Hóquei em Patins

19 janeiro 2025, 18h32

Benfica-AJ Viana

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
11.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
INT: 4-3
Benfica 6
Juventude de Viana 5
Marcadores
Diogo Rafael 6'
João Rodrigues 12'
Gonçalo Pinto 13'
Diogo Rafael 15'
Pau Bargalló 35'
Roberto Di Benedetto 49'
Guilherme Leitão 4'
Guilherme Leitão 5'
Gabriel Silva 15'
Guilherme Leitão 29'
Pedro Batista 33'

Com resiliência e sangue-frio, o Benfica contornou os momentos em que esteve em desvantagem no jogo e bateu a Juventude de Viana, por 6-5. O encontro, da 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, realizou-se neste domingo, 19 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade.

Regresso às contas do Campeonato Nacional, depois de um triunfo expressivo frente ao HC Liceo (5-1), na 6.ª jornada do Grupo B da WSE Champions League, para receber a Juventude de Viana, uma equipa rápida, defensivamente boa e que sai bem nos contra-ataques, como referiu Edu Castro na antevisão.

Para a partida, o treinador escalou um cinco inicial composto por Bernardo Mendes, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues.

Benfica-AJ Viana

Muito disputado e intenso, o jogo teve sete golos na primeira parte, em que o Benfica teve de recuperar de uma desvantagem por 0-2. No minuto 4, devido a uma falta cometida por Nil Roca – admoestado com cartão azul –, a Juventude de Viana beneficiou de um livre direto. No frente a frente com Bernardo Mendes, Guilherme Leitão inaugurou o marcador (0-1).

O 0-2 chegou no minuto seguinte (5'), num contra-ataque dos visitantes, com finalização de Guilherme Leitão. Antes, aos 2', João Rodrigues executou um penálti, para defesa de Bruno Guia.

À procura do golo, os encarnados carregaram e, velozes, a partir de uma recuperação de bola, reduziram para 1-2, por Diogo Rafael, no minuto 6. A levarem perigo à área da Juventude de Viana, as águias igualaram a contenda aos 12', após várias investidas. Numa jogada combinada entre Roberto Di Benedetto e João Rodrigues, o avançado rematou para o guarda-redes afastar e, na recarga, fez o 2-2.

Benfica-Juventude de Viana

A vantagem do Benfica não tardou: com um tiraço, Gonçalo Pinto colocou a equipa na frente do marcador, por 3-2, aos 13'. Dois minutos volvidos (15'), Diogo Rafael esteve perto de dilatar, mas Bruno Guia impediu.

Utilizando uma das suas valias, a Juventude de Viana empatou (3-3) no minuto 15, com um golo de Gabriel Silva, em nova situação de contra-ataque. Na resposta (15'), rápida e com frieza, Diogo Rafael rematou de fora da área para o 4-3 com que se chegou ao intervalo.

A toada manteve-se na segunda metade do encontro. Decorridos 4 minutos (29'), Guilherme Leitão isolou-se, subiu no terreno e atirou para o 4-4. Nova igualdade na Luz, e tudo em aberto!

Benfica-AJ Viana

Impulsionados pelo resultado, os visitantes regressaram à vantagem (4-5) aos 33', por Pedro Batista. Ativos durante toda a partida, os Benfiquistas intensificaram o seu apoio, dando à equipa a força necessária para voltar a dar a volta ao resultado. E não foi preciso esperarem muito para festejar!

A percorrer a quadra desde a área encarnada e a encontrar bem o espaço junto da baliza contrária, Diogo Rafael, numa grande jogada individual, entregou o esférico a Pau Bargalló, que só teve de encostar para o 5-5 (35').

Atrás da vitória, o Benfica tentou chegar ao golo de todas as formas, mas encontrou em Bruno Guia um autêntico muro. No minuto 37, Bernardo Mendes executou uma defesa importante para o desfecho da partida, a remate de Gabriel Silva.

Mesmo em cima do fim, aos 49', Roberto Di Benedetto ficou na posse da bola, subiu no terreno, contornou a oposição, e rematou certeiro para o 6-5!

Segue-se o dérbi da 2.ª jornada (em atraso) da 1.ª fase do Campeonato Nacional. O Benfica recebe o Sporting às 20h00 de quarta-feira, 22 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade.

Benfica-AJ Viana

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 11.ª jornada | 19/01/2025
Benfica-Juventude de Viana
6-5
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Bernardo Mendes, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues
Suplentes
Pedro Henriques, José Miranda, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto
Treinador do Benfica
Edu Castro 
Cinco inicial da Juventude de Viana
Bruno Guia, Hugo Costa, João Araújo, Pedro Batista e Guilherme Leitão
Suplentes
Mati Bridge, Gabriel Silva, Carlos Oliveira, Guilherme Magalhães e Carlos Loureiro
Ao intervalo 4-3
Golos
 Benfica: Diogo Rafael (6' e 15'), João Rodrigues (12'), Gonçalo Pinto (13'), Pau Bargalló (35') e Roberto Di Benedetto (49'); Juventude de Viana: Guilherme Leitão (4', 5' e 29'), Gabriel Silva (15') e Pedro Batista (33')
Marcha do marcador
 0-2; 3-2; 3-3; 4-3; 4-4; 4-5; 6-5

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 19 de janeiro de 2025

Patrocinadores Hóquei