Basquetebol

02 maio 2025, 18h15

Norberto Alves

Norberto Alves

É já neste fim de semana, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, que o Benfica vai tentar trazer mais uma Taça Hugo dos Santos para o Museu Cosme Damião. O FC Porto, às 18h00 de sábado, é o próximo adversário da equipa de Norberto Alves, que faz a antevisão deste encontro das meias-finais.

Quando o Benfica começou a preparar este encontro das meias-finais da Taça Hugo dos Santos, não sabia ainda contra quem iria jogar, pois o seu adversário só no dia 1 de maio ficou definido, saído de um play-off que opôs o FC Porto ao Galitos. Norberto Alves orientou as sessões apostando no oponente que reunia maior probabilidade de chegar a Gondomar.

"Foi uma semana em que nos preocupámos em trabalhar muito detalhes defensivos, olhando para aquilo que seria, previsivelmente, a equipa que iria jogar a meia-final connosco. Claramente, o FC Porto era favorito no jogo com o Galitos", explicou o técnico.

Ouça Norberto Alves

As águias não têm sido particularmente felizes nos embates com os dragões nesta época. Começaram por perder a Supertaça após prolongamento, mas ganharam na Luz para o Campeonato. Porém, os dois últimos encontros tornaram a sorrir aos azuis e brancos, no Dragão, para a Liga Betclic, e em Matosinhos, para a Taça de Portugal. Isso foi tido em conta na preparação do clássico, no sentido de procurar um antídoto para o que tem funcionado do outro lado.

Norberto Alves

"Procurar olhar, nomeadamente nos confrontos que tivemos com eles, o que fizemos bem e o que fizemos mal, mas muito focados mais nos aspetos defensivos. Temos de diminuir claramente a produção ofensiva deles. Nos últimos jogos com o FC Porto, temos sofrido demasiados pontos, e para nós, claramente, passa por olhar para as situações que originam cestos, nomeadamente os lançamentos menos contestados, e para procurar reduzir a produção ofensiva deles. Penso que passa muito por aí, e, pronto, depois ser fiéis àquilo que é o nosso modelo de jogo", apontou o pensador do plano estratégico encarnado.

À semelhança da última época, a fase final da Taça Hugo dos Santos volta a disputar-se em Gondomar, que é uma área geográfica mais próxima da massa associativa do adversário, mas Norberto Alves confia plenamente na experiência do seu grupo para tornar a contornar esse aspeto.

"É mais um momento alto que é disputado na zona da cidade do Porto, e, pronto, lidar com um ambiente sempre difícil, mas começa a ser um hábito estas finais serem aqui, portanto, acho que a equipa vai estar bem a esse nível", acredita o coach, que sabe também que os melhores adeptos do mundo estão sempre presentes no apoio à sua equipa, seja onde for.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 2 de maio de 2025

Patrocinadores Basquetebol