Basquetebol

10 dezembro 2024, 22h25

Nico Carvacho

Nico Carvacho

RESUMO DO JOGO

Liga dos Campeões
5.ª jornada
Grupo G
RESULTADO FINAL
INT: 44-33
Benfica 80
BAXI Manresa 91
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
23-15 44-33 63-57 80-91

A equipa de basquetebol do Benfica perdeu na receção ao BAXI Manresa, por 80-91, no jogo da 5.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, disputado nesta terça-feira, 10 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade.

Para dar início à partida, Norberto Alves escalou um cinco composto por Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Nico Carvacho e Tyler Stone.

Numa casa bem-composta, o Benfica mostrou-se coeso e, com a serenidade necessária para contrariar a intensidade e ritmo elevado do BAXI Manresa, foi impondo o seu jogo, vencendo por 6-2 aos 3'. Atrás do prejuízo, os espanhóis ainda encostaram a 12-11, mas a resposta encarnada chegou de pronto, com um triplo de Aaron Broussard (15-11) e, depois, um lance que arrancou vários aplausos aos adeptos presentes: de costas para o cesto, Ahmaad Rorie lançou para o 17-11, uma vantagem importante para o desfecho do 1.º quarto.

Esgotados os primeiros 10 minutos do encontro, as águias venciam por 23-15.

Aproveitando os turnovers acumulados pelo BAXI Manresa, e o desacerto que o conjunto visitante apresentava junto do cesto, o Benfica continuou a distanciar-se no marcador e, com dois triplos de José Silva, dilatou para 29-17.

Mesmo com as reações esboçadas pelos comandados por Diego Ocampo (35-28; 40-32), os encarnados continuaram a defender com consistência, e saíram para o intervalo com 11 pontos de vantagem: 44-33.

Aaron Broussard

No regresso dos balneários, a equipa espanhola imprimiu velocidade na quadra, uma das valias para a qual Norberto Alves havia alertado na antevisão. Sem conseguir lançar com a mesma eficácia, numa altura em que o jogo se disputava a um nível muito físico, o Benfica viu o BAXI Manresa reduzir para 47-40.

Com dois lances livres convertidos por Eduardo Francisco e dois pontos de Ahmaad Rorie, os encarnados rubricaram o 51-40 (4'). Decorridos 7 minutos deste 3.º quarto, o marcador espelhava o resultado de 56-50. E foi mesmo com seis pontos de vantagem que o Benfica entrou no último tempo do encontro (63-57).

A forte entrada do BAXI Manresa no 4.º e último quarto (65-63, aos 2'), deixou o jogo em aberto. Com um triplo de Alex Reyes, aos 4', os visitantes chegaram ao comando do marcador pela primeira vez no encontro (70-71). A partir daqui, o Benfica não conseguiu travar o ímpeto adversário e, apesar da entrega e boa exibição, saiu derrotado, por 80-91.

Segue-se o jogo com o Galitos, da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, agendado para as 15h00 deste sábado, 14 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade.

Norberto Alves

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Já não era fácil na rotação faltar-nos o Daniel Relvão e o Betinho Gomes. Com a lesão do Tyler Stone ainda ficámos mais limitados e começámos a ter dificuldades. Penso que teve a ver com aspetos físicos na parte final, acusámos isso. Quando ganhamos, ganhamos, e quando perdemos, perdemos... não gosto muito de falar. Hoje, viu-se que era uma equipa da Liga ACB [espanhola], contra uma equipa da Liga Portuguesa, e que os árbitros respeitam muito a Liga ACB, porque houve muitas coisas esquisitas... Estou muito orgulhoso dos rapazes. Com todas estas dificuldades, lutámos até à exaustão. O Nico Carvacho com uma entorse, com muitas dificuldades, outros com dificuldades, e não está a ser uma época fácil a esse nível. Na Liga Portuguesa estamos em 1.º lugar porque o caráter destes rapazes é realmente fantástico."

Eduardo Francisco (extremo do Benfica): "Primeiro, quero agradecer aos adeptos. Em segundo, estou muito orgulhoso da equipa. Apesar de tudo, estivemos lá, foi um jogo muito competitivo e demos o nosso melhor. As coisas não aconteceram como queríamos, mas é continuar a trabalhar."

Eduardo Francisco

Liga dos Campeões (Grupo G) | 5.ª jornada | 10/12/2024
Benfica-BAXI Manresa
80-91
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Nico Carvacho e Tyler Stone
Suplentes
Eduardo Francisco, José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro e Betinho Gomes
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial do BAXI Manresa
Bodian Massa, Musa Sagnia, Derrick Alston Jr., Retin Obasohan e Dani Perez
Suplentes
Alex Reyes, Marcis Steinbergs, Ondrej Hustak, Mario Saint-Supery, Cameron Hunt, Max Gaspa Ibanez e Emanuel Cate
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
23-15 44-33 63-57 80-91
Pontuadores do Benfica
Nico Carvacho (14), Aaron Broussard (12), Ahmaad Rorie (12), Eduardo Francisco (11), Tyler Stone (9), Trey Drechsel (7), Makram Ben Romdhane (7), José Silva (6) e Diogo Gameiro (2)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 10 de dezembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas