Futebol

27 fevereiro 2025, 00h50

Pavlidis e Otamendi

Jogadores do Benfica festejam o golo de Pavlidis

RESUMO DO JOGO

Numa partida em que criou oportunidades suficientes para justificar um resultado mais dilatado, o Benfica venceu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o SC Braga, por 1-0, e avançou às meias-finais da Taça de Portugal, onde irá enfrentar o Tirsense, do Campeonato de Portugal, numa eliminatória a duas mãos.

Noite de festa no Estádio da Luz, com 56 927 espectadores a marcarem presença nas bancadas, no regresso das emoções da prova-rainha à casa-mãe do Glorioso! Mais uma prova de amor e fidelidade traduzida, desde o apito inicial, num apoio incessante a um onze com três novidades relativamente ao duelo com o Boavista.

Titulares na vitória por 3-0 sobre os axadrezados, para o Campeonato, Leandro Santos, Amdouni e Belotti deram lugar a António Silva, Aktürkoğlu e Pavlidis, que se juntaram a Samuel Soares, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Aursnes, Kökcü, Dahl e Bruma nos eleitos de Bruno Lage.

Benfica-Braga

Determinado a superar mais um obstáculo rumo ao Jamor, o Benfica imprimiu um ritmo muito forte, tomou as rédeas da partida desde o apito inicial e, aos 6', ficou muito perto de abrir o ativo. Aktürkoğlu recebeu a bola (endossada por Pavlidis) no interior da área, fintou Paulo Oliveira e rematou rasteiro ao poste da baliza do SC Braga. Na recarga, Pavlidis, em boa posição, atirou por cima.

Defendendo alto e travando, pela raiz, as raras iniciativas ofensivas dos minhotos, as águias encurralaram o adversário e, aos 17', voltaram a criar perigo. Na sequência de uma jogada de insistência, Kökcü colocou a bola em Pavlidis, que derivou para a linha de fundo e acertou um potente disparo às malhas laterais.

Benfica-Braga

Aos 27', Dahl isolou Bruma, e este rematou em arco para o fundo das redes. No entanto, os festejos na Luz foram interrompidos por indicação do árbitro auxiliar: considerou que Pavlidis, em fora de jogo posicional, teve interferência no lance e ergueu a bandeira. A decisão foi posteriormente confirmada pelo VAR e o nulo subsistiu no marcador.

Sempre a carregar, o conjunto encarnado criou mais uma grande oportunidade, aos 32'. Kökcü viu a desmarcação de Aktürkoğlu, serviu o compatriota com um excelente passe longo, e o camisola 17 das águias rematou seco e rasteiro para uma defesa apertada de Hornicek.

Benfica-Braga

Aos 37', um novo aviso das águias, com um disparo de Bruma por cima da trave, e, aos 39', a avalancha ofensiva deu, finalmente, o fruto desejado. Descaído para o lado esquerdo, Dahl recuperou a bola no meio-campo do SC Braga e endossou-a para o corredor central, onde Pavlidis a recebeu, rodou e disparou de fora da área para o 1-0. Excelente!

Pressão alta na saída de jogo dos arsenalistas a resultar e um grande movimento do avançado grego, que chegou aos 18 golos em todas as competições na presente temporada.

Nos descontos da 1.ª parte (45'+2'), Álvaro Carreras rompeu pelo lado esquerdo e cruzou para o interior da área, onde Bruma e Kökcü não conseguiram fazer a emenda por centímetros.

Benfica-Braga

Filme do jogo

Ver match center

No regresso de um intervalo marcado pela homenagem à equipa feminina de futsal pela conquista da Taça da Liga, Carlos Carvalhal trocou El Ouazzani e Arrey-Mbi por Fran Navarro e Bambu, mas as substituições não surtiram grande efeito, com as águias a manterem a bitola dominadora e a criarem perigo na baliza adversária, como sucedeu aos 54', quando Bruma, desmarcado por Álvaro Carreras, esbarrou na mancha de Hornicek.

Três minutos volvidos (57'), Aktürkoğlu fugiu à marcação pelo lado direito e cruzou para o interior da área, onde Pavlidis, surpreendido pelo corte falhado de Paulo Oliveira, não conseguiu finalizar. No espaço do mesmo minuto (64'), o guarda-redes do SC Braga saiu da baliza e evitou que Bruma se isolasse, e, na sequência da jogada, viu Tomás Araújo rematar ligeiramente ao lado do alvo.

Benfica-SC Braga

As primeiras alterações de Bruno Lage ocorreram aos 66', com as entradas de Barreiro e Belotti para os lugares de Tomás Araújo e Bruma. Mais afoito e com mais bola, o SC Braga começou a aproximar-se da área do Benfica, sem, contudo, encontrar maneira de contornar a solidez defensiva das águias: não enquadrou nenhum remate em todo o jogo!

Com o jogo dividido a meio-campo e travado por muitas faltas, o treinador das águias voltou a mexer, aos 79', lançando Schjelderup e Amdouni por Dahl e Pavlidis para aproveitar o balanceamento mais ofensivo do adversário. Após ter sido desarmado in extremis por adversários aos 84' e aos 86', o internacional norueguês desenhou uma bela jogada individual, na qual fintou Víctor Gómez e Paulo Oliveira, mas esbarrou numa intervenção atenta de Hornicek.

Benfica-SC Braga

Até ao final do encontro, o SC Braga tentou agitar as águas com bolas alçadas para a área da equipa do Benfica, mas esta controlou bem a ameaça, somou a quarta clean sheet nos últimos cinco jogos e alcançou novo sucesso no final de um ciclo de sete jogos disputados no mês de fevereiro, onde registou seis vitórias que lhe permitiram continuar envolvida em todas as frentes à entrada de março.

Por via do adiamento da visita ao Gil Vicente, da 24.ª jornada da Liga Betclic, para 28 de março, só volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, 5 de março, diante do Barcelona. O duelo da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões será disputado no Estádio da Luz e terá início às 20h00 (bilhetes AQUI).

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís, Francisco Paraíso e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de fevereiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas