Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Um golaço de Pavlidis valeu uma justa vitória do Benfica sobre o SC Braga, por 1-0, em duelo dos quartos de final da Taça de Portugal.
27 fevereiro 2025, 00h50
Jogadores do Benfica festejam o golo de Pavlidis
Noite de festa no Estádio da Luz, com 56 927 espectadores a marcarem presença nas bancadas, no regresso das emoções da prova-rainha à casa-mãe do Glorioso! Mais uma prova de amor e fidelidade traduzida, desde o apito inicial, num apoio incessante a um onze com três novidades relativamente ao duelo com o Boavista.
Titulares na vitória por 3-0 sobre os axadrezados, para o Campeonato, Leandro Santos, Amdouni e Belotti deram lugar a António Silva, Aktürkoğlu e Pavlidis, que se juntaram a Samuel Soares, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Aursnes, Kökcü, Dahl e Bruma nos eleitos de Bruno Lage.
Determinado a superar mais um obstáculo rumo ao Jamor, o Benfica imprimiu um ritmo muito forte, tomou as rédeas da partida desde o apito inicial e, aos 6', ficou muito perto de abrir o ativo. Aktürkoğlu recebeu a bola (endossada por Pavlidis) no interior da área, fintou Paulo Oliveira e rematou rasteiro ao poste da baliza do SC Braga. Na recarga, Pavlidis, em boa posição, atirou por cima.
Defendendo alto e travando, pela raiz, as raras iniciativas ofensivas dos minhotos, as águias encurralaram o adversário e, aos 17', voltaram a criar perigo. Na sequência de uma jogada de insistência, Kökcü colocou a bola em Pavlidis, que derivou para a linha de fundo e acertou um potente disparo às malhas laterais.
Aos 27', Dahl isolou Bruma, e este rematou em arco para o fundo das redes. No entanto, os festejos na Luz foram interrompidos por indicação do árbitro auxiliar: considerou que Pavlidis, em fora de jogo posicional, teve interferência no lance e ergueu a bandeira. A decisão foi posteriormente confirmada pelo VAR e o nulo subsistiu no marcador.
Sempre a carregar, o conjunto encarnado criou mais uma grande oportunidade, aos 32'. Kökcü viu a desmarcação de Aktürkoğlu, serviu o compatriota com um excelente passe longo, e o camisola 17 das águias rematou seco e rasteiro para uma defesa apertada de Hornicek.
Aos 37', um novo aviso das águias, com um disparo de Bruma por cima da trave, e, aos 39', a avalancha ofensiva deu, finalmente, o fruto desejado. Descaído para o lado esquerdo, Dahl recuperou a bola no meio-campo do SC Braga e endossou-a para o corredor central, onde Pavlidis a recebeu, rodou e disparou de fora da área para o 1-0. Excelente!
Pressão alta na saída de jogo dos arsenalistas a resultar e um grande movimento do avançado grego, que chegou aos 18 golos em todas as competições na presente temporada.
Nos descontos da 1.ª parte (45'+2'), Álvaro Carreras rompeu pelo lado esquerdo e cruzou para o interior da área, onde Bruma e Kökcü não conseguiram fazer a emenda por centímetros.
Filme do jogo
No regresso de um intervalo marcado pela homenagem à equipa feminina de futsal pela conquista da Taça da Liga, Carlos Carvalhal trocou El Ouazzani e Arrey-Mbi por Fran Navarro e Bambu, mas as substituições não surtiram grande efeito, com as águias a manterem a bitola dominadora e a criarem perigo na baliza adversária, como sucedeu aos 54', quando Bruma, desmarcado por Álvaro Carreras, esbarrou na mancha de Hornicek.
Três minutos volvidos (57'), Aktürkoğlu fugiu à marcação pelo lado direito e cruzou para o interior da área, onde Pavlidis, surpreendido pelo corte falhado de Paulo Oliveira, não conseguiu finalizar. No espaço do mesmo minuto (64'), o guarda-redes do SC Braga saiu da baliza e evitou que Bruma se isolasse, e, na sequência da jogada, viu Tomás Araújo rematar ligeiramente ao lado do alvo.
As primeiras alterações de Bruno Lage ocorreram aos 66', com as entradas de Barreiro e Belotti para os lugares de Tomás Araújo e Bruma. Mais afoito e com mais bola, o SC Braga começou a aproximar-se da área do Benfica, sem, contudo, encontrar maneira de contornar a solidez defensiva das águias: não enquadrou nenhum remate em todo o jogo!
Com o jogo dividido a meio-campo e travado por muitas faltas, o treinador das águias voltou a mexer, aos 79', lançando Schjelderup e Amdouni por Dahl e Pavlidis para aproveitar o balanceamento mais ofensivo do adversário. Após ter sido desarmado in extremis por adversários aos 84' e aos 86', o internacional norueguês desenhou uma bela jogada individual, na qual fintou Víctor Gómez e Paulo Oliveira, mas esbarrou numa intervenção atenta de Hornicek.
Até ao final do encontro, o SC Braga tentou agitar as águas com bolas alçadas para a área da equipa do Benfica, mas esta controlou bem a ameaça, somou a quarta clean sheet nos últimos cinco jogos e alcançou novo sucesso no final de um ciclo de sete jogos disputados no mês de fevereiro, onde registou seis vitórias que lhe permitiram continuar envolvida em todas as frentes à entrada de março.
Por via do adiamento da visita ao Gil Vicente, da 24.ª jornada da Liga Betclic, para 28 de março, só volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 5 de março, diante do Barcelona. O duelo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões será disputado no Estádio da Luz e terá início às 20h00 (bilhetes AQUI).
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís, Francisco Paraíso e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de fevereiro de 2025