Voleibol Feminino

10 janeiro 2025, 18h44

Rui Moreira

Rui Moreira

Eficiência no serviço e o apoio vindo das bancadas foram duas armas apontadas por Rui Moreira e Angélica Malinverno para o Benfica-Sporting deste domingo, 12 de janeiro (18h00), dérbi da 15.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

Na antevisão à partida que opõe os dois primeiros classificados da competição, o treinador das águias garantiu que sente a sua equipa "mais consistente individual e coletivamente" em comparação com o primeiro duelo entre os rivais de Lisboa, disputado no passado mês de outubro.

Mergulhando na estratégia, Rui Moreira revelou que o acerto da linha de serviço poderá ser uma das chaves para desequilibrar um jogo entre duas equipas de qualidade e que já se conhecem muito bem, onde o fator casa também poderá ditar diferenças.

Rui Moreira

Ouça Rui Moreira

"A estratégia de jogo passa por nós precisarmos de servir muito bem, porque a grande chave, na minha opinião, da equipa do Sporting é a capacidade que a distribuidora tem de desequilibrar o jogo. Se nós tivermos um bom desempenho na linha de serviço, naturalmente vamos acabar por condicionar a estratégia da distribuidora. Depois, estou a contar com bastantes ralis e acho que, nesse aspeto, temos de ter alguma paciência para escolher os momentos em que precisamos de arriscar para tentar fechar o jogo e os momentos em que temos de obrigar o adversário a jogar. Estes são os dois pontos-chave da equipa adversária. Acho que se nós os conseguirmos anular e, se a par disto, conseguirmos ter uma boa casa, uma casa composta, com os nossos adeptos, com muitos Benfiquistas a puxarem por nós, a empurrarem-nos para as vitórias, e a fazer do fator casa uma mais-valia para nós, acho que podemos ter sucesso no domingo", referiu, em declarações à BTV.

Bilhetes para o jogo

Ver mais

Vindo de um exigente confronto europeu frente às italianas do RMF Chieri, Rui Moreira admitiu que a campanha na CEV Challenge Cup Women tem obrigado a alguma gestão de fadiga, mas reforça que esta é compensada pela evolução da equipa, que tem sido visível nacional e internacionalmente.

"Começámos a consolidar-nos e a crescer quando começámos a jogar as competições europeias. A adversidade que encontramos sempre nestes jogos obrigou-nos a crescer individual e coletivamente. Por isso, acho que o facto de estarmos nas competições europeias, seja ela qual for, é uma mais-valia para as jogadoras, para o staff, para o clube, para o desenvolvimento da equipa, para o desenvolvimento do voleibol português. Tudo isso contribui para o nosso desenvolvimento", concluiu.

Angélica Malinverno

Ouça Angélica Malinverno

Alinhando na análise do treinador, a capitã Angélica Malinverno também apontou a eficácia no serviço como decisiva para um final feliz no duelo frente ao Sporting.

"Acredito que a chave seja um bom serviço. No nosso primeiro jogo contra elas, não conseguimos ser eficientes na linha de serviço e isso custou-nos muito. Elas têm uma ótima distribuidora e uma equipa muito consistente, onde ninguém tem grandes pontuações, mas onde toda a gente joga e pontua. Então, acredito que uma linha de serviço eficiente facilite o nosso jogo em termos de marcação, de resposta dentro do jogo. Para mim esse é o ponto crucial e, claro, ter consistência", afirmou a central brasileira.

Lembrando os três dérbis em três dias nos pavilhões do Estádio da Luz, Angélica Malinverno convidou os Benfiquistas a reforçarem os níveis de pressão ao adversário: "É um dérbi que define a liderança do Campeonato e é um jogo muito importante para nós. Contamos muito com os nossos adeptos, com uma casa cheia, com muito barulho e a fazer muita pressão. Não só para nós, como para as outras equipas que vão jogar no pavilhão. É importantíssimo contar com os adeptos e ter a torcida ao lado. Vocês fazem toda a diferença, então, por favor, venham-nos prestigiar e apoiar."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de janeiro de 2025

Patrocinadores Voleibol