Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na 20.ª jornada, os encarnados defrontam o antepenúltimo classificado no Estádio José Gomes.
31 janeiro 2025, 20h25
Festejo dos jogadores do Benfica
O jogo da 20.ª jornada do Campeonato é disputado neste domingo, 2 de fevereiro, a partir das 20h30, no Estádio José Gomes. Antepenúltimo classificado, o emblema tricolor registou dois empates e duas derrotas nas quatro rondas anteriores, e o histórico de jogos com o Benfica é amplamente favorável aos encarnados.
Em 41 desafios oficiais, as águias venceram 33 embates (80%) e empataram seis vezes (15%). Na Liga, este será o 36.º duelo, mantendo-se a tendência: 28 triunfos do Benfica e cinco igualdades.
Na presente temporada já houve dois jogos entre encarnados e tricolores, ambos disputados no Estádio da Luz. Para o Campeonato, na 3.ª jornada, Kökcü marcou o golo da vitória por 1-0; na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, as águias golearam por 7-0.
Na condição de visitante, o Benfica triunfou em 12 das 17 partidas realizadas com o Estrela da Amadora na Liga (71%). Houve três empates, e 25 golos das águias (1,47 por jogo), mais do dobro dos remates certeiros do emblema da Reboleira (12; 0,71 por partida).
Na atual edição da Liga, os comandados de Bruno Lage apresentam até ao momento uma das mais consistentes defesas (14 golos sofridos; 0,74 por desafio) e um dos ataques mais produtivos (43 golos marcados; média de 2,22 tentos por jogo), em contraste com o Estrela da Amadora, que parte para esta jornada com 16 golos anotados (0,84 por jogo) e 30 encaixados (1,58 por embate).
Os números ajudam a justificar a diferença classificativa entre ambas as formações. Vice-líder, o Benfica surge com uma posse de bola muito superior à média da do próximo rival (59,6% contra 44,9%), mais remates por partida (16,9 para 9,8), dos quais 6,5 são enquadrados com o alvo, para 2,7 dos tricolores, pior equipa da Liga neste parâmetro, segundo dados da plataforma Sofascore.
Nas bolas longas precisas, o Benfica superioriza-se aos demais adversários, com 27,9 por jogo face às 18,9 do Estrela da Amadora. Nos cruzamentos precisos, as águias também são a melhor equipa (6,2 por desafio); os tricolores têm 3,1, apenas com melhor registo do que o Gil Vicente (2,8).
A maior produção atacante dos encarnados tem reflexo na eficácia de passe (85,2% contra 76,4%). Em cantos ganhos e dribles com sucesso, as águias também se superiorizam: respetivamente, 7,4 e 9,2 por jogo, com o Estrela a ficar-se pelos 4,3 e 8,7.
Em termos defensivos, o Benfica soma uma média de 19,2 cortes por partida (melhor emblema neste parâmetro) face aos 18,4 do próximo rival, que fecha o pódio. A nível das interceções, o Estrela da Amadora totaliza uma média de 9,8 por encontro face às 9,3 das águias.
Nos duelos aéreos, o Benfica leva a melhor (média de 57,5 contra 48,3), e nos duelos pelo chão os anfitriões têm um índice ligeiramente favorável – 51,6% para os 49,8% do Benfica.
Em termos individuais, Di María (7 golos) e Aktürkoğlu (6) são os melhores marcadores das águias, sendo o internacional turco o jogador do Benfica com mais assistências (5) na Liga Betclic.
Já Di María também se destaca como o atleta encarnado que mais vezes dispara, em média, às redes adversárias (2,9), sendo simultaneamente o líder nas grandes oportunidades criadas pelo Benfica ao longo das anteriores 19 jornadas: 10.
No Estrela da Amadora, Rodrigo Pinho e Kikas, ambos com 4 golos apontados, são os jogadores em maior foco na hora de atirar à baliza. Kikas é ainda o tricolor que se evidencia nas grandes oportunidades criadas (4). Alan Ruiz é quem mais últimos passes para golo efetua: dois.
Ainda de acordo com os dados da plataforma Sofacore, o capitão Otamendi é a águia com mais passes precisos na prova (972). Florentino e Bah destacam-se nos cortes (49 cada um). Do outro lado, Nilton Varela totaliza 33.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2025