Reportagem

24 janeiro 2025, 10h02

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

Evento contou com a presença de 18 jovens atletas da Benfica Escola de Futebol de Vila Nova de Gaia

REPORTAGEM BTV

O 20.º aniversário da Casa Benfica Vila Nova de Gaia foi celebrado com grande entusiasmo na Quinta da Boucinha, reunindo dirigentes, sócios e atletas para um jantar que ficou marcado pela emoção e pelos planos ambiciosos para o futuro. A comemoração, testemunhada pelo programa da BTV Pelas Casas do Benfica, destacou a relevância desta embaixada, a número 185, que se tornou um ponto de encontro para a fervorosa comunidade benfiquista da região.

Fundada em 1 de outubro de 2004, a Casa Benfica Vila Nova de Gaia conta, atualmente, com 560 sócios e é conhecida por organizar excursões regulares ao Estádio da Luz, em dias de jogo, fortalecendo os laços entre os adeptos e o Clube.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

Celebrar 20 anos é também revisitar os desafios e as conquistas que moldaram a Casa Benfica Vila Nova de Gaia. Linda Santos, presidente da embaixada, recorda o caminho trilhado e o empenho de todos os envolvidos.

"Os sócios fundadores e as direções que passaram por aqui até hoje enfrentaram alguns sacrifícios para conseguir manter a Casa. Foi feita em plena pandemia de COVID-19, portanto, tem todo o mérito quem a construiu, os sacrifícios que fizeram, as ajudas que deram. Foi tudo construído à custa dos sócios, da bondade dos sócios. Estamos aqui neste espaço há relativamente pouco tempo. Ganhámos o Galardão Cosme Damião [em 2021], graças ao empenho que eles tiveram na altura para a reconstrução da Casa neste sítio. Aqui estamos e vamos para a frente", afirmou Linda Santos.

"Vila Nova de Gaia tem muitos Benfiquistas, e eu às vezes interrogo-me onde é que eles andam, onde é que eles param. Portanto, um dos nossos objetivos neste momento é essa união, que eles voltem à Casa, e tentar fazer atividades. Vamos trabalhar nisso, estamos com projetos em andamento. E eu acho que vai correr bem", salientou a presidente da Casa.

Entre os planos futuros, Linda Santos revela a criação de iniciativas desportivas e sociais.

"Estamos a pensar em dois projetos desportivos. Acho que para começar é muito bom. Queremos começar com os infantis, e temos outro projeto sénior. Estamos a pensar também num projeto social, que acho que esse vai dar mais gozo, porque vai abranger os Benfiquistas e toda a comunidade do concelho de Vila Nova de Gaia", explicitou a líder da Casa.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

O evento contou com a presença de 18 jovens atletas da Benfica Escola de Futebol de Vila Nova de Gaia, representando o futuro promissor do desporto na região. Na visão do coordenador da BEF, António Jesus, o desporto é muito mais do que competição; é uma ferramenta de educação e de crescimento.

"A minha função é ajudar os meninos, os treinadores, a delinear planos de treino, organização de jogos, tudo o que envolve a coordenação da escola. O treino é a minha paixão", partilhou.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

As Casas Benfica são pontos de união e de partilha, e o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica Sílvio Cervan sublinhou o papel essencial destas entidades na mobilização dos adeptos e na celebração da paixão pelo Clube, partilhando ainda uma experiência recente.

"No último jogo com o Atlético de Madrid, vim buscar, a Vila Nova de Gaia, um primo que mora aqui para o levar ao Estádio [da Luz]. E passei ali na zona do Gaia Shopping, onde estavam dezenas e dezenas de pessoas com camisolas e cachecóis do Benfica. E eu pensei: 'Tanta gente aqui, porquê?' E depois lembrei-me, é muito simples. Porque a Casa Benfica Vila Nova de Gaia estava a organizar uma excursão", relatou.

"O Estádio da Luz está sempre mais cheio quando as Casas se mobilizam. Onde há portugueses, há Benfiquistas. E, portanto, isto é uma forma de celebrarmos o nosso benfiquismo e darmos alento àqueles que dirigem as Casas Benfica a terem essa força de continuarem com carolice, com desprendimento. Porque a única coisa que faz mover estes dirigentes das Casas Benfica é um grande amor ao Benfica e uma capacidade do gostar de estar com os Benfiquistas", acrescentou.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

A Casa Benfica Vila Nova de Gaia é também um agente de transformação. O vereador Elísio Pinto destacou o seu papel integrador e a relevância para a comunidade local.

"É sempre um privilégio estar a celebrar este 20.º aniversário da Casa Benfica Vila Nova de Gaia. E, por isso, a Câmara associa-se a esta data festiva, e, obviamente, quero deixar uma palavra de agradecimento por tudo aquilo que a Casa Benfica representa, não só na componente desportiva, mas também na componente cultural e social, tendo em conta que nós estamos num município que é o terceiro maior do país", começou por destacar.

"Eu penso que não é uma opção, é uma obrigação. A Câmara Municipal tem de estar junto de todas as organizações, independentemente da sua cor clubista ou não, cultural, recreativa ou social. O que importa é o alcance daquilo que efetivamente, e em particular a Casa Benfica Vila Nova de Gaia, pretende levar a efeito", complementou.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

Com entusiasmo e visão para o futuro, Belmiro Silva, diretor da Casa Benfica Vila Nova de Gaia, destacou o compromisso da instituição com novos desafios e iniciativas.

"Estou muito orgulhoso de fazer parte desta família. É com grande orgulho que defendo esta Casa e os interesses da mesma, e luto pela obra que estamos a desenvolver. Queremos esta Casa mais viva, com mais atividade, temos novos projetos e vamos fazer com que tudo aconteça. Claro que vai levar o seu tempo, mas estamos a preparar", assegurou.

"Esta Casa não é de ninguém. É um conjunto de sócios, são eles os obreiros disto. Isto não tem significado, não tem razão de existir, se não houver sócios, se não houver seguidores, se não houver pessoas que amem realmente e estejam connosco, porque a Casa é deles", concluiu.

Casa Benfica Vila Nova de Gaia

Jorge Jacinto é presença assídua nos aniversários das Casas Benfica espalhadas por todo o país – e não só. Para o diretor do departamento das Casas Benfica, a distância física não diminui a paixão, intensifica, sim, o espírito benfiquista.

"A Família Benfiquista tem aqui uma oportunidade de se juntar e de viver em conjunto o seu Benfica. Isto é praticamente já uma família, que nós vemos na maioria dos grandes eventos que se fazem no Norte, e dá para perceber que estes eventos têm uma mística diferente, porque a distância ao Estádio faz aumentar a paixão, faz aumentar a intensidade com que se vive o Sport Lisboa e Benfica, faz com que as pessoas vivam isto de outra forma", referiu.

"É para isso que servem as Casas Benfica, para fomentar o benfiquismo, para representar o Benfica", finalizou Jorge Jacinto.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 24 de janeiro de 2025