Clube

09 março 2025, 00h21

Assembleia Geral Extraordinária

Votação começou às 9h30

Os sócios do Sport Lisboa e Benfica votaram e aprovaram, com 91% de votos a favor, a proposta final de alteração dos Estatutos do Clube, na Assembleia Geral Extraordinária realizada no Pavilhão n.º 1 durante o dia de sábado, 8 de março.

BALANÇO FINAL – ENCERRAMENTO

0h18 (domingo) | José Pereira da Costa: "No fim de um dia longo, que já é longo, e do escrutínio finalizado, a Mesa passa imediatamente à leitura dos resultados. Dizendo que a votação foi afirmativa e foi concludente, não deixando nenhuma dúvida. Votaram a favor do projeto dos Estatutos 91% dos sócios que expressaram hoje o seu voto, contra 9%. Com a seguinte distribuição: de 1 voto, 1160 votos a favor, 24 contra; 5 votos, 7720 votos a favor, 390 votos contra; 20 votos, 63 500 votos a favor, 4680 votos contra; 50 votos, 90 500 votos a favor, 11 050 votos contra. Isto deu um total de 162 880 votos a favor, 16 144 votos contra. Cabe dar uma palavra aos sócios do Sport Lisboa e Benfica que aqui vieram hoje, agradecer-lhes o seu direito e o exercício cívico de votarem. Votaram expressivamente, não deixaram nenhuma dúvida. O Benfica passará a ter novos Estatutos assim que forem finalizados os procedimentos. A Mesa agora, no âmbito daquilo que são os Estatutos em vigor, entregará aos serviços jurídicos do Clube o processo finalizado para que sejam cumpridos os procedimentos tendentes a que os Estatutos sejam alterados. Não podia deixar de dar uma palavra a todos aqueles que contribuíram desde o primeiro momento para que o Benfica tivesse os novos Estatutos. Em primeira linha, ao Presidente de todos os benfiquistas, ao Presidente Rui Costa, que, no cumprimento daquilo que foi uma promessa dos Órgãos Sociais a que nós pertencemos, na candidatura que apresentou em 2021, prometeu um processamento de Estatutos que agora culmina na parte deliberativa. Cabe-me agradecer mais uma vez aos trabalhadores do Benfica, alguns deles ainda aqui connosco, foi um dia extenuante, mas foi um dia compensador. O Benfica passará a ter nos novos Estatutos, uns Estatutos que, a nosso ver, levam o Clube para uma modernidade e que lhe permitem ter maior eficácia nos desafios que enfrentará."

0h18 (domingo) | Apurados os resultados do escrutínio, o presidente da Mesa da Assembleia Geral anuncia que a proposta de novos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica foi aprovada: 91% de votos a favor, 9% contra.

23h14 | Balanço – "Saudar desde logo os sócios do Sport Lisboa e Benfica e todos aqueles, sobretudo os trabalhadores e aqueles que colaboraram connosco ao longo deste dia, que permitiram que ele acontecesse. Estamos já há muitas e muitas horas a preparar uma sala, a preparar um dia deliberativo, deliberação essa que já se concluiu e em breve, não sei quanto tempo, se demorará mais uma hora, se demorará duas horas ou três, penso que menos de três horas, ainda não estão a ser apurados os resultados, estão a ser abertas as urnas, está tudo a correr conforme tínhamos planeado, e em breve eu anunciarei os resultados", revela o presidente da MAG.

23h12 | Esclarecimento – "Quero aqui dizer uma coisa e quero esta oportunidade, que eu preciso de dizer isto. Um dia, alguns sócios, não muitos, destinaram-me um protesto, aliás, do dr. Francisco Benitez nesse sentido, de que queriam assistir à proclamação dos resultados. Eu compreendo, mas nós não o pudemos permitir nem o vamos fazer. Apesar da insistência desse protesto, não o fazemos por uma questão simples. Estiveram aqui trabalhadores até às 5 da manhã e depois estivemos nós e os escrutinadores, uma equipa enorme. A sala não está preparada para ter aqui presentes sócios do Sport Lisboa e Benfica. E, para que estivesse, tinha de ser garantida a integridade do processo deliberativo e dos votos, coisa que não conseguimos assegurar. Mais: foi um dia de jogo, houve especiais medidas de segurança que ainda estão em prática. E, portanto, o que vai suceder é que, mal eu tenha os resultados, finais e definitivos, anunciá-los-ei e, segundo sei, em direto na Benfica TV, para todos os sócios do Sport Lisboa e Benfica, que, nos termos dos Estatutos, eu represento neste ato. E, portanto, assim será", afirma o presidente da Mesa da Assembleia Geral.

23h11 | Processo de contagem dos votos. "As urnas estão a ser abertas e encerradas. Estão a ser separados os votos. E, a partir daí, a Mesa contará os votos. A partir do momento em que tivermos apurados os votos de todas as mesas, fazemos a soma, a multiplicação pelo número de votos respetivo de cada mesa, e depois temos o resultado final, que é um resultado que não demorará muito a apurar a partir do momento em que os votos estiverem contados. Penso que não vai... Isto não se prolongará noite dentro. Votou um bom número de sócios. Somos o maior clube de Portugal, o maior clube do mundo, mas não sei se haverá na história um processo deliberativo com este número de sócios, de associados, a votarem. Portanto, o Benfica está de parabéns", enfatiza José Pereira da Costa.

23h11 | O presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, faz o balanço do processo de votação.

22h32 | Fila encerrada: 8241 sócios do Sport Lisboa e Benfica já exerceram o seu poder deliberativo nesta Assembleia Geral Extraordinária. As urnas fecham após o último sócio votar.

22h00 | A 30 minutos do encerramento da fila para votação, o número de sócios participantes no escrutínio sobe para 8219.

19h33 | 7245 votantes na AGE, até ao momento.

17h40 | 6327 associados expressaram a sua opinião através do voto em urna.

15h30 | Decorridas 6 horas desde a abertura das urnas no Pavilhão n.º 1 do Benfica, 3590 sócios do Glorioso votaram a proposta.

13h52 | A votação flui: 2068 sócios do SLB depositaram as suas escolhas nas urnas.

12h30 | Ao início da tarde, regista-se a participação de 1637 sócios na AGE, votando a proposta final de alteração dos Estatutos. O escrutínio decorre normalmente.

11h40 | Até esta hora, 769 sócios exerceram o seu direito de voto na AGE.

Assembleia Geral Extraordinária

10h08 | José Pereira da Costa evoca o Dia Internacional da Mulher. "O Benfica é uma democracia desde 1904, e as mulheres sempre tiveram participação democrática. Ainda não participavam na vida política portuguesa e já participavam na vida associativa do Benfica. Este ponto é determinante. O Dia Internacional da Mulher, mais do que um dia de celebração da condição feminina, que é uma expressão que eu não gosto de usar, é um dia de intervenção pela igualdade feminina."

10h04 | "A deliberação é com o voto", lembra o presidente da MAG. "Só acaba às 22h30. E é às 22h30 que encerramos a fila, não encerramos a votação. Mesmo para aqueles sócios que não conseguirem vir antes do jogo, podem exercer o seu direito após o jogo. Não é preciso estar aqui dentro. Os sócios chegam, exercem o seu direito de voto e vão à sua vida. Isto não é uma assembleia de discussão, é uma assembleia de deliberação, e a deliberação é com o voto."

Assembleia Geral Extraordinária

10h02 | "Está a correr muito bem" – "Às 9h30 da manhã, já tínhamos uma fila de sócios à espera. Fluiu muito rapidamente, está a fluir rapidamente. Não há fila de espera, mas há uma grande afluência às urnas, e contamos com um dia de grande participação. É um dia de chuva, volto a dizer, eu já tive esse cuidado de ver quais são as horas em que vai chover menos, e em que vai chover mais, e convido também os sócios a fazerem esse exercício, sendo certo, que, repito, está a fluir muito rapidamente. Estamos a ter bastante participação e congratulamo-nos com isso. A transmissão em direto, tal como anunciámos, começou às 8h30, todos os passos foram observados e testemunhados pelos sócios do Sport Lisboa e Benfica. Recebi inúmeras mensagens de sócios a congratularem-se com esse feito, com esse exercício do seu direito de observarem o que aqui se está a passar. E estamos satisfeitos. Agora é um dia de trabalho intenso, longo e duro", refere José Pereira da Costa em declarações à BTV.

10h01 | José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, faz um ponto de situação no arranque da votação, sublinhando a "grande afluência" dos associados às urnas.

9h31 | A fila da votação encerra às 22h30, e a votação só termina após o último sócio da fila exercer o seu direito de voto. Apurados os votos e concluído o escrutínio, a publicação dos resultados será imediata.

9h30 | Abertura da votação.

ACESSO AO PAVILHÃO N.º 1

Mapa procedimentos

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 12 de março de 2025

Relacionadas