Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Filipa Patão e Andreia Faria apelaram à presença dos Benfiquistas no duelo com o Sporting, referente à 15.ª jornada da Liga BPI, a disputar no Estádio da Luz neste sábado, 1 de fevereiro.
31 janeiro 2025, 17h54
A treinadora Filipa Patão e a média Andreia Faria anteviram o dérbi
Líderes da competição, com três pontos de avanço sobre as verdes e brancas, as Inspiradoras procuram mais uma vitória. Confiança no trabalho efetuado foi uma das ideias que Filipa Patão e Andreia Faria enfatizaram na conferência de Imprensa de antevisão, no Benfica Campus.
A treinadora e a média apelaram também ao apoio dos Benfiquistas.
"Queremos marcar pela diferença lá dentro e fazer história. Tenho a certeza de que o adepto do Benfica é tão ambicioso como nós e também quer fazer história cá fora. Fica aqui o convite"
Filipa Patão
Embora se trate de um duelo com o eterno rival, Filipa Patão relativizou a sua importância: "Sabemos que estamos a jogar contra o 2.º classificado, e que isso pode impactar na própria capacidade que a equipa tem de estar confiante, ou não, para o resto do Campeonato, mas, ainda assim, vai ter pouco impacto, porque, ganhando o jogo, ficamos com seis pontos de vantagem, mas de que nos serve se, depois, perdemos contra o adversário seguinte, ou empatamos? Não vai servir de nada, esses pontos vão ser perdidos novamente, portanto é [um jogo] importante, como são todos."
Ouça Filipa Patão
Apesar da mudança no comando técnico adversário [Micael Sequeira sucedeu a Mariana Cabral, após a vitória do Benfica no dérbi da 1.ª volta], Filipa Patão considera que o Sporting "continua a ser uma equipa com muita qualidade". "Como eu já tive a oportunidade de dizer, uma equipa mais vertical, mais incisiva no ataque ao último terço, mais incisiva também em zonas de cruzamento, com muitas jogadoras dentro da área para zonas de finalização, portanto não deixa de ter a sua característica de posse, porque é um Sporting que continua a querer ter bola, mas é um Sporting que não tem problema de ir mais a corredores laterais, de, em dois passes, procurar a profundidade, de, em dois/três passes, procurar situações de cruzamento. É mais vertical e mais pragmática", detalhou.
"Sabemos que o Sporting agora joga de determinada maneira, mas temos de estar preparados para um Sporting que poderá surpreender em algum capítulo, seja a nível ofensivo, seja a nível defensivo, seja na disposição das peças, seja nas peças que vão estar lá dentro, porque também não sabemos qual é o onze que vai escolher e, logo aí, já pode modificar totalmente o próprio estilo de jogo ou a própria força que o Sporting poderá ter em determinados setores", alertou a técnica benfiquista.
"Agora, esperamos é que o resultado final seja o mesmo, que nós consigamos acabar sempre por cima no final da época, em 1.º lugar. Isso, para nós, é o mais importante, e é para isso que trabalhamos todos os dias", enalteceu ainda a timoneira das águias, assegurando que o grupo parte para o desafio "na máxima força".
Ouça Filipa Patão
Relativamente a Rakel Engesvik, atleta que reforçou recentemente o plantel encarnado, Filipa Patão revelou que a mesma ainda "não vai estar na ficha de jogo". "O Campeonato de onde vem tem moldes diferentes, no sentido da altura e do timing em que tem as férias e em que tem a competição, portanto é uma jogadora que esteve parada, que vai ter de retomar os índices físicos da melhor forma", explicitou.
Invicto na competição, o Benfica procura manter o registo na Liga BPI. A treinadora tetracampeã nacional fez questão de deixar uma "mensagem importante" aos Benfiquistas: "Todos os anos, tentamos fazer história dentro do campo. Agora, o desafio que se coloca é: nós fazemos a nossa parte, e vocês, adeptos do nosso Clube, fazem a vossa? Querem também fazer história cá fora, e sermos um clube que tem muita assistência no futebol feminino, que bate recordes? Nós fazemos a nossa parte para os puxar e para os incentivar a, todos os dias, nos virem apoiar, mas eu acho que também é este desafio na vida que se coloca, que é querermos ser especiais e diferentes. Queremos marcar pela diferença lá dentro e fazer história. Tenho a certeza de que o adepto do Benfica é tão ambicioso como nós e também quer fazer história cá fora. Fica aqui o convite."
Ouça Andreia Faria
Ao lado de Filipa Patão, Andreia Faria, uma das capitãs de equipa, no Clube desde 2018/19, época de arranque das Inspiradoras, considerou que o dérbi é "um jogo importante". "Vencer permite-nos ter uma vantagem de seis pontos sobre o 2.º classificado, e é com esse pensamento, com essa mentalidade, que nós vamos encarar o jogo de amanhã [sábado, 1 de fevereiro] no nosso estádio perante os nossos adeptos. O único objetivo é vencer", afirmou a média, rejeitando a ideia de que jogar na Catedral seja um fator de "pressão" para as encarnadas.
"Existe responsabilidade, quer seja no Benfica Campus, no Estádio da Luz, ou a jogar fora. Jogamos sempre para honrar o emblema que temos ao peito e com o único objetivo que é trazer sempre os três pontos, e amanhã é igual", disse a internacional portuguesa.
Experiente, Andreia Faria evidenciou confiança no trabalho efetuado. "Estamos muito preparadas para este momento. Temos vindo a trabalhar forte naquilo que é o nosso processo, e é assim, amanhã [sábado] vamos tranquilas e confiantes em nós", apontou, sabendo que um dérbi é um jogo que tem "um carisma especial".
Ouça Andreia Faria
Porém, não será esse fator que altera o modo de encarar o rival. "Olhamos para todos os adversários da mesma forma. É um jogo que pela importância que tem nos pode dar seis pontos de vantagem [para o Sporting], mas é um jogo igual aos outros. Não há pressão, há tranquilidade. Queremos jogar o nosso futebol, representar os nossos adeptos em campo, é nisso que estamos focadas", sublinhou a dona da camisola 10.
Andreia Faria, que até já marcou ao Sporting na Catedral, quando as águias venceram as verdes brancas por 3-1 e celebraram o bicampeonato em maio de 2022, vincou a importância de ser competente em campo.
"Sabemos que, se formos competentes no nosso estilo de jogo, não vamos ter muitos problemas", respondeu, a propósito das mudanças na ideia de jogo do Sporting, que trocou de treinador.
A média endereçou ainda uma mensagem aos Benfiquistas: "Apelar aos nossos adeptos para que possam ser o 12.º jogador. Precisamos muito do apoio deles e contamos com eles. Com eles vai ser sempre muito mais fácil. Espero que compareçam muitos."
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 31 de janeiro de 2025