Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Encarnados viajam até Vila das Aves na 14.ª jornada do Campeonato.
13 dezembro 2024, 17h58
Festejo dos jogadores do Benfica
Vindos de oito jogos sempre a ganhar para a Liga Betclic sob o comando de Bruno Lage, os encarnados ambicionam mais 3 pontos nesta 14.ª jornada. Durante este hiato temporal – triunfos frente a Santa Clara (4-1), Boavista (0-3), Gil Vicente (5-1), Rio Ave (5-0), Farense (1-2), FC Porto (4-1), Arouca (0-2) e Vitória SC (1-0) –, as águias apontaram 26 golos e consentiram 4, dos 7 em toda a competição até ao momento. Os encarnados têm a melhor defesa entre os competidores do Campeonato, e a solidez defensiva será mais um trunfo da equipa nesta deslocação ao Norte do país.
O Benfica chega a esta fase com 31 pontos somados e, pela frente, terá um adversário com 11 averbados, ocupando a 14.ª posição da classificação. Os anfitriões não ganharam nenhum dos últimos oito jogos disputados para a Liga Betclic, tendo o seu mais recente triunfo sido em casa, sobre o Rio Ave (1-0), em 14 de setembro.
Em termos históricos, Benfica e AVS têm apenas um confronto registado e para a fase de grupos da Taça da Liga: em 2023/24, os encarnados impuseram-se por 4-1, na Luz. Já numa comparação direta do que tem sido o desempenho coletivo das duas equipas neste Campeonato, as águias superiorizam-se em diversos aspetos, como, por exemplo, na posse de bola (60% do Benfica para 43% do AVS, em valores médios), remates enquadrados (6,8 para 2,6), eficácia de passe (85,6% para 80,1%, com uma média de 455,4 e 292,1 passes certeiros por jogo) e duelos ganhos (52,3% para 50,7%).
Olhando em particular para cada um dos setores, as diferenças entre as duas formações assumem contornos ainda mais concretos. No capítulo defensivo, o Benfica contabiliza até ao momento seis jogos sem sofrer qualquer golo, contra quatro do AVS, e a média de golos sofridos por encontro situa-se em 0,6 contra 1,6.
O coletivo benfiquista tem mais interceções de bola por jogo (8,6 contra 7,5) e efetua em média mais desarmes por partida (19,3 contra 16,3).
Em termos ofensivos, o Benfica assume-se como uma formação com maior certeza no passe longo (26,4 por jogo e um acerto de 62,4%, contra 17,1 e 44% dos nortenhos), detendo uma média de golos de 2,6 por jogo, contra 0,8 do AVS.
A estes números, que resumem o percurso encarnado e avense em 2024/25, soma-se um fator extra, esse, sim, com muito peso no embate de domingo: o público. Aí, as águias sabem que entrarão em campo com o calor dos seus adeptos, que vão ajudar a criar um ambiente favorável à conquista de mais 3 pontos nesta luta pelo título nacional.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 13 de dezembro de 2024