Futebol feminino

31 janeiro 2025, 10h12

Rute Costa

Rute Costa

Bilhetes Benfica-Sporting

À hora combinada, Rute Costa apareceu nas imediações do estúdio da BTV, onde decorreu a gravação do Protagonista. Semblante tranquilo, apesar da tempestade que ela e a equipa enfrentaram, no dia anterior, em Famalicão, e uma simpatia acolhedora.

Seguiu-se uma meia hora descontraída, de conversa amena sobre o Benfica, sobre o dérbi, que se disputará no Estádio da Luz, no sábado, 1 de fevereiro, e sobre as conquistas que ainda ambiciona na sua carreira.

E algo despontou. O carinho e a paixão com que fala do Clube, que considera um dos melhores do mundo e o maior de Portugal. A guarda-redes do Benfica apresenta um discurso articulado, com ideias bem fundamentadas. Se tivesse de arriscar, eu diria que está aqui uma futura treinadora.

Mas vamos à entrevista e ficar a conhecer um pouco melhor as ideias de uma das capitãs da equipa feminina de futebol do Benfica.

Rute Costa

O ETERNO DÉRBI

"Como sempre acontece, vão ser duas equipas a querer ganhar, esperando eu que a nossa queira ganhar mais, porque é isso que nos move. Mas vai ser, certamente, um jogo muito disputado, entre duas equipas que se respeitam, que se conhecem, que vão procurar jogar o seu melhor futebol. São duas equipas com muitas individualidades, que podem decidir um jogo, mas, pessoalmente, acredito mais numa forma coletiva de resolver as coisas. Há sempre o talento individual, que num determinado momento pode ajudar a resolver as coisas, mas sempre enquadrado num coletivo que permite que essa individualidade se possa expressar. Não há talento individual que resolva tudo sozinho, porque antes do último passe ou do golo há a recuperação de bola, há o primeiro passe que faz a ligação, há toda uma sequência que o talento individual não consegue resolver. E nós, no Benfica, temos isso, temos essa noção da importância de um bom coletivo, que funcione e que faça as individualidades sobressair. Nos últimos anos, vimos sair a Kika [Nazareth], a Cloé [Lacasse] ou a Jéssica [Silva], jogadoras que sempre se destacaram pela sua qualidade e pela importância que tinham na equipa, mas nunca nenhuma delas se impunha ao coletivo, pelo contrário, beneficiavam da forma como o coletivo as ajudava. E a equipa, sem elas, continua a ganhar e a jogar bom futebol."

Rute Costa

"Vão ser duas equipas [Benfica e Sporting] a querer ganhar, esperando eu que a nossa queira ganhar mais, porque é isso que nos move. Mas vai ser, certamente, um jogo [dérbi de sábado] muito disputado"

Rute Costa

JOGO DECISIVO

"Pode ser ou não. O Campeonato está mais equilibrado, há mais equipas a colocar dificuldades às melhores equipas, e, portanto, é difícil dizer que um jogo, à 3.ª jornada da 2.ª volta, vai ser decisivo. Mas, se o Benfica ganhar, sinto que estaremos a dar um passo importante para ganhar o Campeonato, que é sempre o nosso maior objetivo de uma temporada. É por isso que acredito que o Sporting entre no jogo um pouco mais pressionado que nós, mas não creio que isso seja suficiente para relaxarmos. Queremos ganhar o jogo, estamos a preparar-nos para isso, para deixar a pele em campo, diante dos nossos adeptos, que nos apoiam incansavelmente e que merecem que deixemos sempre tudo em campo. E vamos deixar, essa é uma garantia que posso dar. Acredito que será um grande espetáculo e que, mais uma vez, vai ajudar a promover o futebol feminino."

UM SPORTING GOLEADOR

"É uma equipa que tem vindo a marcar muitos golos, nos últimos jogos, mas não é isso que nos intimida, porque sabemos que, muitas vezes, o contexto importa. Ainda agora, no nosso último jogo, frente ao Famalicão, tínhamos o objetivo de marcar o maior número de golos que nos fosse possível, mas depois as condições em que o jogo foi disputado obrigaram-nos a mudar o plano. Muita chuva, muito vento, terreno muito pesado, criaram um contexto muito difícil, e, por isso, não fomos capazes de colocar em campo o jogo que tínhamos planeado. Tivemos de nos adaptar a condições extremas de tempo, e o objetivo passou a ser ganhar o jogo e manter a distância de 3 pontos para o 2.º classificado. Por isso, não podemos atribuir muita importância aos golos que a equipa do Sporting está a marcar, porque elas são as primeiras a reconhecer que vão enfrentar uma equipa que não tem nada que ver com aquelas a quem têm marcado muitos golos. Assim como sabemos que, pela frente, teremos uma equipa de muita qualidade, e que teremos de mostrar a nossa melhor versão para conseguir o resultado que todos queremos."

Rute Costa

"Se o Benfica ganhar [ao Sporting], sinto que estaremos a dar um passo importante para ganhar o Campeonato, que é sempre o nosso maior objetivo de uma temporada"

O NOSSO ESTÁDIO

"Disputar o jogo no Estádio da Luz é, para nós, um momento sempre especial. Porque é um dos melhores e maiores estádios do mundo, e é com isso que todas as futebolistas sonham, jogar nos grandes palcos. E se esse palco for o do nosso clube, então a sensação é indescritível. É mais uma oportunidade para o futebol feminino se afirmar, e mais uma oportunidade para todos reconhecerem que o Benfica é um dos clubes, na Europa, que melhores condições oferecem à sua equipa para que se desenvolva, para que evolua e para que as gerações mais novas possam sonhar com o dia em que, também elas, possam jogar num estádio como o nosso, com milhares de adeptos a puxar por nós. E é por isso que apelo aos nossos adeptos, aos nossos sócios, que venham ajudar-nos, que confiem em nós, que confiem que vão assistir a um grande espetáculo e que nos ajudem a criar um ambiente à Benfica."

UM PENTACAMPEONATO A GANHAR

"Há vários anos que a equipa feminina do Benfica anda a fazer história, a marcar um lugar importante na história do Clube. São os títulos consecutivos, estar na fase de grupos da Liga dos Campeões, ultrapassar essa fase e estar entre as melhores oito da Europa. Tudo isso têm sido conquistas. Eu, quando cheguei, já apanhei o comboio em andamento, e senti que tinha chegado a um patamar diferente do que tinha alcançado anteriormente na minha carreira. Estive em clubes onde era evidente a tentativa de afirmação no futebol feminino, mas chegar ao Benfica é chegar ao melhor clube de Portugal e um dos maiores do mundo. O Benfica muda-nos e muda as nossas vidas. São os títulos, é a história, a exigência, os adeptos. E, se conseguirmos ser pentacampeãs, será a primeira vez na história do Clube que uma equipa de futebol conquista o pentacampeonato. É mais uma motivação, para conseguirmos vencer, por nós, pelos adeptos e pelo Benfica."

Rute Costa

"Tenho ambições, para os próximos anos da minha carreira, e espero conseguir alcançá-las ao serviço do maior clube de Portugal. Há muitas coisas para conquistar no Clube"

O EVERESTE DA CARREIRA

"Acredito que, aos 30 anos, ainda não cheguei ao topo da montanha, mas acredito que, ao chegar ao Benfica, fiquei perto de o conseguir. Tenho ambições, para os próximos anos da minha carreira, e espero conseguir alcançá-las ao serviço do maior clube de Portugal. Há muitas coisas para conquistar no Clube, sou jogadora da seleção nacional, e também aí tenho as minhas ambições, mas espero subir um pouco mais nessa montanha que tem sido a minha carreira. Não sei se conseguirei atingir o topo, sinto que estou perto, e espero fazê-lo em representação do Benfica. Sinto que sou uma referência para as jogadoras mais jovens, eu sou do tempo em que até nos pelados jogávamos, e chegar aqui é um orgulho enorme. Ver a evolução do futebol feminino, ver que na próxima temporada poderemos colocar três equipas na Liga dos Campeões, muito devido ao percurso que o Benfica tem construído na competição, é sinal de que as coisas mudaram muito. Mas ainda podem mudar mais, os adeptos aderem cada vez mais ao futebol feminino, percebem que não adianta fazer comparações com o futebol masculino, são formas diferentes de jogar futebol e de proporcionar grandes espetáculos. E é um privilégio assistir a tudo isto, de dentro, contribuir e ajudar as mais novas. E ser parte integrante de um dos clubes, na Europa, que mais têm contribuído para o desenvolvimento do futebol feminino. É o clube que mais tem ajudado as suas atletas a chegar ao topo da montanha."

Artigo publicado na edição de 31 de janeiro do jornal O Benfica

Texto: José Marinho
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino