Futebol Formação

24 fevereiro 2025, 18h30

Olívio Tomé

Olívio Tomé marcou o golo do Benfica

RESUMO DO JOGO

Liga Revelação
Fase de apuramento de campeão
7.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-0
Vizela 3
Benfica 1
Marcadores
Rodrigo Ramos 50'
José Sampaio 77'
Francisco Brandão 88'
Olívio Tomé 53'

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, no Estádio do FC Vizela, num desafio da 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, a equipa Sub-23 do Benfica perdeu contra a congénere do Vizela, por 3-1.

As águias ficaram muito próximas de assumir a dianteira logo aos 5', quando Rodrigo Rêgo ganhou a bola na frente e cruzou para Olívio Tomé, à esquerda. Num gesto técnico de classe, o extremo entregou a Gonçalo Moreira de calcanhar, o qual, à porta da pequena área, visou a baliza, sendo travado por uma grande mancha de Miguel Morro.

Contudo, assistiu-se a uma 1.ª metade com pouca chegada às balizas, e só depois da meia hora de jogo é que se voltou a registar perigo. Aos 31', Martim Boloto tentou a sua sorte de longe, mas saiu um pouco ao lado.

Na resposta, os encarnados tornaram quase a marcar. Gonçalo Moreira cobrou um livre para a área, Gustavo Ferreira ganhou nas alturas e serviu Rodrigo Rêgo, que, em posição frontal, atirou de primeira para nova intervenção de elevada dificuldade de Miguel Morro (33').

Leandro Martins

Pouco depois (35'), impondo-se novamente no jogo aéreo, Gustavo Ferreira correspondeu a um cruzamento de Rodrigo Rêgo, à direita, com um cabeceamento para as luvas de Miguel Morro.

A melhor ocasião da 1.ª parte pertenceu igualmente ao ponta de lança benfiquista. Olívio Tomé tabelou com Leandro Martins no flanco esquerdo e cruzou rasteiro para o primeiro poste, onde Gustavo Ferreira desviou para o ferro direito da baliza (39').

Socorrendo-se frequentemente da meia-distância, os anfitriões dispararam mais um par de vezes no 1.º tempo: Ítalo Henrique rematou ligeiramente desenquadrado (42') e Martim Boloto atirou para defesa confortável de Alexander Sandahl (44').

Já no primeiro minuto da etapa posterior, o Benfica ameaçou as redes contrárias em dois momentos. Um tiro exterior de Gonçalo Moreira foi afastado por uma defesa apertada de Miguel Morro e, no canto que se seguiu, Gonçalo Oliveira cabeceou muito perto do alvo.

Gonçalo Oliveira

Todavia, foi a equipa da casa que alcançou o golo, aos 50'. Ítalo Henrique progrediu pela direita e cruzou para a área, onde Rodrigo Ramos recebeu e, de posição privilegiada, não desperdiçou (1-0).

A reação das águias não tardou, reestabelecendo a igualdade três minutos depois, num canto, à direita. Leandro Martins cruzou para Rui Silva no segundo poste, o qual cabeceou em direção ao alvo. José Sampaio intercetou a tentativa, mas a bola sobrou para Olívio Tomé, que atirou a contar no coração da área (1-1).

Posteriormente, aos 62' e 67', respetivamente, cruzamentos traiçoeiros de Olívio Tomé e Rodrigo Rêgo levaram perigo às redes vizelenses, com o primeiro a passar perto da barra e o segundo a ser afastado para canto por Miguel Morro.

Ripostando, os visitados foram sustidos por Alexander Sandahl duas vezes. Isolado na frente, Francisco Brandão só não festejou porque o guarda-redes sueco saiu da baliza e bloqueou o remate com grande categoria (71'), anulando igualmente um tiro de Rodrigo Ramos na área (77').

Kyano Silva

À passagem do 77.º minuto, num canto curto, à esquerda, Martim Boloto encontrou José Sampaio na área, o qual, de cabeça, recolocou o Vizela na frente (2-1).

Com o tempo a escassear, os benfiquistas subiram linhas em busca do golo, porém, os anfitriões aproveitaram estes posicionamentos para chegar ao 3-1. Aos 88', Messias lançou Francisco Brandão nas costas da defesa, e, no cara a cara com o guarda-redes, afastou a bola do seu alcance.

No tempo de compensação (90'+5'), a partir de um livre, Gonçalo Oliveira enviou o esférico por cima da trave, no derradeiro esforço dos comandados de Vítor Vinha, que não conseguiram evitar o desaire.

Na próxima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, a 8.ª, o Benfica recebe o Famalicão, no Benfica Campus (Campo n.º 1), às 11h00 de quarta-feira, 5 de março.

Martim Ferreira

Liga Revelação (fase de apuramento de campeão) | 7.ª jornada | 24/02/2025
Vizela-Benfica
3-1
Estádio do FC Vizela
Onze do Benfica
Alexander Sandahl, Guilherme Peixoto (Duarte Soares, 82'), Rui Silva, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins (Vladimir Mendes, 82'), Martim Ferreira, Rodrigo Rêgo (Rodrigo Pires, 70'), Gonçalo Moreira, Kyanno Silva, Olívio Tomé (Jelani Trevisan, 70') e Gustavo Ferreira (Peter Edokpolor, 61')
Suplentes
Arnas Voitinovicius, Tiago Freitas, Duarte Soares (82'), Micheé Ndembi, Vladimir Mendes (82'), Rodrigo Pires (70'), Carlos Meotti, Peter Edokpolor (61') e Jelani Trevisan (70')
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Vizela
Miguel Morro, Marco Tol, Martim Boloto, Rodrigo Ramos, José Sampaio, Sava Petrov (Khairin Nadim, 70'), Rodrigo Carvalho (Messias, 55'), Pedro Ramos (Miguel Cruz, 81'), Sylvestre Costa, António Infante (Francisco Brandão, 55') e Ítalo Henrique
Suplentes
Luis Coelho, Messias (55'), Gonçalo Malheiro, Diogo Reis, Miguel Cruz (81'), Hugo Girardin, Khairin Nadim (70'), Hugo Oliveira, Ricardo Daniel, Diogo Martins e Francisco Brandão (55')
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Olívio Tomé (53'); Vizela: Rodrigo Ramos (50'), José Sampaio (77') e Francisco Brandão (88')

Texto: Redação
Fotos: FC Vizela
Última atualização: 24 de fevereiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas