ferreira, Kevin Pinto (61'), Rui Silva, João Capucho (86'), Rafael Quintas, Francisco Neto (61'), Stevan Manuel (74'), Gustavo Ferreira (86') e André Gomes
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Bayern Munique
Klanac, Manuba (Dalpiaz, 46'), Scholl, Puljic, Aznou, Aseko, Rüger (Kusi-Asare, 61'), Richter (Mike, 61'), Irakunda, Emirhan Demircan (Della Rovere, 61') e Chávez (Nasrawe, 87')
Suplentes
Ruland, Schäfer, Ofli, Dalpiaz (46'), Nasrawe (87'), Della Rovere (61'), Scott, Mike (61') e Kusi-Asare (61')
Ao intervalo 1-2
Golos
Benfica: Gustavo Varela (19' e 90'+3') e Gonçalo Oliveira (45'+2'); Bayern Munique: Aznou (23'), Kusi-Asare (70') e Mike (76')

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 12 de novembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas