Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Bruno Lage vê um coletivo "determinado em fazer um grande jogo" frente ao Estrela da Amadora, no desafio deste domingo, 2 de fevereiro, às 20h30, no Estádio José Gomes, referente à 20.ª jornada da Liga Betclic.
01 fevereiro 2025, 16h07
Bruno Lage
Com o triunfo em Turim, em Itália, frente à Juventus (0-2) – em jogo a contar para a 8.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, o qual permitiu a qualificação para o play-off da competição –, bem presente, Bruno Lage espera que a equipa volte a apresentar-se ao "melhor nível", ciente, porém, da dificuldade que o embate no terreno dos tricolores representa.
O treinador do Benfica constatou ainda que "tem havido um aproveitamento claro para atacar a equipa" e pediu aos adeptos para "blindarem o estádio" no decurso de uma temporada que "será difícil até ao fim".
Que jogo e que tipo de adversário espera amanhã [domingo, 2 de fevereiro] na Amadora?
Espero um jogo ao nosso melhor nível. Foi essa a mensagem que nós passámos aos jogadores. Fizemos um jogo muito bom com a Juventus e queremos fazer um novo jogo de enorme qualidade perante um adversário difícil a jogar em casa. E também, com certeza, com um adversário que irá demonstrar e querer dar outra imagem daquilo que foi o jogo da Taça de Portugal. Nós estamos conscientes disso, por isso temos de estar fortes, temos de estar determinados em fazer um grande jogo. O Estrela da Amadora realmente é uma equipa com uma enorme organização, com jogadores de enorme qualidade e, como tal, temos de estar no nosso melhor para vencer o jogo, que é o nosso objetivo.
"Temos de estar fortes, temos de estar determinados em fazer um grande jogo"
Bruno Lage
No final do último jogo, há uma imagem forte quando se junta à bancada para celebrar a vitória. Pergunto-lhe se essa imagem aproxima uma ligação que tem fomentado de proximidade junto dos adeptos e porque é que a tem feito? Tem alguma coisa que ver com o que aconteceu no final da sua 1.ª passagem pelo Benfica? E acha que quanto maior for essa proximidade também maior será o nível de cobrança quando as coisas não correrem tão bem?
Sabe, eu desde o primeiro dia que aqui estive, disse que este ano ia ser um ano difícil e vai sê-lo até o fim. E aquilo que eu vejo é que tem havido um aproveitamento claro para atacar a equipa. Cabe-me a mim, enquanto treinador, ter a capacidade, e nós temos tido essa capacidade, de blindar o balneário. E esta união que nós criámos desde o início entre os jogadores e os nossos adeptos foi muito importante. Eles foram decisivos e importantes, por exemplo, no nosso primeiro jogo, pela forma como apoiaram a equipa. E cabe-me a mim, também enquanto treinador, fazer o apelo aos nossos adeptos para eles blindarem o nosso estádio. Esse é o sentimento que eu sinto. Os adeptos, no jogo com o Mónaco, marcaram presença, apoiaram a equipa, e a equipa fez um jogo fantástico para o vencer. Por isso, eu blindar o balneário, os adeptos blindarem o estádio.
Com a saída de Beste, abre-se uma vaga na lateral esquerda. Pergunto-lhe se Tyrell Malacia é o nome para essa posição, ele que tem sido falado, e, se sim, o porquê de o Benfica olhar para mais um jogador com um recente histórico de lesões difíceis?
Tal como o Presidente disse, nós vamos fazer alguns ajustes no plantel e só vou falar de situações concretas. Beste saiu, foi sempre um profissional extraordinário, segue em frente na sua carreira e desejo-lhe as melhores felicidades. Se entrar algum jogador para essa posição, falarei sobre a situação em concreto.
"Cabe-me a mim, enquanto treinador, ter a capacidade, e nós temos tido essa capacidade, de blindar o balneário. [...] E cabe-me a mim, também enquanto treinador, fazer o apelo aos nossos adeptos para eles blindarem o nosso estádio"
No final do jogo em Turim, o Presidente do Benfica [Rui Costa] disse que havia pessoas a querer desestabilizar. Eu pergunto-lhe se, após a polémica do áudio, sentiu internamente que havia pessoas a querer a sua saída? E, depois, também é criticado por algum protagonismo, um excesso de populismo. Eu pergunto-lhe se não teme que, daqui para a frente, uma alegada conversa privada possa ser divulgada depois? Conversa com os adeptos...
Não, não temo nada. Próxima pergunta, se faz favor.
Falando no mercado, e sabendo que só confirma o que é oficial, até que ponto é que estas horas até ao fecho do mercado, podem influenciar a dinâmica do plantel e todo o ambiente à volta da equipa?
Em nada, porque o trabalho foi feito. Da nossa parte, a análise foi feita, o Presidente, neste momento, sabe aquilo que nós pretendemos, fazer evoluir a equipa, por isso, o foco total é no jogo. Treinadores focados no jogo, jogadores focados no jogo, o Presidente está a trabalhar.
"Não temo nada"
No jogo com o Casa Pia os quatro defesas que jogaram nesse jogo foram os jogadores que tiveram mais passes errados. Pensa, de alguma forma, mudar como o Benfica está a jogar, mudar a estratégia para estes jogos onde as equipas baixam um bocadinho o bloco, dado que a equipa está a cometer muitos erros na saída de bola a partir de trás? Vai alterar alguma coisa neste tipo de jogos?
Não, nós temos é de continuar a trabalhar. Temos de ter consciência das críticas, são mais que justas, mas isso deve-se a um conjunto de fatores que estão devidamente identificados entre nós, por isso, aquilo que nós temos de perceber é, a cada momento, dar sempre a melhor resposta.
Como é que lidou, em termos pessoais, com o carrossel de emoções que foi a última semana, desde a polémica dos áudios até à demonstração de força em Turim?
Olhe, com a maior das tranquilidades.
"Muito consciente daquilo que se está a passar. E a cada momento dar uma resposta para defender o grupo de trabalho"
A polémica dos áudios esfumou-se um bocadinho, mas depois de Rui Costa ter assumido que a situação criou algum embaraço, algum alarido desnecessário, que Bruno Lage vamos ter a partir de agora? Ou seja, num jogo que eventualmente possa correr mal, num jogo em que eventualmente os adeptos possam voltar a contestar a equipa, o Bruno Lage vai voltar a ter aquelas conversas que teve com os adeptos e que já assumiu terem sido bastante longas?
Vai ser o mesmo Bruno Lage de sempre. Muito consciente daquilo que se está a passar. E a cada momento dar uma resposta para defender o grupo de trabalho.
Depois desta vitória com a Juventus, tem mais força para resolver aquilo que diz que tem de ser resolvido no Clube? E pode explicar o que tem de ser resolvido?
Resolvido em que sentido? Não percebi...
No áudio, pediu paciência aos adeptos, e Bruno Lage disse 'vou resolver isto', utilizando outros termos.
Sim, exatamente. É a força do treinador, o treinador do Benfica sempre teve força, qualquer treinador que esteve aqui sempre teve força. Eu sempre senti que tinha força. Estamos a resolver isso, estamos a trabalhar nesse sentido.
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de fevereiro de 2025