Clube

10 dezembro 2024, 12h05

Pedro Pinto

Pedro Pinto em estúdio

ENTREVISTA

No dia em que a BTV celebra o seu 16.º aniversário, o diretor-geral do canal, Pedro Pinto, esteve em estúdio e fez um balanço do trajeto percorrido até ao momento, explicitando também desígnios futuros.

Vincando o "sucesso" do meio como "marca de água dos grandes momentos" do Clube, "o grande desafio futuro é projetar e potenciar a BTV ainda mais como referência da informação para os Benfiquistas", conforme considerou Pedro Pinto, nesta terça-feira, 10 de dezembro.

BALANÇO DE 16 ANOS A FAZER HISTÓRIA

"Um balanço de sucesso, claramente positivo. Todos os grandes momentos do Benfica ao longo destes 16 anos tiveram a assinatura da BTV. A conquista de um título, uma grande conquista europeia nas modalidades, um momento de homenagem a um símbolo do Benfica, como Fernando Chalana... Tantos e tantos momentos – e estou a dar apenas alguns exemplos –, a BTV estava lá. Acompanhou a par e passo, acompanhou ao minuto, acompanhou em permanência. Portanto, há aqui uma relação de muita confiança com os Benfiquistas, de muita proximidade, que, naturalmente, queremos que seja cada vez maior. Os desafios são grandes para o futuro. Sobretudo, assinalar que estes 16 anos têm sido um trajeto de grande sucesso. Temos de estar orgulhosos, porque a BTV tem sido a marca de água destes grandes momentos do Benfica, e assim queremos continuar."

Pedro Pinto

POTENCIAR A BTV AINDA MAIS COMO REFERÊNCIA

"Aproveitar para parabenizar e homenagear, porque estes 16 anos são também um tributo para toda a gente que aqui tem trabalhado, com enorme dedicação, com enorme compromisso. Não é possível fazer televisão com tanta qualidade, com tanta exigência, sem um compromisso e uma dedicação total. Portanto, todos os profissionais, dos mais invisíveis aos mais visíveis que estão, aqui, em antena, todos eles merecem esse nosso tributo, essa nossa homenagem, porque fazem parte da história da BTV, fazem parte do sucesso, e farão certamente parte daquilo que é o grande desafio futuro. E o grande desafio futuro é projetar e potenciar a BTV ainda mais como referência da informação para os Benfiquistas. Queremos ver um grande jogo do Benfica, vemos na BTV. Queremos acompanhar uma modalidade, um momento especial nas modalidades, nos pavilhões, é na BTV que podemos ver. Queremos acompanhar um momento mais institucional, mais corporativo, como, por exemplo, aconteceu ontem [segunda-feira, 9 de dezembro] com a inauguração de uma exposição no Museu Benfica – Cosme Damião, podemos ver na BTV. Queremos acompanhar à distância a inauguração de uma Casa Benfica, como aconteceu recentemente em Arouca, podemos acompanhar essa emissão na BTV. Esse é o grande desafio: cada vez mais próximos dos Benfiquistas, sermos a referência da informação para o mundo Benfica, num contexto que, do ponto de vista do audiovisual, está a mudar de forma acelerada e de forma, também, impactante."

TRÊS EIXOS EM TRANSFORMAÇÃO

"Há três eixos que estão em transformação: o 1.º tem que ver com os direitos televisivos, não é o momento certo para falar e não direi nada sobre isso. Todos nós temos a noção de que os direitos televisivos têm uma oportunidade entre 2026 e 2028. Em 2028, há uma centralização e isso vai impactar a BTV; o 2.º eixo estruturante para o futuro da BTV tem que ver com aquilo que já estamos a fazer, que é uma transformação tecnológica. Hoje fazemos televisão de uma forma muito diferente do que se fazia há 16 anos. Há uma capacidade de interagirmos com os espectadores, de nos ligarmos em termos de redes, de criarmos uma relação direta com quem nos está a ver e até com um suporte tecnológico mais ousado, mais avançado, que permite outro tipo de look and feel televisivo, e é para isso que estamos a caminhar. Obviamente, temos de investir, temos de mudar a forma de fazer televisão, temos de caminhar para esse patamar e queremos fazê-lo. E um 3.º eixo que também já está a acontecer, e também de uma forma muito acelerada, é uma integração dos conteúdos que fazem parte do mundo e do grupo de comunicação Benfica. São para funcionar e valerem junto dos Benfiquistas nas multiplataformas, seja no telemóvel, através das redes sociais, seja no Site, no jornal, no BPlay, seja numa futura rádio, seja na BTV. Os conteúdos têm de ter vida própria em todas as plataformas, e essa integração e articulação de conteúdos está a ser feita cada vez mais, com o propósito firme e concreto de estarmos cada vez mais próximos dos Benfiquistas neste trajeto, que, para mim, tem um aspeto singular: a BTV é a marca de água dos grandes momentos do Benfica, e assim queremos continuar a ser."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de dezembro de 2024

Relacionadas