Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Voleibol Feminino
Num encontro marcado pelo tributo às "Marias", o Benfica venceu o SC Braga, por 3-1, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional. Segue-se uma deslocação ao Minho, no domingo, 4 de maio.
01 maio 2025, 22h50
Festejos do Benfica
Campeonato Nacional | ||||||||
Final do play-off Jogo 3 |
||||||||
RESULTADO FINAL | ||||||||
|
||||||||
1.º set | 2.º set | 3.º set | 4.º set | |||||
25-18 | 19-25 | 25-20 | 25-17 |
Embora as visitantes tenham entrado melhor na contenda (3-5), de seguida, as águias impuseram o seu jogo, fazendo uso de um bloco eficaz e de remates diagonais agressivos de Isidora Ubavic e de Cansu Çetin. Assim, aos 12-9, as minhotas pediram um desconto de tempo.
Um tiro potente de Isidora Ubavic para o 13-10 evidenciava que a tendência de jogo se mantinha inalterada, e os ataques vigorosos de Alice Clemente (15-11 e 17-13) assim o confirmaram.
Aos 18-13, novo timeout para as bracarenses, que, ainda assim, somaram alguns erros, permitindo o distanciamento encarnado (21-14). Um serviço certeiro de Mariana Garcez (23-16) e um remate de Cansu Çetin (24-18) aproximaram o triunfo no 1.º set, selado num longo rally, favorável às comandadas de Rui Moreira (25-18).
Após o término do 1.º parcial, as "Marias", históricas atletas da equipa feminina de voleibol do Benfica – que, entre 1966 e 1975, conquistaram 9 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal –, foram homenageadas na quadra, perante bancadas do Pavilhão n.º 2 da Luz preenchidas com 1120 espectadores de pé a aplaudir, entre eles o Presidente Rui Costa. As antigas voleibolistas receberam ramos de flores e viram ser hasteado um estandarte no teto do Pavilhão com menção aos seus feitos. Eternamente Marias!
Após um arranque de 2.º set bastante nivelado (8-8), as minhotas começaram a superiorizar-se, alcançando uma vantagem de três pontos (9-12). A partir de então, apesar de ainda terem empatado (15-15 e 16-16), as anfitriãs não conseguiram voltar à liderança.
Assumindo as rédeas, graças a um serviço exigente e a um bloco competente, o SC Braga controlou o parcial até à vitória, por 19-25.
Aproveitando uma entrada mais desinspirada das oponentes no 3.º set, as águias abriram este parcial com um 3-0. Porém, as forasteiras reagiram e deram a volta (5-6), altura em que Rui Moreira solicitou um timeout.
Seguiu-se mais uma fase balanceada, com alternâncias na frente do placar, até que, com dois blocos bem-sucedidos (14-14 e 15-14), as encarnadas assumiram a frente definitivamente. Um tiro diagonal de Isidora Ubavic para o 16-14 motivou um desconto de tempo opositor, mas, no regresso, foi a oposta sérvia que tornou a pontuar com a mesma fórmula (17-14), festejando efusivamente com os Benfiquistas.
A agressividade junto à rede, aliada a alguns deslizes adversários, foi mesmo a chave para o triunfo do Benfica no 3.º parcial, por 25-20.
O 4.º set também teve um início equilibrado (5-5), até que a formação vermelha e branca se distanciou (7-5), e nem o timeout oponente travou o seu ímpeto. Um ás de Joana Garcez cavou um fosso de quatro pontos (10-6) para as benfiquistas, que se impunham através do seu bloco.
Na resposta, o SC Braga nivelou o resultado em dois momentos (12-12 e 14-14), mas, imparáveis, na maior sequência de pontos de toda a contenda, as águias não deram hipóteses às rivais e encaminharam o triunfo no jogo 3 da final.
Foram 10 (!) rallies consecutivos – até mesmo com um desconto de tempo bracarense, aos 16-14 – para as encarnadas (24-14), ao longo dos quais as gémeas Garcez estiveram em particular evidência, ora nos remates, ora nos blocos. Alice Clemente, também ela em destaque nesta fase, deu a machada final, disparando para o 25-17 no set e o 3-1 no duelo.
A final do play-off – que as minhotas vencem, por 2-1 – do Campeonato Nacional segue agora para a Arena SC Braga. O jogo 4 realiza-se às 17h00 de domingo, 4 de maio.
Rui Moreira (treinador do Benfica): "Entrámos bem melhor hoje [quinta-feira] do que entrámos nos dois primeiros jogos. Não só por uma questão de resultado, mas porque entrámos com muita determinação de querer ganhar o 1.º set. Mais do que pensar em ganhar o jogo, queríamos ganhar o 1.º set, aquilo que nós não tínhamos conseguido fazer nos dois primeiros jogos. E isso foi muito importante, porque tivemos um 1.º set que nem foi bem jogado, pois acabámos com 10 ou 11 erros. Mas essa determinação ajudou-nos a conquistar pontos importantes e a defender bolas difíceis. Muitas vezes, houve algum descontrolo emocional e erros de ataque que não deviam ter acontecido, mas, ao mesmo tempo, a ter muito coração e a ganhar alguns pontos que pareciam perdidos. Com as Marias presentes, obriga-nos também a ter esse sentido de responsabilidade, daquilo que é a história e o legado do Benfica. Acho que hoje não as deixámos ficar mal, não deixámos o Clube ficar mal. Temos de continuar a trabalhar, temos pouco tempo para descansarmos e prepararmo-nos para o próximo jogo. E temos de ir a Braga com o mesmo pensamento, de ganhar o 1.º set. E após o ganhar, ganhar o 2.º, ganhar o 3.º, para trazer o quinto jogo aqui para a Luz. Temos de agradecer aos adeptos e dizer que vamos fazer tudo para trazer este quinto jogo para casa. Se o fizermos, esperamos ter uma casa igual, ou melhor, porque eles são determinantes. Eu já tinha dito isto no primeiro e no segundo jogo, mas nós, acima de tudo, temos de pensar em prepararmo-nos, ir a Braga, ganhar o jogo, para vir decidir aqui o Campeonato. É isso que tem de estar na nossa cabeça. Uma vez mais, obrigado aos adeptos. Eu não me canso de dizer isto, são os melhores do mundo e hoje, mais uma vez, provaram isso."
Isidora Ubavic (oposta do Benfica): "Penso que merecemos ganhar. Mostrámos a nossa força e o nosso poder. Estou muito orgulhosa da equipa, porque, a perder 2-0 na final, há alguma pressão, mas ultrapassámos todos os obstáculos e vencemos. Temos pouco tempo para recuperar e preparar o próximo jogo, mas convido todos os Benfiquistas do Norte para nos apoiarem, porque a atmosfera de hoje facilitou a nossa tarefa."
Campeonato Nacional (final do play-off) | Jogo 3 | 01/05/2025 | ||||
Benfica-SC Braga 3-1 Pavilhão n.º 2 da Luz |
||||
Formação inicial do Benfica | ||||
Mariana Garcez, Cansu Çetin, Alice Clemente, Isidora Ubavic, Joana Garcez, Angélica Malinverno e Tatiana Rizzo (L) | ||||
Suplentes | ||||
Marta Aleixo, Marisa Pardal, Veronika Djokic, Kyra Holt, Barbara Dapic, Aline Delsin e Beatriz Paiva (L) | ||||
Treinador do Benfica | ||||
Rui Moreira | ||||
Formação inicial do SC Braga | ||||
Thainalien Castillo, Dayana Hernández, Maria Reis Lopes, Margarida Maia, Ana Figueiras, Viviane Araújo e Matilde Calado (L) | ||||
Suplentes | ||||
Anna Kobrock, Catarina Lemos, Catarina Ribeiro, Mariana Lopes, Beatriz Barbosa, Maria Coelho e Beatriz Ferreira (L) | ||||
1.º set | 2.º set | 3.º set | 4.º set | |
25-18 | 19-25 | 25-20 | 25-17 |
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de maio de 2025