Andebol

21 janeiro 2025, 10h45

Visita ao clube sueco HK Aranäs

Durante a visita ao HK Aranäs, representantes do SL Benfica fortaleceram a parceria entre os clubes, promovendo intercâmbios e projetos futuros para o desenvolvimento da modalidade

No âmbito do protocolo entre o Sport Lisboa e Benfica e o clube de andebol HK Aranäs, três elementos da secção da modalidade encarnada deslocaram-se no início deste ano a Kungsbacka, cidade com 100 000 habitantes situada a cerca de 30 km de Gotemburgo e onde o emblema sueco desenvolve a sua atividade desportiva junto de cerca de 1050 atletas.

Durante dois dias, o treinador e o team manager dos seniores masculinos, Jota González e Pedro Jerónimo, bem como a coordenadora do andebol feminino, Irene Henriques, desenvolveram algumas atividades em conjunto visando o aprofundamento das bases de entendimento já existentes e o fortalecimento da cooperação mútua no futuro.

Visita ao clube sueco HK Aranäs

Na sua primeira intervenção, Jota González realizou uma sessão prática (clinic) destinada aos treinadores do HK Aranäs. Contando com o apoio de uma equipa feminina de Sub-18, o treinador explicou e exemplificou de forma prática alguns conceitos técnico-táticos que habitualmente privilegia na formação dos seus jogadores. Jota González dirigiu ainda várias sessões de treino com diversas equipas masculinas do clube sueco.

Já Irene Henriques, num almoço alargado a dirigentes e patrocinadores do HK Aranäs e ainda a responsáveis políticos da cidade, fez uma breve apresentação do Sport Lisboa e Benfica e abordou a história do andebol no Clube, destacando os sucessos mais recentes na modalidade, como a conquista da EHF European League em masculinos e o Tricampeonato Nacional em femininos.

Visita ao clube sueco HK Aranäs

Seguiram-se algumas sessões de trabalho para aprofundar conhecimentos e identificar áreas de interesse comum a explorar gradualmente por ambos os clubes. Entre as ideias apresentadas estão a realização de torneios conjuntos, estágios de jogadores e treinadores, e a criação de programas de intercâmbio para jovens atletas de ambos os géneros, tendo também ficado em aberto a possibilidade de transferência mútua de jogadores seniores.

O HK Aranäs expressou a sua satisfação pela oportunidade de aprender com profissionais experientes como Jota González, enquanto a presença de Pedro Jerónimo e Irene Henriques abriu portas para futuras colaborações, com ambos os clubes a comprometerem-se a trabalhar para alcançar objetivos comuns.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de janeiro de 2025

Patrocinadores Andebol


Relacionadas