Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
O jantar de celebração dos 25 anos da Casa Benfica Paredes contou com a presença de mais de duas centenas de Benfiquistas. A reportagem do Pelas Casas do Benfica, da BTV, esteve lá.
10 janeiro 2025, 09h00
Bolo de aniversário
O Marquês do Norte, como é conhecida, pintou-se de vermelho e branco na comemoração do seu quarto de século. O evento, realizado na Quinta Alto do Crasto, recebeu mais de 220 pessoas num jantar memorável. Um número limitado pela capacidade do espaço, que, para muitos, simbolizou o grande sucesso da Casa ao longo dos seus 25 anos de vida.
Fernando Mendes, atual presidente da Casa Benfica Paredes, teve a oportunidade de refletir sobre a sua longa ligação com a instituição, explicando, com entusiasmo, como iniciou uma caminhada de já quase três décadas (28 anos), antes de assumir a presidência.
"Como presidente, tomei posse no dia 15 de maio. Mas já cá ando há 28 anos, ainda não existia a Casa. Tenho andado no Conselho Fiscal, tenho ajudado, e agora, ultimamente, é que me calhou ser o presidente da Casa Benfica", disse, sorridente, ao programa da BTV Pelas Casa do Benfica, destacando a missão da embaixada encarnada n.º 116, voltada para todas as gerações, especialmente para os mais jovens, e reafirmando o compromisso de manter o crescimento e a formação de novos atletas.
Antes do jantar houve uma homenagem à jogadora Lúcia Alves, da equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica. A imagem da internacional portuguesa natural de Paredes, descerrada pelos pais da atleta, ficou eternizada na parede da embaixada. Impedida de estar presente por compromissos profissionais, a atleta partilhou um vídeo emotivo, onde lembrou a importância que a Casa Benfica Paredes teve na sua formação pessoal e desportiva.
"Queria agradecer, pois é um sítio muito especial para mim. Foi onde eu passei a maior parte da minha infância, onde partilhei grandes momentos com os meus amigos. Conheço a maior parte das pessoas que aí trabalham e fico extremamente feliz por poder ser uma imagem para a minha Casa do Benfica", salientou.
Quem esteve presente foi a mãe de Lúcia Alves, também ela Lúcia, que aproveitou a ocasião para expressar toda a sua gratidão à Casa Benfica Paredes. Com um sorriso de orgulho, falou sobre o impacto da embaixada na vida tanto da filha como da própria família.
"Quero agradecer à Casa Benfica, em especial ao Sr. Fernando, por ter feito esta homenagem à minha filha. Quero mesmo agradecer à Casa Benfica o carinho que tem demonstrado, a homenagem que estão a fazer à Lúcia", agradeceu, lembrando, com carinho, a dedicação da filha ao futebol, que começou justamente em Paredes.
"Somos todos Benfiquistas. Realmente, ela vinha para aqui com o pai desde muito novinha. Foi mesmo aqui que tudo começou. A Lúcia foi sempre muito louca por futebol, ela adorava futebol. Aliás, a Lúcia nunca brincou com bonecas, sempre bola, sempre", recordou a mãe, Lúcia, expressando os seus desejos para o futuro da Casa.
"Quero que isto cresça, quero ver a minha filha lá em cima, mas que a Casa Benfica continue a ter o sucesso que tem tido. Até porque eu acho que a nossa Casa é das mais bonitas do Benfica", afirmou.
Paulo Borges, responsável pela secção de atletismo da Casa Benfica Paredes, partilhou um pouco da história da modalidade, que começou em 2005, revelando como, desde a sua chegada, foi desenvolvendo a secção, com grande dedicação e sucesso.
"Isto começou em 2005. Eu vim trazer o meu filho para praticar atletismo, e, passado um ano, quando acordei, estava sozinho a tomar conta. Isto foi em 2005. Olhe, estou cá até hoje", contou, entre risos.
O responsável destacou ainda o crescimento da secção de atletismo ao longo dos últimos anos, com a presença de atletas que começaram a ter visibilidade a nível nacional.
"Inicialmente, dedicávamo-nos a participar em provas a nível regional, e, com o tempo, foram aparecendo atletas com alguma qualidade. A partir de 2009, começámos a ter já atletas com impacto a nível nacional, com títulos nacionais, tanto individuais como coletivos. E foi aí que se notou um crescimento e um aparecimento também de mais atletas para participar e fazer parte desta Casa", descreveu Paulo Borges, responsável por uma secção que conta, atualmente, com cerca de 16 atletas, com idades que vão dos Benjamins aos Seniores, e na qual a formação é o grande foco.
Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, também esteve presente e parabenizou a Casa Benfica Paredes pelos seus 25 anos de dedicação e de trabalho em prol do Clube. O dirigente encarnado fez ainda questão de destacar o impacto da Casa no Norte do país e no mundo benfiquista.
"É uma Casa típica e é uma Casa já tipo também aqui do Benfica, e uma grande referência do Norte do país. É uma Casa que é conhecida mundialmente no mundo benfiquista pela maneira como festeja os títulos do Benfica, mas, para além disso, tem um trabalho muito bom a nível das modalidades, a nível da juventude. Portanto, são 25 anos de muito trabalho, de muita dedicação, e de um grande trabalho a favor do Sport Lisboa e Benfica", considerou, salientando a força e o entusiasmo dos Benfiquistas do Norte.
"Os adeptos do Norte manifestam um apoio mais eufórico e mais emotivo, mas em termos de benfiquismo… o benfiquismo é em todo o mundo", reforçou.
Quem também fez questão de reconhecer a importância da CB Paredes, salientando a união e a liderança que são fundamentais para o sucesso de qualquer embaixada do Clube, foi Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica.
"Estas pessoas souberam unir-se à volta de uma única causa, que era abrir a Casa Benfica. Quando se juntam mais de 100 pessoas, em que cada uma contribui à sua forma para adquirir um piso, para fazer as obras, e abrir uma Casa, isso mostra bem que tem de haver uma liderança, tem de haver uma união. E essa união existe em Paredes, essas lideranças existem em Paredes, onde todas as pessoas estão juntas naquilo que é o objetivo final. Por isso, todas as Casas Benfica que querem abrir têm de olhar para Paredes como um sítio de grande inovação dessa união", referiu.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de janeiro de 2025