Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os encarnados deslocam-se pela 9.ª vez ao terreno dos açorianos, em jogos do Campeonato Nacional.
14 fevereiro 2025, 11h05
Festejos dos jogadores do Benfica
No Estádio de São Miguel, o objetivo é somar mais três pontos. Isolado na 2.ª posição, a quatro pontos do líder, o Benfica enfrenta uma das equipas que mais têm surpreendido nesta temporada 2024/25, seguindo no 5.º lugar da competição.
Este será o reencontro de Bruno Lage com o adversário diante do qual se estreou no regresso à Luz: em 14 de setembro do ano passado, o técnico liderou os encarnados na Catedral num triunfo por 4-1, na 5.ª ronda, com Aktürkoğlu, Florentino, António Silva e Di María a somarem pelas águias, em resposta a um golo de Vinícius Lopes nos instantes iniciais.
Depois do triunfo ante o Moreirense (3-2), na jornada anterior, o Benfica encontra pela 3.ª vez, nesta época, os açorianos, dado que os dois emblemas já se defrontaram para os quartos de final da Taça da Liga, onde as águias também ganharam, aí por 3-0 (bis de Pavlidis mais um golo de Di María).
No histórico de embates, nos 19 desafios realizados entre ambos os conjuntos, o Benfica venceu 16 vezes (84%) e empatou 2 (11%), anotando 45 golos e consentindo 12.
Nas idas ao território insular, para o Campeonato Nacional, os encarnados têm sido mais fortes e, em oito visitas, averbaram seis triunfos e nunca ali conheceram a derrota. Aliás, este último desfecho apenas uma vez se viu (em 2019/20, na Luz) em toda a história de 17 encontros entre estes contendores na Liga.
Nos Açores, as águias balançaram as redes 18 vezes (média de 2,25 por jogo), enquanto o Santa Clara marcou apenas três golos (0,38 por duelo).
Benfica e Santa Clara chegam a esta jornada separados por 9 pontos na classificação, e as equipas distinguem-se, também, em diversos aspetos. Em valores médios, as águias expressam o seu tipo de futebol dominador com mais posse de bola (59,3% contra 44,5%), finalizam mais, não só em quantidade (16,5 para 11,4) como de forma enquadrada com o alvo (6,5 para 4), segundo dados da plataforma Sofascore.
No capítulo da eficácia de passe, os números dos encarnados prevalecem sobre os rivais (85% para 75,8% dos açorianos), mantendo-se a superioridade nos duelos aéreos (57,2% contra 53,1%).
Já nos duelos ganhos pelo chão, o Benfica apresenta uma média de 38,9 por encontro (49,9%), enquanto o Santa Clara tem 35,6 (50,5%).
As diferenças são igualmente notórias nas bolas longas precisas, parâmetro em que as águias se superiorizam aos demais rivais com uma média de 27,9 por jogo, face às 15,7 dos açorianos.
Nos cruzamentos precisos e nos cantos, os encarnados também lideram (5,9 por desafio contra 4,1; e 7,3 para 4,3 do próximo rival, respetivamente). Em termos de dribles bem-sucedidos, o domínio do Benfica mantém-se: média de 9,2 para 6,7 dos açorianos.
Nos Açores, os comandados de Bruno Lage terão pela frente a equipa mais amarelada da prova (69 cartões amarelos face aos 43 das águias), sendo que o Santa Clara, treinado por Vasco Matos, é a segunda formação mais faltosa (média de 15,6 infrações por partida). O Benfica surge no polo oposto com 11,2.
Defensivamente, o Benfica tem mais bolas recuperadas (54,6 contra 48,3 por jogo), assim como surge com maior número de interceções (9,4 contra 8,9). Também nos cortes efetuados, as águias levam a melhor com 19,4 por jogo, em média, contra 16,8 do Santa Clara.
No plano individual, os goleadores máximos das águias no Campeonato são Di María, Pavlidis e Bruma – os golos deste foram pelo SC Braga –, com sete tentos, enquanto Vinícius Lopes foi quem marcou mais pelo Santa Clara (também sete vezes).
Nos remates enquadrados, Aktürkoğlu é quem mais acerta (1,1), com Gabriel Silva a segui-lo no adversário deste sábado (1). No Santa Clara, Vinícius Lopes é o principal criador de grandes oportunidades até agora (6), sendo protagonistas pelos encarnados nesse item Bruma (12), Di María e Aktürkoğlu (ambos com 10).
No processo defensivo, Florentino é a águia que mais se evidencia nos cortes (52). Nas interceções, Otamendi soma 37 (ocupa o 2.º posto neste item) face às 32 de Sidney Lima, o melhor elemento do Santa Clara.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 14 de fevereiro de 2025