Basquetebol

30 novembro 2024, 20h23

Tyler Stone

Tyler Stone

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
2.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Benfica 93
Oliveirense 75
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
17-15 43-31 68-49 93-75

Numa exibição consistente, e embalado pelos adeptos, o Benfica superiorizou-se à UD Oliveirense, por expressivos 93-75, na partida da 2.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase da Liga Betclic.

Boa casa no Pavilhão Fidelidade, ao final da tarde deste sábado, 30 de novembro, para acolher o emocionante duelo entre o Benfica e a Oliveirense.

Para dar início à partida, Norberto Alves escalou um cinco composto por Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho. Nota para a convocação de Raivo Butirins, extremo/poste Sub-23 chamado ao jogo pela ausência de Aaron Broussard, por questões físicas. De fora ficou também Diogo Gameiro, devido a uma gripe.

Perante uma Oliveirense forte, descrita pelo treinador encarnado e por José Barbosa como um dos candidatos ao título, na antevisão, o Benfica entrou em desvantagem (0-2). No minuto 3, com um triplo, José Barbosa colocou as águias na frente, por 3-2, um resultado avolumado para 5-2 com um afundanço de Eduardo Francisco.

A partir daqui, empates sucessivos (7-7; 9-9), a espelharem a entrega a que se assistiria até final. No minuto 7, Malik Morgan rubricou o 9-12 a favor dos visitantes. Lançado aos 6', Tyler Stone deu a resposta, com dois triplos que alavancaram o Benfica para o triunfo no 1.º quarto, por 17-15!

Benfica-Oliveirense

A qualidade defensiva e na ação de ressalto dos encarnados foram importantes no período seguinte, no qual, aos 5', os comandados por Norberto Alves se superiorizavam por 30-20, com 12 pontos da autoria de Tyler Stone.

Rápido na transição defesa-ataque e a conseguir libertar-se da pressão imposta pela Oliveirense, o Benfica, que circulava a bola numa boa exibição coletiva, ampliou a vantagem para 15 pontos, traduzidos em expressivos 39-24! Já na reta final do 2.º quarto (43-24), a Oliveirense esboçou uma reação e encurtou distâncias com um parcial de 0-7. Os tricampeões nacionais saíram para o intervalo a vencer por 43-31.

Grande entrada do Glorioso no regresso dos balneários, em particular de Trey Drechsel, a concretizar oito pontos consecutivos (51-31). Sem baixar os braços, seguiu-se um maior ascendente da Oliveirense e, aos 8', com o score em 57-47, Norberto Alves pediu desconto de tempo.

Com sangue-frio, as águias não se atemorizaram, mostraram agressividade no plano defensivo, e no ataque carregaram! Em cima da buzina, Trey Drechsel estabeleceu o 68-49 com que os encarnados entraram nos últimos 10 minutos do jogo.

Benfica-Oliveirense

O 4.º quarto foi inaugurado por Makram Ben Romdhane, que, com um triplo, colocou o Benfica a ganhar para lá dos 20 pontos de diferença (71-49). Animados, os Benfiquistas nas bancadas respondiam à exibição da equipa com palmas e cânticos, dando aos jogadores o impulso necessário para o salto final!

Dado o resultado (75-51), este até podia ter sido um período de maior gestão por parte do Benfica, mas os tricampeões continuaram a mostrar o seu poderio e a travar os argumentos do rival, protagonizando alguns momentos de espetáculo, com velocidade, afundanços e um domínio incontestável!

No Pavilhão Fidelidade, foi questão de tempo até a buzina soar e se festejar a vitória do Glorioso, por 93-75, a sexta na 1.ª fase da Liga Betclic, da qual é líder! Num jogo em que Norberto Alves deu minutos a todos os jogadores convocados, Raivo Butirins fez a estreia pela equipa principal do Benfica.

Segue-se o encontro da 7.ª jornada, frente à Ovarense, agendado para as 15h00 de sábado, 7 de dezembro, na Arena de Ovar.

Raivo Butirins

DECLARAÇÕES

Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Fizemos uma excelente partida em todos os aspetos. O menos bom terá sido o ressalto ofensivo, permitimos muitos ressaltos na nossa tabela, mas também há que realçar os 33/35 pontos marcados em contra-ataque. A equipa esteve muito bem defensivamente, e vamos crescendo de jogo para jogo, trabalhamos para isso."

Benfica-Oliveirense

Liga Betclic (1.ª fase) | 2.ª jornada | 30/11/2024
Benfica-UD Oliveirense
93-75
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Eduardo Francisco, José Barbosa, Trey Drechsel, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes
José Silva, Raivo Butirins, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão, Betinho Gomes e Tyler Stone
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial da UD Oliveirense
Deontae Hawkins, João Fernandes, Wesley Saunders, Malik Morgan e André Bessa
Suplentes
Filipe Dionísio, Carlos Cardoso, Eduardo Santos, Danjel Purifoy, Diogo Araújo, Rodrigo Ferreira e João Embaló
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
17-15 43-31  68-49 93-75
Pontuadores do Benfica
Trey Drechsel (19), Betinho Gomes (17), Tyler Stone (16), Makram Ben Romdhane (11), José Silva (11), José Barbosa (10), Nico Carvacho (4), Raivo Butirins (2), Eduardo Francisco (2) e Ahmaad Rorie (1)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 30 de novembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol