Reportagem

27 dezembro 2024, 10h00

Casa Benfica Batalha

Festejos dos 12 anos da Casa Benfica Batalha

REPORTAGEM BTV

No coração de Portugal, no centro da histórica cidade da Batalha, a Casa Benfica local comemorou, a 23 de agosto, o 12.º aniversário. Um marco que representa não só uma longa jornada de dedicação e união, mas também a solidificação de um ponto de encontro essencial para os Benfiquistas da região.

Com uma história marcada pela paixão e pela luta, a Casa Benfica Batalha não acolhe apenas os adeptos do Clube, mas reflete também a força de uma marca que é muito mais do que futebol – é um símbolo de união, amizade e mística.

Casa Benfica Batalha

Pedro Cerejo, presidente da Casa Benfica Batalha, esteve à frente da celebração, destacando o esforço contínuo para garantir o sucesso da embaixada encarnada n.º 241. Para ele, a função de liderança vai além do cargo que ocupa.

"É uma Casa com 12 anos oficiais, 13 não oficiais, que luta todos os dias, e com muitas dinâmicas a nível do cliente. É uma Casa que funciona muito bem, derivado do nosso trabalho durante estes anos todos. Com luta e determinação, nós vamos conseguindo dia a dia", disse ao programa da BTV Pelas Casas do Benfica.

Reconhecido por seu trabalho árduo e dedicação, o dirigente não se limita ao cargo de presidente, assumindo múltiplas funções, desde a cozinha até à gestão das redes sociais.

"É uma questão de gosto e de olhar para a Casa e querer que ela cresça. E para crescer, muitas das vezes temos de vestir a camisola e ir à luta. Não há outra maneira", salientou Pedro Cerejo.

Casa Benfica Batalha

Embora 12 anos possa parecer um número pequeno, o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima, salientou a relevância do trabalho realizado pelas Casas Benfica, enfatizando a dedicação e o esforço diário de dirigentes e associados.

"As pessoas muitas vezes não entendem o trabalho que estas Casas fazem, a responsabilidade que têm, e a dedicação que tem de ser preciso para levar por diante esse mesmo trabalho. Embora 12 seja um número ainda curto, é uma data que devemos festejar com muita satisfação, porque são 12 anos de uma Casa com uma gestão bem sustentada, com uma gestão equilibrada, e que está plenamente aos serviços da comunidade do Benfica aqui na Batalha, que é esse o principal objetivo", explicou o vice-presidente do Clube.

Casa Benfica Batalha

A festa não poderia ser completa sem a presença de figuras ilustres que fizeram história no Benfica. Isaías, glória do Clube, foi recebido com grande entusiasmo pelos Benfiquistas da Batalha, numa visita que simboliza a continuidade da ligação entre o Clube e os adeptos.

"É sempre uma alegria enorme, porque estamos tão longe da nossa casa, tão longe e tão perto ao mesmo tempo. (…) O Benfica é tão grande que a casa balança, cai uma porta, cai uma janela, mas a casa não cai, ergue-se novamente. E o Benfica é isso, é esta família enorme em todos os cantos de Portugal, em todos os cantos do mundo. É sempre importante e é sempre gratificante quando tenho esta oportunidade de, numa confraternização destas, estar aqui e transmitir um pouquinho do que é a história, do que é a mística do Benfica", destacou.

Casa Benfica Batalha

Para Domingos Almeida Lima é essencial trazer as glórias do Benfica para as Casas do Clube, não apenas os futebolistas, mas também os atletas de outras modalidades, reforçando o ecletismo e a união do Sport Lisboa e Benfica.

"Eu tenho-me esforçado e vou esforçar-me no futuro para convidar, para me acompanharem e estarem presentes nestes acontecimentos o maior número de atletas possível. O Benfica é o Clube mais eclético do mundo, e, portanto, do futebol, que é o core business, obviamente que sim, mas sempre que não seja possível o futebol, virão atletas das modalidades masculinas ou femininas", garantiu.

Casa Benfica Batalha

Outro rosto imprescindível para o sucesso da Casa Benfica Batalha é Germano Santos Pergosa, presidente da Assembleia Geral e um dos sócios-fundadores. Ele, que esteve presente desde o início desta história, revelou a sua ligação afetiva e duradoura esta embaixada encarnada, um lugar que ajudou a fundar há mais de uma década.

"Gosto da Casa, fundei-a, sou um dos homens que fez a escritura no notário. E pronto, cá estou, desde essa altura. São 12 anos que passaram a correr. E nós cá estamos na nossa luta todos os dias. Os meus colegas têm-me sempre elegido para presidente da Assembleia Geral, e como fundador estou muito grato por essa distinção", confidenciou.

Casa Benfica Batalha

Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas do Benfica, destacou o papel fundamental da localização estratégica da embaixada n.º241, que tem contribuído para o seu sucesso. Situada numa das zonas mais turísticas de Portugal, entre Fátima, Nazaré e Alcobaça, a Casa tornou-se não apenas um ponto de encontro para os Benfiquistas, mas também um espaço de valorização da marca Benfica para os turistas que visitam a região.

"Está numa zona de um turismo cada vez mais acentuado, aqui no eixo entre Fátima, Nazaré, Alcobaça e Batalha. Esta é uma Casa que tem trazido muitas pessoas, que tem tido muitas pessoas diariamente, e principalmente agora também muito turismo, muitos estrangeiros. Isto também é bom para dignificar a marca do Benfica, porque é muito importante também que toda a Europa, todo o mundo, perceba o que é o Benfica", reforçou.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de dezembro de 2024