Reportagem

18 abril 2025, 09h30

Pelas Casas do Benfica

Casa Benfica Santo Tirso

REPORTAGEM

O Pelas Casas do Benfica foi até Santo Tirso e acompanhou a preparação, em festa, de muitos Benfiquistas para a viagem até Barcelos, tendo em vista o jogo da 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal com o Tirsense.

O jogo era frente à equipa de Santo Tirso, mas foi transferido para o Estádio Cidade de Barcelos. Além da equipa local e de muitos dos adeptos dos jesuítas, também inúmeros Benfiquistas fizeram a viagem entre os dois municípios.

Antes de se fazerem à estrada para assistirem à vitória das águias, por 0-5, houve convívio rijo na Casa Benfica Santo Tirso.

O presidente desta embaixada encarnada, Adérito Martins, destacou a "harmonia" benfiquista, que é transformada em "festa".

Pelas Casas do Benfica

Um dos principais animadores das viagens de autocarro organizadas pela CB Santo Tirso dá pelo nome de Barreto, que falou num momento "especial".

"Por ser aqui na nossa terra. Digamos que são dois amores [referindo-se ao Tirsense]", confessou este Benfiquista.

Na confeção de alguns dos petiscos está Marco, que explicou que "sempre que o Benfica joga é dia de festa", quer para funcionários, quer para clientes.

Pelas Casas do Benfica

"É uma festa para eles, é uma festa para nós e é sempre muito trabalho. Estamos a fazer um churrasco na parte de fora. Aqui dentro, hoje, são só bebidas", comentou, antes de deixar uma garantia: "Nunca há tristezas aqui nesta Casa. Estando cá, sentem-se bem, de certeza absoluta."

O dia ficou também marcado pela entrega de alguns cartões de sócio da Casa Benfica Santo Tirso. Luísa Máximo foi uma das que receberam das mãos de Adérito Martins o cartão de associada, ela que é frequentadora do espaço "há 10 anos". "Não havia vaga, deixaram-me entrar agora. Sempre pelo Benfica", disse de forma bem-disposta.

Luísa é uma das tradicionais passageiras dos autocarros que levam os Benfiquistas de Santo Tirso aos jogos do Glorioso: "É uma festa... Nem nas vindas de Lisboa se dorme. É sempre diversão. Mesmo quando regressamos menos felizes – são poucas vezes –, é tudo a animar uns aos outros, a puxar."

Pelas Casas do Benfica

António Ataíde, presidente da Mesa da Assembleia Geral desta embaixada, revela que o grande sonho para esta Casa é "continuar a evoluir".

"Fazer melhor, continuar com o que temos, continuar a fazer excursões, a estar com o Benfica. Começar com modalidades. Vamos começar com pesca desportiva. Queremos fazer mais, queremos tentar outras. Já tivemos futsal, entretanto não deu. Mas é um sonho, se calhar, voltar ao futsal, e [começar] outras modalidades que sejam possíveis", explicou.

Pelas Casas do Benfica

Presente esteve Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, que elogiou tudo o que é feito pela embaixada n.º 160 do Clube.

"Esta é uma Casa que já tem um vigor enorme quando não tem este tipo de jogos, e a Taça de Portugal também tem isto... Depois, também, houve esta bonita coincidência de calhar o clube de uma das Casas do Benfica que mais dinâmica dão nestas 'loucuras' que são feitas à volta do Benfica, seja a receber equipas, seja a apoiar muitas das modalidades", recordou.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 18 de abril de 2025