Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Rio Ave em Vila do Conde, por 2-3, em jogo da 26.ª jornada da Liga Betclic, numa partida em que demonstrou forte capacidade de reação.
17 março 2025, 00h35
As águias saíram de Vila do Conde com a 6.ª vitória seguida na Liga Betclic
Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Aursnes, Kökcü, Bruma, Amdouni e Pavlidis – foi este o onze apresentado por Bruno Lage – que esteve no banco, recuperando da virose que o impediu de estar na conferência de Imprensa de antevisão do desafio –, para mais uma ronda da Liga Betclic, em que os Benfiquistas se fizeram ouvir do primeiro ao último instante.
Em relação à equipa que havia entrado em campo no Estádio Olímpico Lluís Companys, para jogar com o Barcelona na 2.ª mão dos oitavos de final da Champions League, saíram das escolhas iniciais Dahl, Aktürkoğlu e Schjelderup, entraram Álvaro Carreras, Amdouni e Bruma.
Desde o pontapé de saída que as águias se instalaram no meio-campo do Rio Ave, não deixando, sequer, que a formação da casa entrasse na intermediária encarnada. Dessa avalancha ofensiva resultaram várias situações de perigo.
A primeira aconteceu aos 5' e teve em António Silva o seu autor. Pontapé de canto cobrado no lado direito por Kökcü, Otamendi cabeceou em direção à baliza, e a bola encontrou o central internacional português, que aplicou o calcanhar, com o esférico a ficar nas luvas do guarda-redes Miszta.
No mesmo minuto, Pavlidis ficou perto de abrir o ativo. Jogada rendilhada, entre Kökcü, Tomás Araújo e Aursnes, com este último a cruzar para o interior da área. Em movimento, o avançado grego não conseguiu cabecear da melhor maneira, e o esférico acabou por sair ao lado.
Como não há duas sem três, aos 10', Pavlidis voltou a rondar o golo. Nova jogada conduzida para um dos flancos, desta feita para o esquerdo, onde Álvaro Carreras deu para Bruma, e este cruzou de trivela, com o internacional grego a chegar ligeiramente atrasado para a emenda.
Com o pé colado ao acelerador, aos 12', as águias saíram em alta velocidade no contra-ataque, colocando a bola da direita para a esquerda. Álvaro Carreras serviu Amdouni, e este, à entrada da área, tocou para Pavlidis, que rematou contra um oponente.
Aos 19' foi Amdouni a ficar a centímetros do 0-1. Kökcü abriu na direita para Aursnes, este colocou no meio, de onde o internacional suíço rematou, fazendo o esférico rasar o poste esquerdo, não sem antes tocar em Demir Tiknaz.
Sem deixar o Rio Ave respirar, aos 22', o Benfica obrigou Miszta a dupla intervenção. Primeiro por Bruma, no lado esquerdo, rematando para boa parada do guardião. Na sequência do lance, a bola sobrou para Aursnes, que disparou forte, mas à figura do guarda-redes.
Da pressão alta que as águias exerciam resultou, aos 24', um tiro de Aursnes, em zona frontal. O esférico foi bloqueado, sobrou para Amdouni, que não conseguiu o remate, pois Miszta agarrou a bola. O lance ainda foi analisado pelo VAR, chegando ao árbitro a indicação para seguir jogo.
Até que... aos 30' aconteceu um golaço! Omar Richards aliviou a bola para longe da área, mas não o suficiente para impedir que Kökcü captasse a bola e rematasse em arco para o fundo das redes (0-1). Um golo soberbo do médio turco, que assim chegou aos 10 tentos nesta temporada, seis dos quais no Campeonato.
Com o Benfica na dianteira, o jogo baixou de ritmo, mas aos 43' a sensação de golo voltou a Vila do Conde. Jogada muito bem desenhada, Amdouni, no lado esquerdo do ataque, passou por um adversário e colocou a bola no interior da área, onde Pavlidis desviou, ligeiramente, ao lado.
Filme do jogo
Assim, ao intervalo o resultado era de 0-1 a favor do Benfica, mas a diferença não fazia jus ao caudal ofensivo das águias, que dominaram a seu bel-prazer a 1.ª parte.
Para o reatamento, Bruno Lage retirou Tomás Araújo e lançou Barreiro no jogo, seguindo Aursnes para a lateral direita.
À imagem da 1.ª parte, o Benfica começou a etapa complementar a empurrar o Rio Ave para a sua área, não permitindo veleidades aos vila-condenses, e procurando dilatar a vantagem, o que viria acontecer aos 53'.
Pavlidis furou pelo corredor central, entrou na área e caiu após um contacto com Vrousai, que o derrubou. O árbitro apontou prontamente para a marca dos 11 metros.
Foi o próprio avançado grego quem, com grande classe, se encarregou de transformar em golo a grande penalidade, fazendo assim o seu 20.º tento em 2024/25, o 10.º na Liga Betclic.
Pouco depois, as águias estiveram perto de aumentar a contagem. No lado esquerdo do ataque, Bruma acelerou e entregou o esférico a Barreiro. O médio internacional luxemburguês tentou servir Pavlidis, mas a bola foi intercetada por Panzo, que, assim, cedeu pontapé de canto (55').
Totalmente contra a corrente do jogo, o Rio Ave conseguiu reduzir. Livre em zona frontal, Brandon Aguilera bateu com força, o esférico desviou na barreira e acabou por trair Trubin (1-2, aos 64').
Dez minutos depois, o técnico encarnado fez uma tripla alteração: Pavlidis cedeu o lugar a Belotti; Amdouni, a Aktürkoğlu, e Kökcü, a Renato Sanches.
O golo deu algum alento aos anfitriões, que, 11 minutos depois, conseguiram chegar ao empate. Clayton Silva roubou a bola em duelo com Florentino junto à área encarnada, foi em direção à baliza, passou por Trubin e chutou para o 2-2, aos 75'.
Com 15 minutos para se jogar, as águias mostraram as suas garras e foram em busca de recuperar a vantagem. Não foi preciso esperar muito para que tal acontecesse. Contra-ataque exímio orquestrado por Belotti, que recebeu a bola junto ao miolo, libertou-se da marcação e endossou o esférico para o lado direito do ataque, onde estava Aursnes. O jogador norueguês recebeu e colocou na frente para Aktürkoğlu, que fintou Miszta e rematou para o fundo das redes, fazendo o 2-3. (80').
Depois do hat-trick registado na 1.ª volta, na vitória das águias por 5-0, o avançado turco voltou a faturar frente ao Rio Ave, chegando ao 12.º tento de águia ao peito, o 7.º no Campeonato.
Os números de Aktürkoğlu só não aumentaram aos 83' por capricho da bola. Novo belo desenho ofensivo, em que Trubin colocou o esférico para lá do meio-campo, Bruma saltou e tocou de cabeça para Belotti. O internacional italiano trabalhou bem, deu para Barreiro, e este, já dentro da área, serviu o camisola n.º 17, que se desenvencilhou de um adversário e enviou a bola para o poste mais distante (o direito), com esta a ser devolvida pelo ferro.
No penúltimo minuto do tempo regulamentar, Dahl foi a jogo, recolhendo Bruma ao banco.
Também aos 89', nova jogada rápida que ia resultando em golo. Aktürkoğlu recuperou uma bola no lado direito do meio-campo encarnado e virou o jogo para o lado esquerdo. O esférico chegou a Belotti, que entrou na área e rematou, mas a tentativa do internacional italiano foi bloqueada.
Com os encarnados a controlarem as operações, no tempo de compensação o único apontamento foi o segundo cartão amarelo, e consequente vermelho, mostrado a Clayton Silva, por uma falta dura sobre Renato Sanches (90'+4').
Pouco depois, o árbitro João Gonçalves deu por encerrado o duelo, com o Benfica a vencer o Rio Ave por 2-3, garantindo a 6.ª vitória seguida na Liga Betclic.
A equipa orientada por Bruno Lage terminou a partida com 20 remates efetuados, 8 dos quais enquadrados com a baliza, além de uma posse de bola de 60%.
Álvaro Carreras foi eleito Man of the Match, vendo assim premiada uma exibição em que esteve em todo o lado. A atacar e a defender, o lateral espanhol foi insuperável.
Ver as águias jogar, agora, só no dia 28 de março, quando os encarnados regressarem ao Norte para o jogo em atraso da 24.ª jornada da Liga Betclic, frente ao Gil Vicente, em Barcelos. É, então, tempo de paragem para os compromissos das seleções nacionais.
Texto: João André Silva
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 17 de março de 2025