Basquetebol

14 dezembro 2024, 16h47

Benfica-Galitos

Trey Drechsel

RESUMO DO JOGO

Liga Betclic
8.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Benfica 91
Galitos 68
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
22-23 47-32 68-46 91-68

O Benfica recebeu e venceu o Galitos, por 91-68, em jogo da 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic neste sábado, 14 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade. Os jovens João Panzo e Hugo Silva estrearam-se pela equipa principal.

Sem poder contar com Nico Carvacho – recebeu o prémio de MVP da Liga no mês de novembro antes do jogo – e Tyler Stone, ausentes por lesão, e tendo Diogo Gameiro, Eduardo Francisco, Betinho Gomes e Daniel Relvão condicionados por questões físicas, o técnico Norberto Alves chamou os jovens Hugo Silva e João Panzo para o embate com o Galitos.

Benfica-Galitos

A formação forasteira entrou bem no encontro, mostrando acerto no jogo exterior, com dois triplos que colocaram o marcador em 2-11. Norberto Alves solicitou um desconto de tempo, aos 4', e as águias afinaram alguns detalhes, aumentando a velocidade das suas ações, a agressividade junto das tabelas e na procura da bola. Tal, associado aos quatro triplos obtidos pelos encarnados, levou o marcador para a diferença mínima no final do 1.º quarto, favorável aos visitantes (22-23).

Um lançamento de dois pontos de Aaron Broussard a abrir o 2.º parcial colocou o Benfica pela primeira vez em vantagem na contenda (24-23). Dois triplos de José Barbosa, aos 5' do 2.º quarto, deixaram os homens da casa com uma vantagem de sete pontos (36-29) e deram um claro sentido ao jogo daí em diante. Antes do intervalo, destaque para a estreia do extremo/poste de 17 anos João Panzo – marcou dois pontos no primeiro lançamento que fez – na equipa principal, que foi para o descanso na dianteira (47-32).

Benfica-Galitos

O recomeço do encontro foi feito consoante a tendência que se verificava antes do período de descanso, com o Benfica a manter a postura, concretamente em termos defensivos. À passagem dos cinco minutos do 3.º quarto, os visitados chegaram à diferença máxima no encontro até então (57-36) e continuaram a acentuar as diferenças no marcador, que no final do parcial registava uma vantagem de 22 pontos (68-46).

No último quarto do desafio, Norberto Alves promoveu alguma rotação dos jogadores, sem que o rendimento do coletivo sofresse com o facto, terminando o duelo com um triunfo claro (91-68). Destaque também para a estreia do extremo/poste Hugo Silva, de 22 anos, que entrou na quadra a pouco mais de dois minutos do final do jogo.

Benfica-Galitos

O Benfica mantém assim o registo 100 por cento vitorioso na competição, com oito triunfos em outros tantos jogos, e na próxima ronda, a 9.ª, desloca-se ao recinto do CD Póvoa, em jogo agendado para 22 de dezembro, às 15h00, no Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa, na Póvoa de Varzim. Antes, na terça-feira, 17 de dezembro, os encarnados recebem o NINERS Chemnitz, em jogo da 6.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, agendado para as 20h30, no Pavilhão Fidelidade.

Benfica-Galitos

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Não começámos muito bem, especialmente defensivamente. Tínhamos de ser mais duros a defender o jogador com bola, comunicar melhor, e o adversário teve alguns cestos fáceis. Depois aumentámos a pressão defensiva, movimentámos a bola e colocámos o jogo coletivo que temos. A partir daí o jogo correu normalmente a defender e a atacar. Com as lesões que temos, demos oportunidade a gente mais nova que tem trabalhado connosco. Mostraram carácter! Temos praticamente 50% da equipa com problemas físicos, e têm sido os jovens a permitir ter qualidade no treino. Não há jogos fáceis, temos de jogar nos limites, mas temos uma equipa com enorme carácter. Não é fácil, com tantos azares que temos tido neste início da época, os jogadores manterem-se sempre unidos, coesos e a acreditarem."

Benfica-Galitos

Makram Ben Romdhane (extremo/poste e capitão do Benfica): "Começámos mal o jogo, mas depois estivemos bem. Este momento é difícil, pois temos vários jogadores com problemas físicos e isso tem aumentado a carga física nos restantes. Tem sido muito difícil conseguir jogar como pretendemos. Em todos os jogos temos mudado a nossa forma de jogar, mas a equipa tem estado focada e os jogadores têm dado tudo. Estou muito orgulhoso pela forma como a equipa tem jogado, temos de manter esta mentalidade. Mesmo com as lesões, continuamos a lutar, toda a gente tem dado mais, e será com esta mentalidade que se faz uma equipa campeã."

Benfica-Galitos

Liga Betclic (1.ª fase) | 8.ª jornada | 14/12/2024
Benfica-Galitos
91-68
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Eduardo Francisco e Makram Ben Romdhane
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes, Hugo Silva e João Panzo
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial do Galitos
Claude Robinson III, Miguel Correia, Elijah Cadden, Malcolm Richardson e Lloyd Bryan Jr.
Suplentes
Guilherme Mestre, Rui Palhares, Ricardo Guerreiro, Gamil Carvalho, Jaques Conceição e Daniel Machado
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
22-23 47-32 68-46 91-68
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (17), Trey Drechsel (16), Makram Ben Romdhane (16), Betinho Gomes (14), José Barbosa (10), Daniel Relvão (6), José Silva (5), Ahmaad Rorie (3), Eduardo Francisco (2) e João Panzo (2)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 14 de dezembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol