Basquetebol

28 novembro 2024, 11h49

Norberto Alves

Norberto Alves

A equipa de basquetebol do Benfica conta com o apoio dos adeptos para encarar um "jogo difícil" e batalhar pelo propósito de vitória diante de um adversário de grande qualidade, apontado pelo treinador Norberto Alves e pelo base José Barbosa como um dos candidatos ao título. Às 19h00 de sábado, 30 de novembro, no Pavilhão Fidelidade, os tricampeões nacionais recebem a Oliveirense, em partida da 2.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase da Liga Betclic.

Com um registo de cinco triunfos no mesmo número de jogos realizados, o Benfica entra para este encontro na liderança da tabela classificativa, sendo o único competidor 100 por cento vitorioso. A Oliveirense chega ao duelo no 4.º lugar, um posicionamento que não reflete as suas valias, no entendimento de Norberto Alves.

"Espera-nos um jogo muito difícil. Penso que a Oliveirense, nesta altura da época, e olhando para os jogos que tem feito, é a equipa que está a jogar melhor no Campeonato. Perderam um jogo contra o FC Porto, no Dragão, um jogo que podiam ter ganhado. É uma equipa que está a marcar 93 pontos de média por jogo e a sofrer apenas 74, o que quer dizer que domina as questões ofensivas e as defensivas. Para além da grande qualidade do plantel, é uma equipa que joga bem. Tem que ver com o trabalho que fazem diariamente e, sem dúvida, com a qualidade deles", começou por realçar o treinador em declarações aos meios do Clube.

"Eles têm uma boa equipa, estão com muita eficácia. Estão com 40 por cento nos três pontos, 54 por cento nos dois pontos, portanto, são muito eficazes. O [Malik] Morgan está com 61 por cento nos três pontos, o que é fantástico, mas, mais do que destacar este ou aquele jogador, é uma equipa muito sólida. Defende muito bem. Defende muito bem os espaços, [os jogadores] estão muito próximos, colaboram muito, é uma equipa que corre, portanto, parar a transição ofensiva deles é decisiva. Como disse, possivelmente a equipa que está em melhor forma, a esta altura, no Campeonato", concluiu.

Equipa de basquetebol do Benfica

Ouça Norberto Alves

A lidar com a ausência de alguns jogadores que estiveram ao serviço das seleções, e outros que estão lesionados, Norberto Alves elogiou a postura da equipa do Benfica, que, mentalmente, tem estado a um "nível fantástico".

"[A ausência de jogadores] Influencia o trabalho diário, e, apanhar uma equipa com a qualidade deles a esta altura, vai ser difícil. Espera-nos um dia em que era muito importante que os nossos sócios viessem e que nos apoiassem. Apesar de estarmos a ganhar, internamente estamos bem, mas estamos a sofrer e a passar um bocado difícil com essas questões. Uma palavra, também, para os nossos rapazes, porque, apesar das ausências e dos treinos em que não temos muita gente para trabalhar, têm estado mentalmente a um nível fantástico. É algo que controlamos e é decisivo para poder ganhar", explicou.

A energia que os adeptos transportam para a quadra é fundamental num bom desempenho da equipa, e o treinador convidou os Benfiquistas a marcarem presença no Pavilhão Fidelidade.

"A nossa equipa tem mantido uma estrutura, uma coluna vertebral, ao longo dos anos, e penso que os adeptos se identificam muito com a equipa de basquetebol. Era muito importante o apoio deles. Vai ser um jogo muito difícil para nós, não temos dúvidas sobre isso, e era muito importante o apoio deles, para não deixar a equipa dentro de campo desanimar. Vamos precisar de toda a energia possível. Contamos com o apoio deles, como temos tido sempre", afirmou.

José Barbosa

Ouça José Barbosa

Ao encontro das palavras de Norberto Alves, o base José Barbosa projetou "um desafio bastante difícil", frente a uma Oliveirense que se tem mostrado, ano após ano, "bem construída".

"Adquire sempre bons estrangeiros e consegue juntar um grupo de portugueses internacionais e de muito valor. Acrescentar ainda que, com o trabalho de continuidade que a equipa técnica deles tem feito ao longo dos anos, apresentam sempre um bom basquetebol, muito trabalhado. Não nos podemos enganar pensando que vai ser fácil, simplesmente porque o nome da equipa adversária não é um dos três grandes. Penso que a Oliveirense é um candidato ao título, e temos de estar precavidos para isso", asseverou.

Dissecando os pontos fortes do adversário, o camisola 6 das águias descreveu uma equipa "muito atlética em todas as posições", "muito física, que sabe o que procura no ataque", e defensivamente agressiva. "Nos bloqueios diretos tanto pode atacar como trocar, o que requer uma leitura diferente daquela a que estamos habituados. Temos de trabalhar estes detalhes para, na altura do jogo, estarmos preparados para qualquer eventualidade", terminou.

José Barbosa

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

O pensamento principal da equipa do Benfica está em si, na sua filosofia e no seu estilo de jogo: "As coisas saem mais fluidas e podemos fazer frente a equipas de elevado grau de dificuldade."

Num embate de exigência máxima, e que marca o reatar da competição após pausa para os compromissos das seleções, José Barbosa convidou os Benfiquistas a "ajudarem a equipa a regressar em grande ao Campeonato".

"A Oliveirense, para mim, é um candidato ao título e, portanto, penso que a massa associativa que conhece o basquetebol sabe isso – já não é deste ano – e vem como se fosse para um clássico. Será um convite excelente para encher este pavilhão, para nos ajudarem e empurrarem para uma boa vitória, para relançar o regresso ao Campeonato depois destas semanas de ausência. Gostava de fazer esse convite. Temos tido boas casas aqui nas modalidades, no masculino e no feminino, portanto, dar continuidade ao bom momento do Clube e das modalidades", dirigiu o internacional português.

Digital Week 2024

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 30 de novembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas