Hóquei em Patins

30 abril 2025, 23h22

Nil Roca

Nil Roca

RESUMO BTV

Taça de Portugal
Final four
Meias-finais
RESULTADO FINAL
INT: 1-1
Benfica 2
Sporting 4
Marcadores
Diogo Rafael 24'
João Rodrigues 26'
Roc Pujadas 16'
Toni Pérez 35'
Alessandro Verona 38' gp
Nolito Romero 42'

Num jogo em que recuperou da desvantagem inicial e operou a reviravolta, o Benfica acabou por perder com o Sporting, por 2-4, e concluiu a caminhada na Taça de Portugal 2024/25. A partida, referente às meias-finais da final four da prova-rainha de hóquei em patins, teve lugar no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

À procura de reconquistar um troféu que tem escapado desde 2015, foi um Benfica ambicioso, acutilante e com muita raça aquele que na noite desta quarta-feira, 30 de abril, se apresentou perante o Sporting na luta pelo lugar na grande final.

No caminho até à meia-final da final four, as águias eliminaram SC Marinhense (6-12), Alcobacense (4-10), Riba d'Ave (0-6) e OC Barcelos (0-3).

Para a partida, Edu Castro escalou um cinco inicial composto por Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues.

Em Famalicão, boa casa a acolher o emocionante dérbi, com forte apoio ao Glorioso!

Equipa do Benfica

O jogo começou com duas investidas do Sporting, a testar a atenção de Pedro Henriques na baliza encarnada, que, seguro, afastou o perigo. Mais ponderado, numa fase de construção, o Benfica desenhou o primeiro ataque aos 3', com Pau Bargalló a atirar para defesa de Ângelo Girão.

Rápidos no contra-ataque, os leões responderam com uma bola ao poste, aos 4', a stickada de Alessandro Verona. Três minutos volvidos, aos 7', o guardião do Sporting impediu o golo encarnado. Atrás da baliza, Pau Bargalló combinou com João Rodrigues, que se libertou da oposição e rematou para grande defesa de Ângelo Girão.

O Sporting voltou a fazer o esférico esbarrar no ferro, aos 8', a remate de Nolito Romero. Rápido e com poucas paragens, o jogo desenrolava-se com grande equilíbrio na quadra.

No minuto 14, Pedro Henriques defendeu com a ponta da luva um tiro de Nolito Romero. Seguiu-se o primeiro desconto de tempo do encontro, pedido por Edo Bosch. No regresso à quadra, Roc Pujadas atirou forte, ao lado. Depois do aviso, o golo: aos 16', o avançado dos leões inaugurou o marcador (0-1).

Impulsionado pelos adeptos, o Benfica carregou, instalou-se no meio-campo adversário e, aos 24', apontou o tento do empate. Grande passe de Zé Miranda para Diogo Rafael, que, nas costas de Ângelo Girão, atirou a contar. Assim, ao intervalo o marcador refletia o resultado de 1-1.

Gonçalo Pinto

No decorrer do minuto 1 da 2.ª parte, aos 26', o Benfica operou a reviravolta! Na área, Pau Bargalló foi travado em falta por Nolito Romero, lance que concedeu às águias a execução de uma grande penalidade. No frente a frente com Ângelo Girão, João Rodrigues atirou para defesa e, num segundo momento, colocou os encarnados em vantagem no dérbi, por 2-1.

Viva, a partida manteve as notas de equilíbrio, com as duas equipas a criarem oportunidades e os guarda-redes a mostrarem-se em grande plano. No minuto 34, Zé Miranda obrigou Ângelo Girão a uma grande defesa; aos 35', Pedro Henriques travou a intenção de Roc Pujadas. No mesmo minuto, Toni Pérez igualou a contenda: 2-2.

Contra a corrente do jogo, aos 38' o Benfica sofreu um revés. Num lance em que, involuntariamente, atingiu Toni Pérez com o stick, Diogo Rafael foi penalizado com cartão vermelho, após visualização das imagens por parte da equipa de arbitragem. Na execução do respetivo penálti, Alessandro Verona devolveu a vantagem ao Sporting (2-3).

Numa recuperação de bola e saída rápida para o contra-ataque, os leões dilataram para 2-4, por Nolito Romero, aos 42'.

Face ao desenrolar do jogo, o Benfica não baixou os braços. Em simbiose com os adeptos, incansáveis no apoio à equipa, as águias acumularam várias oportunidades, mas não conseguiram desmontar o muro defensivo que o Sporting criou.

Concluída a participação na Taça de Portugal 2024/25, o Benfica vira o foco para o Campeonato Nacional. No domingo, 4 de maio, às 18h00, os comandados por Edu Castro defrontam a AD Valongo, fora de portas, em desafio da 26.ª e última jornada da 1.ª fase.

Edu Castro com os jogadores do Benfica

Taça de Portugal (final four) | Meias-finais | 30/04/2025
Benfica-Sporting
2-4
Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues
Suplentes
Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Treinador do Benfica
Edu Castro
Cinco inicial do Sporting
Ângelo Girão, Rafael Moreira, Alessandro Verona, Toni Pérez e Nolito Romero
Suplentes
Zé Diogo, Roc Pujadas, João Souto, Facundo Bridge e Henrique Magalhães
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Diogo Rafael (24') e João Rodrigues (26'); Sporting: Roc Pujadas (16'), Toni Pérez (35'), Alessandro Verona (38' gp) e Nolito Romero (42')
Marcha do marcador
0-1, 1-1, 2-1 e 2-4
Facto Relevante
Benfica: cartão vermelho direto a Diogo Rafael (38')

Texto: Redação
Fotos: FPP
Última atualização: 30 de abril de 2025

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas