Voleibol Feminino

01 maio 2025, 22h50

Benfica-SC Braga

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Final do play-off
Jogo 3
RESULTADO FINAL
Benfica 3
SC Braga 1
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-18 19-25 25-20 25-17

À altura das antecessoras! Nesta quinta-feira, 1 de maio, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em dia de homenagem às "Marias", a equipa feminina de voleibol do Benfica superou a congénere do SC Braga, por 3-1, com uma exibição de raça e de qualidade no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional. No domingo, 4 de maio, realiza-se o jogo 4...

Embora as visitantes tenham entrado melhor na contenda (3-5), de seguida, as águias impuseram o seu jogo, fazendo uso de um bloco eficaz e de remates diagonais agressivos de Isidora Ubavic e de Cansu Çetin. Assim, aos 12-9, as minhotas pediram um desconto de tempo.

Um tiro potente de Isidora Ubavic para o 13-10 evidenciava que a tendência de jogo se mantinha inalterada, e os ataques vigorosos de Alice Clemente (15-11 e 17-13) assim o confirmaram.

Benfica-SC Braga

Aos 18-13, novo timeout para as bracarenses, que, ainda assim, somaram alguns erros, permitindo o distanciamento encarnado (21-14). Um serviço certeiro de Mariana Garcez (23-16) e um remate de Cansu Çetin (24-18) aproximaram o triunfo no 1.º set, selado num longo rally, favorável às comandadas de Rui Moreira (25-18).

Após o término do 1.º parcial, as "Marias", históricas atletas da equipa feminina de voleibol do Benfica – que, entre 1966 e 1975, conquistaram 9 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal –, foram homenageadas na quadra, perante bancadas do Pavilhão n.º 2 da Luz preenchidas com 1120 espectadores de pé a aplaudir, entre eles o Presidente Rui Costa. As antigas voleibolistas receberam ramos de flores e viram ser hasteado um estandarte no teto do Pavilhão com menção aos seus feitos. Eternamente Marias!

Benfica-SC Braga

Após um arranque de 2.º set bastante nivelado (8-8), as minhotas começaram a superiorizar-se, alcançando uma vantagem de três pontos (9-12). A partir de então, apesar de ainda terem empatado (15-15 e 16-16), as anfitriãs não conseguiram voltar à liderança.

Assumindo as rédeas, graças a um serviço exigente e a um bloco competente, o SC Braga controlou o parcial até à vitória, por 19-25.

Aproveitando uma entrada mais desinspirada das oponentes no 3.º set, as águias abriram este parcial com um 3-0. Porém, as forasteiras reagiram e deram a volta (5-6), altura em que Rui Moreira solicitou um timeout.

Benfica-SC Braga

Seguiu-se mais uma fase balanceada, com alternâncias na frente do placar, até que, com dois blocos bem-sucedidos (14-14 e 15-14), as encarnadas assumiram a frente definitivamente. Um tiro diagonal de Isidora Ubavic para o 16-14 motivou um desconto de tempo opositor, mas, no regresso, foi a oposta sérvia que tornou a pontuar com a mesma fórmula (17-14), festejando efusivamente com os Benfiquistas.

A agressividade junto à rede, aliada a alguns deslizes adversários, foi mesmo a chave para o triunfo do Benfica no 3.º parcial, por 25-20.

O 4.º set também teve um início equilibrado (5-5), até que a formação vermelha e branca se distanciou (7-5), e nem o timeout oponente travou o seu ímpeto. Um ás de Joana Garcez cavou um fosso de quatro pontos (10-6) para as benfiquistas, que se impunham através do seu bloco.

Benfica-SC Braga

Na resposta, o SC Braga nivelou o resultado em dois momentos (12-12 e 14-14), mas, imparáveis, na maior sequência de pontos de toda a contenda, as águias não deram hipóteses às rivais e encaminharam o triunfo no jogo 3 da final.

Foram 10 (!) rallies consecutivos – até mesmo com um desconto de tempo bracarense, aos 16-14 – para as encarnadas (24-14), ao longo dos quais as gémeas Garcez estiveram em particular evidência, ora nos remates, ora nos blocos. Alice Clemente, também ela em destaque nesta fase, deu a machada final, disparando para o 25-17 no set e o 3-1 no duelo.

A final do play-off – que as minhotas vencem, por 2-1 – do Campeonato Nacional segue agora para a Arena SC Braga. O jogo 4 realiza-se às 17h00 de domingo, 4 de maio.

Benfica-SC Braga

DECLARAÇÕES

Rui Moreira (treinador do Benfica): "Entrámos bem melhor hoje [quinta-feira] do que entrámos nos dois primeiros jogos. Não só por uma questão de resultado, mas porque entrámos com muita determinação de querer ganhar o 1.º set. Mais do que pensar em ganhar o jogo, queríamos ganhar o 1.º set, aquilo que nós não tínhamos conseguido fazer nos dois primeiros jogos. E isso foi muito importante, porque tivemos um 1.º set que nem foi bem jogado, pois acabámos com 10 ou 11 erros. Mas essa determinação ajudou-nos a conquistar pontos importantes e a defender bolas difíceis. Muitas vezes, houve algum descontrolo emocional e erros de ataque que não deviam ter acontecido, mas, ao mesmo tempo, a ter muito coração e a ganhar alguns pontos que pareciam perdidos. Com as Marias presentes, obriga-nos também a ter esse sentido de responsabilidade, daquilo que é a história e o legado do Benfica. Acho que hoje não as deixámos ficar mal, não deixámos o Clube ficar mal. Temos de continuar a trabalhar, temos pouco tempo para descansarmos e prepararmo-nos para o próximo jogo. E temos de ir a Braga com o mesmo pensamento, de ganhar o 1.º set. E após o ganhar, ganhar o 2.º, ganhar o 3.º, para trazer o quinto jogo aqui para a Luz. Temos de agradecer aos adeptos e dizer que vamos fazer tudo para trazer este quinto jogo para casa. Se o fizermos, esperamos ter uma casa igual, ou melhor, porque eles são determinantes. Eu já tinha dito isto no primeiro e no segundo jogo, mas nós, acima de tudo, temos de pensar em prepararmo-nos, ir a Braga, ganhar o jogo, para vir decidir aqui o Campeonato. É isso que tem de estar na nossa cabeça. Uma vez mais, obrigado aos adeptos. Eu não me canso de dizer isto, são os melhores do mundo e hoje, mais uma vez, provaram isso."

Benfica-SC Braga

Isidora Ubavic (oposta do Benfica): "Penso que merecemos ganhar. Mostrámos a nossa força e o nosso poder. Estou muito orgulhosa da equipa, porque, a perder 2-0 na final, há alguma pressão, mas ultrapassámos todos os obstáculos e vencemos. Temos pouco tempo para recuperar e preparar o próximo jogo, mas convido todos os Benfiquistas do Norte para nos apoiarem, porque a atmosfera de hoje facilitou a nossa tarefa."

Benfica-SC Braga

Campeonato Nacional (final do play-off) | Jogo 3 | 01/05/2025
Benfica-SC Braga
3-1
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Mariana Garcez, Cansu Çetin, Alice Clemente, Isidora Ubavic, Joana Garcez, Angélica Malinverno e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Marta Aleixo, Marisa Pardal, Veronika Djokic, Kyra Holt, Barbara Dapic, Aline Delsin e Beatriz Paiva (L)
Treinador do Benfica
Rui Moreira 
Formação inicial do SC Braga
Thainalien Castillo, Dayana Hernández, Maria Reis Lopes, Margarida Maia, Ana Figueiras, Viviane Araújo e Matilde Calado (L)
Suplentes
Anna Kobrock, Catarina Lemos, Catarina Ribeiro, Mariana Lopes, Beatriz Barbosa, Maria Coelho e Beatriz Ferreira (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-18 19-25 25-20 25-17

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de maio de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas