Clube

25 dezembro 2024, 19h04

Reportagem ceia Natal 2024

Natal solidário no Estádio da Luz

O Clube, a Fundação Benfica e o departamento das Casas uniram-se e, no dia 24 de dezembro, realizam, em vários pontos, consoadas solidárias. As embaixadas em Abrantes, Newark, Vendas Novas, Vila Nova de Gaia e Viseu, assim como o Estádio da Luz, abriram portas a um Natal em família.

Natal é família. É o cheiro doce, com travos a canela e a laranja, a percorrer os cantos da casa. A cozinha onde todos se juntam num caos que aconchega; a mesa em que se reúnem e onde os risos e a partilha se fundem num ambiente de harmonia, que culmina na sempre aguardada troca de presentes. É para os mais novos, mas é de todos.

É com esta imagem que muitos de nós crescemos, a mesma que, ano após ano, vamos reconstruindo, com mais, ou menos, em torno dessa mesma mesa. Mas há aqueles que, por várias vicissitudes, não lhe conhecem o sabor. Não lhe vivem o encanto. E é aqui que, nesta época em especial, entra a solidariedade, que, de mãos firmes dadas ao Natal, leva um pouco dessa magia a quem não a tem.

Nesse sentido, o Clube, a Fundação Benfica e o departamento das Casas uniram-se e deram vida à segunda consoada solidária, que, no dia 24 de dezembro, passou pelas embaixadas em Abrantes, Newark, Vendas Novas, Vila Nova de Gaia e Viseu, e pelo Estádio da Luz.

É por aqui que começamos: pela nossa casa-mãe.

Reportagem ceia Natal 2024

A MAGIA DO ESTÁDIO DA LUZ

Ao encargo da Santa Casa da Misericórdia e da Comunidade Vida e Paz, os convidados especiais que protagonizam esta página da nossa reportagem viveram o primeiro momento de apoteose ainda nos autocarros, quando, no horizonte, avistaram o Estádio da Luz.

Na Catedral, na Sala dos Campeões Europeus, onde se realizaria um lanche em forma de consoada, as mesas redondas adornadas com o típico bolo-rei ao centro, uma árvore de Natal e um bufete com as iguarias tradicionais da quadra, aguardavam-os.

Às 16h30, começaram a chegar ao espaço, onde, à entrada, receberam um barrete de Natal estampado com o emblema do Benfica. Entusiasmados com o que ali viam especialmente preparado para si, sentaram-se e retiraram, das costas das cadeiras, um saco com presentes. Lá dentro, entre outras coisas, havia cachecóis do Glorioso, e, com grande efusão, não demoraram a colocá-los sobre os ombros. Alguns já vinham vestidos a rigor. Agora, estavam todos à Benfica!

Para uns, estar ali era novidade e, com o olhar virado para o imponente interior do Estádio da Luz, aproveitaram para registar o momento através de fotografias. Outros já ali tinham estado, maioritariamente para assistirem a jogos de futebol, uma das ações que a Fundação Benfica, em parceria com ambas as instituições, proporciona.

Reportagem ceia Natal 2024

Em conversa com o Site Oficial, Celestino Cunha, representante da Comunidade Vida e Paz, falou-nos da "relação de longa data" com o Clube e das pessoas que ali estavam ao encargo da instituição.

"Diria que é a primeira vez que estamos a fazer Natal. Nós, no ano passado, viemos muitas vezes ao futebol. As equipas da Comunidade Vida e Paz envolvem cerca de 500 voluntários e vamos às ruas todas as noites. O critério que temos, interno, é de não trazermos as pessoas que já estão connosco no nosso centro, porque a Comunidade Vida e Paz tem centros de reabilitação, e as pessoas apreciam sempre vir ao futebol, até as que são de outros clubes gostam de vir aqui, mas na rua também é muito importante. O princípio é, sempre com alguns voluntários, distribuir alguns convites, e trazer as pessoas ao futebol. Isso tem sido a tradição e acontece com muita frequência", revelou.

O Natal, como acrescentou, "foi uma novidade", uma ideia da Fundação Benfica, que acolheram com naturalidade.

"A ideia foi criar aqui uma coisa parecida com a nossa própria festa de Natal. Convidar as pessoas da rua, convidá-las com o seu próprio convite pessoalizado, ter uma lista de convidados, proporcionar o transporte e por aí fora, e depois, chegar ao espaço em que são recebidos com esta magia que é, também, estar no Estádio. As pessoas virem ao Estádio e terem um excelente lanche, no dia em que é, em particular... Falava com uma pessoa aqui há pouco que veio a pé. Demos-lhe o convite há dias e ele veio cá. O nosso critério, e aquilo em que pensámos, foi: o dia 24 é para as pessoas que estão sozinhas. Os convites que fomos entregando foi às pessoas que estavam mais sozinhas. Os outros, de alguma maneira, conseguem aceder a mais alguns, interagem melhor. Agora, na rua, há sempre aquelas pessoas mais isoladas e sozinhas. É um momento especial e percebe-se pelo ambiente que estão muito agradecidos, e nós também, por sermos parceiros e criarmos este momento", concluiu.

Reportagem ceia Natal 2024

Também a Santa Casa da Misericórdia, como nos explicou António Santinha, representante da organização, "tem um protocolo de longa data com a Fundação Benfica e com o Sport Lisboa e Benfica" e, fruto do mesmo, realiza várias atividades na Luz ao longo do ano.

"O Natal é uma altura especialmente difícil para algumas destas pessoas e algumas das crianças, portanto, aqui, a nossa articulação é ainda mais forte. Temos tido mais iniciativas nas últimas semanas e esta é a última antes do Natal. Hoje, com algumas pessoas que estão em dificuldade e, portanto, virem ao Estádio e poderem estar aqui um pouco neste convívio, é para elas, com certeza, uma sensação muito satisfatória. O virem ao Estádio da Luz – nós temos uma comunidade grande de Benfiquistas – eles estão habituados. Tanto para ver os jogos, como para outras iniciativas, e ao longo do ano é uma atividade que eles vão mantendo. Para eles, quando lhes aparece uma atividade na altura do Natal, não é nada estranho e aproveitam, mais uma vez, para estarem no Estádio, fazerem perguntas, estarem com outras pessoas, e isso é importante", reconheceu.

Enquanto desfrutavam do lanche, metiam a conversa em dia e, um dos temas, claro, era o Benfica. Nas "nuvens com o 1.º lugar" da equipa de futebol profissional, um convidado deixou expresso o desejo de ver ser conquistado o 39.

O ambiente estava festivo, e a música de Natal pouco ou nada se ouvia, porque, neste largo grupo, um elemento muito efusivo ia dando o mote para que, em menos de nada, estas vozes – tantas vezes caladas –, se tornassem ensurdecedoras.

Reportagem ceia Natal 2024

O APOGEU DA CONSOADA

Presente na consoada, o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, sentou-se entre os convidados, que não hesitaram em abraçá-lo e em trocar com ele algumas palavras.

"Para mim, pessoalmente, que vivo o Natal com muita intensidade – desde miúdo fui habituado a viver em família –, é uma causa que me transcende pessoalmente. Ultrapassa a minha alegria ver tanta gente aqui satisfeita, contente, gente abandonada. Estava aqui um senhor que vive na Gare do Oriente, e o Benfica é mais que um clube, muito mais que um clube, é tudo isto que nós estamos a ver, e estas pessoas foram recebidas no Benfica, não num pavilhão, foram recebidas onde as pessoas devem ser recebidas, foram recebidas na Tribuna Presidencial. É o lugar deles, e é com muita, muita honra que eu me sinto, e me sento aqui no meio desta gente, e tenho estado a falar, a conversar, a sentir. Esta outra pessoa me dizia: já não sou um ser humano. E estas coisas eu não posso ouvir, aqui ao menos sentem-se humanos. Isto já foi feito o ano passado e, agora, espero que continue", desejou Carlos Moia.

Com o cair da noite, a iluminação do Estádio e as imagens natalícias que refletiam no relvado tornaram o momento ainda mais emocionante. Natal também é na Luz!

Reportagem ceia Natal 2024

Foi com esta pintura vermelha e branca que, às 17h20, o Presidente Rui Costa chegou à Sala dos Campeões Europeus. O rebuliço, fervor e êxtase instalaram-se no espaço e, com grande euforia, os convidados foram ao encontro do Presidente. Tiraram fotografias, pediram autógrafos, deram gritos de Benfica. Ninguém ficou indiferente e, sem mãos a medir, Rui Costa retribuiu o carinho a esta grande família.

Imponente e majestosa, a Águia Vitória deixou muitos com olhar de admiração. Outros, aproveitaram para fazer o registo.

Sem pressa, entre estes dois momentos ficaram. Vistos, ouvidos, protagonistas de um momento de confraternização em que esqueceram tudo o resto e sentiram que pertencem. No final, à porta da sala, Rui Costa desejou um "bom Natal a todos". E todos retribuíram, cantando, a bons pulmões, "SLB, Glorioso, SLB", à medida a que o Presidente ia saindo.

Neste 24 de dezembro de 2024, 120 pessoas foram recebidas pelo Sport Lisboa e Benfica – que neste mesmo ano completou 120 anos de vida – e, junto da Família Benfica, que ninguém deixa de fora, viveram uma consoada que, certamente, lhes aqueceu o coração!

Reportagem ceia Natal 2024

SEGUNDO ANO NA CASA BENFICA VENDAS NOVAS

Este ano não foi diferente no que às Casas Benfica diz respeito. Depois das ações nas embaixadas de Albufeira, Vendas Novas e Santarém, em 2023, foi a vez de Abrantes, Newark, Vila Nova de Gaia e Viseu, às quais se juntou a Casa em Vendas Novas, abrirem portas para receberem pessoas locais que, por diversas razões, passariam esta quadra sozinhas.

Pelo segundo ano consecutivo na embaixada em Vendas Novas, que abriu os braços a 20 pessoas e, à mesa, lhes proporcionou um momento de comunhão, o vice-presidente Domingos Almeida Lima explicou o cerne desta causa, que fala por si.

"O Benfica está a organizar uma ação de solidariedade para com as pessoas mais desfavorecidas, que nesta data estão mais sós. É uma ação que está a ser replicada por outras Casas e no Estádio da Luz. É com muito gosto que aqui estou, a acompanhar os idosos, e não só, que nesta data estão mais sós e precisam do nosso apoio e da nossa solidariedade. É o Benfica no seu todo, mobilizado para isto. É uma data simbólica, muito importante. O 24 de dezembro é uma data em família, e nós estamos aqui para celebrar em família", asseverou.

Com o desejo de que esta ação se repita sempre e tenha continuidade, Domingos Almeida Lima reforçou a importância do espírito de solidariedade.

"O nosso interesse é que esta ação seja alargada a todo o país e o Mundo. Felizmente, neste ano, Newark já esteve presente. Que menos gente passe esta data sozinha, sem família. O espírito de solidariedade é o que importa realçar", sublinhou.

CB Vendas Novas

Também presente esteve Miguel Bento, diretor Comercial e de Marketing do Benfica, que, nas suas palavras, destacou a preocupação solidária do Benfica e o papel da Fundação, que, em 2025, completará 16 anos.

"O Benfica é muito mais do que a parte desportiva, sendo que a parte desportiva é aquela que mais se evidencia do ponto de vista mediático. A Fundação, já com mais de uma década e meia de trabalho, tem tido um trabalho fortíssimo do ponto de vista daquilo que é a evidência da preocupação solidária e social que o Benfica tem, e, portanto, este é um gesto que vai para além daquilo que é normal, quotidianamente, mas o Natal é isto mesmo. É juntar as pessoas, e entendemos que para aquelas que não têm com quem se juntar, o Benfica deveria abrir as portas das Casas para as acolher", disse.

"É um orgulho o trabalho que a Fundação faz. A Fundação tem muitos projetos e tem projetos muito ambiciosos. Vai ter novas fontes de rendimento e, uma das evidências, vai ser o novo hotel do Benfica, que vai gerar novos rendimentos para a Fundação e, portanto, novos rendimentos para a Fundação são para investir exatamente naquilo que é a razão da sua existência. Os próximos anos serão ainda mais fortes para a afirmação da Fundação como uma das componentes do maior orgulho da nação Benfica", afirmou.

António Estrela, presidente da Casa Benfica Vendas Novas, falou dos sentimentos envoltos na iniciativa.

"É um sentimento glorioso. Um sentimento que nos traz dentro da nossa alma benfiquista, todas estas situações solidárias, por parte da Direção da Casa Benfica. Tem todo o mérito em ter esta ação solidária, em que através das Casas Benfica, consegue chegar mais próximo do que é a solidariedade e o benfiquismo, e esta questão de juntar aqui as pessoas, para mim é um exemplo de que a Casa Benfica não é apenas uma coletividade só para ver os jogos do Benfica. A Casa Benfica, como outras Casas, como o Benfica, na ação social, conseguem estar próximo da comunidade, neste caso, a comunidade de Vendas Novas. A Casa Benfica está ao serviço de toda a comunidade local. Para nós é um privilégio podermos participar nesta ação solidária, promovida pela Direção do Sport Lisboa e Benfica", concluiu.

NATAL SOLIDÁRIO EM NEWARK, VISEU E ABRANTES

Além-fronteiras, em Newark, o espírito do Natal juntou-se à paixão benfiquista, num almoço organizado para a comunidade local, como deu conta o presidente da embaixada, Virgílio Gomes.

"O Sport Lisboa e Benfica está a fazer este almoço de Natal, o qual agradecemos. Enviaram presentes para oferecer a estas pessoas, e o Clube está cá para isso, para ajudar a comunidade", revelou.

Já o vereador de Newark, Michael Silva, ressalvou o papel do Benfica na comunidade e o trabalho conjunto: "É um dia para os idosos e para a nossa comunidade."

CB Viseu

Em Viseu, o diretor da Fundação Benfica, Jorge Miranda, descreveu um momento "fantástico", e em família, que proporcionou um Natal diferente a quem por ali passou.

"Está a ser fantástico. Onde quer que esteja o Benfica, estamos em família. O ambiente é exatamente esse. Estamos tranquilos, temos partilhado memórias e, sobretudo falado muito do nosso Benfica, que é o que nos une", partilhou.

"É a primeira vez que a Casa Benfica Viseu entra nesta iniciativa connosco. Fomos muito bem acolhidos, e estamos numa zona do país importante. No interior, as famílias ainda vão buscar as pessoas quando estão em instituições, mas há sempre uma razão, ou outra, pela qual não é possível viver em família. Foi por isso que a Casa se associou e temos também de agradecer à Câmara Municipal. Em parceria com a Câmara e os parceiros locais conseguimos proporcionar a estes jovens um dia diferente e um Natal que esperemos que seja bom e que continue a ser bom", desejou.

Fotos de grupo Jorge Jacinto

A consoada em Abrantes foi vivida com "enorme espírito de partilha", como referiu Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, que, no final, vincou a ambição de continuarem com o projeto por muitos mais anos.

"Está a ser vivida com enorme espírito de partilha, até porque Abrantes também é uma cidade com muitas pessoas que, com este novo momento de imigração em Portugal, passam o Natal sozinhos e se juntaram a nós. Um grupo bastante alargado, de todas as idades, com muitas crianças, que é algo que também nos apraz perceber que necessitamos de apoiar. O Benfica tem isso mesmo, não esquecendo que a Casa Benfica Abrantes tem um papel importantíssimo na cidade", descreveu.

"Estamos, sinceramente, muito contentes com o que se está a passar. É um momento único. Que possamos fazer isto com regularidade, porque isto é que é o Natal. O verdadeiro espírito de partilha. O Benfica é um aglutinador das pessoas. Por isso, parabéns à Fundação e às Casas Benfica, que mais um ano, estão de parabéns pela dinâmica que criaram. Habituamo-nos a falar de solidariedade de forma muito natural, mas não a chegamos a praticar", terminou.

Que estas iniciativas se repitam por muitos mais anos, e que, consigo, levem um pouco da magia do Natal a quem, de alguma forma, a perdeu.

No Benfica, o Natal é família. É a casa onde não moramos, mas onde sabemos que teremos sempre um lugar! Todos contam!

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victória Ribeiro e SL Benfica
Última atualização: 30 de dezembro de 2024

Relacionadas