SL Benfica Logo
0

0 Artigo

Total

0,00€

Comprar

Reportagem

02 maio 2025, 10h00

Reguengos de Monsaraz

Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

REPORTAGEM

Reguengo é adjetivo que significa "próprio de rei", "pertencente ao património real", e em Reguengos de Monsaraz é o benfiquismo que reina, sendo a Casa do Benfica desta cidade alentejana património do rei dos clubes portugueses há 25 anos. A celebração dessa efeméride foi o motivo desta reportagem do programa da BTV Pelas Casas do Benfica.

Se hoje não é fácil pôr de pé uma Casa Benfica, há 25 anos essas dificuldades eram ainda maiores. E mantê-la a funcionar durante todo esse tempo é grande motivo de orgulho. "É verdade, hoje é uma data, um marco histórico, 25 anos, um quarto século da nossa Casa, ainda por cima agora remodelada, é uma data muito feliz!", disse Virgílio Valadas, o atual presidente da embaixada benfiquista em Monsaraz.

Reguengos de Monsaraz

"A Casa Benfica Reguengos distingue-se claramente, em primeiro lugar, pela qualidade das refeições que aqui são servidas, que proporcionam um convívio ótimo e um ambiente maravilhoso", gabou o anfitrião.

O responsável por esta afamada oferta gastronómica é o chefe Armindo Grilo, já há sete anos aos comandos da cozinha, juntamente com a mulher, o filho e um neto, o que dá outro sabor à expressão "família benfiquista". Neste dia, não fez a coisa por menos: "A ementa vai ser entradas diversas, depois temos um consommé de coentros, e depois em cima temos um cachaço de porco assado, acompanhado com arroz, batata frita e salada. Depois temos as sobremesas, temos o bolo de aniversário, enfim, muita coisa que se prolongará até à noite", anunciou.

Reguengos de Monsaraz

"Organizar estes eventos, quando se trabalha por gosto, não cansa, mas dá um bocadinho de trabalho, um bocadinho de dor de cabeça, emoção, mas é um prazer trabalhar para a Casa Benfica Reguengos", garantiu o chefe.

Quem também estava ali com muito prazer era Joaquim Passinhas, um dos sócios: "Eu estou bem, estou na Casa do Benfica, estamos em alegria, fazemos 25 anos. Estamos em festa!"

Reguengos de Monsaraz

Mas não um sócio qualquer. Joaquim é um dos fundadores e lembra-se bem da alegria do primeiro dia. "Foi na altura da dra. Teresa Queiroga. Saí do emprego às 7 da tarde, vinha muito bem, toca o telemóvel, era ela a dizer que tinha sido aprovada e que era o n.º 121. Vim logo beber uma imperialzinha para comemorar!", contou.

De lá para cá, muita obra foi feita, um percurso que foi destacado por Jorge Jacinto, também presente no evento.

"Esta é uma Casa que passou por muitas fases. Felizmente, as fases boas são mesmo muitas. São 25 anos que eu acho que as pessoas em Reguengos têm de se orgulhar, porque é uma Casa que não se dedica apenas a um fervor benfiquista, porque se vive aqui muito dentro, mas é uma Casa aberta a todas as pessoas. É uma Casa que nos deixa orgulhosos porque Reguengos hoje é uma cidade muito turística, é uma cidade que as pessoas visitam, há muitas nacionalidades. Hoje vemos aqui muitas pessoas norte-americanas, sul-americanas, toda a Europa a visitar Reguengos e que fazem questão, quando vão ao estádio, de dizerem que estiveram em Reguengos, onde se come muito bem, e esta é uma Casa que tem feito isso. Mas depois também tem um lado muito importante que é a formação associativa na questão do atletismo. São crianças que hoje aprendem a ser pessoas diferentes, porque o atletismo, o desporto, é algo muito importante", destacou o diretor do departamento das Casas Benfica.

Falando de atletismo, passemos o testemunho ao míster António Catronga, que explicou que não são as medalhas que o fazem correr.

Reguengos de Monsaraz

"Olhe, acompanhar os atletas na modalidade do atletismo é principalmente, e essencialmente, gratificante. É gratificante porquê? Não é a questão de resultados, é mais o conhecer. Nós conhecemos muitas pessoas de vários pontos do país. Temos muitos atletas que não são só de Reguengos, são de vários pontos do país. Isso é gratificante, independentemente dos resultados que nós depois precisamos obter. Dá-nos o espírito enorme para continuar e para dar nome a esta Casa", justificou o treinador.

Como é tradicional nestes momentos, o poder local não deixou de se fazer representar. E ao mais alto nível, com a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, uma Benfiquista assumida que explicou o que significa para si assumir esse cargo e ser adepta do clube da águia.

Reguengos de Monsaraz

"Significa uma paixão grande, significa que não vou tanto aos jogos agora como ia antes, por diversas circunstâncias, sobretudo por causa do trabalho, não tenho muito tempo, mas ir àquele estádio é uma coisa fantástica, ouvir o hino é maravilhoso e sentir que ganhamos é muito bom, não é? É sempre bom, é uma alegria imensa ser Benfiquista, assumidíssima", confessou Marta Prates.

Fazendo a ponte para estas sensações associadas à experiência do estádio estava um protagonista de outros tempos, Isaías, honrado por estar ali, ele que ganhou um carinho grande pelo Alentejo.

Reguengos de Monsaraz

"25 anos da Casa Benfica Reguengos Monsaraz, é um pedacinho do nosso grande Benfica, do nosso Glorioso. Então, o Benfica em geral está fazendo mais um ano de vida hoje. E é sempre um orgulho ter a oportunidade de estar aqui, convivendo com esse povo, comemorando mais um aniversário do SLB geral. Aqui numa terrinha tão distante que é Alentejo, mas é uma terrinha maravilhosa. Aprendi a amar o Alentejo na época em que tive a oportunidade de ficar dois anos em Campo Maior. E o Alentejo realmente é metade de Portugal. Eu sempre falo que é longe, é distante, mas vale a pena você fazer os quilómetros, porque o povo é maravilhoso, a comida é maravilhosa, o carinho do povo é fundamental, é essencial. Então, só posso dizer que me sinto feliz, me sinto honrado, por ter a oportunidade de estar aqui com esse povo maravilhoso", explicou Isaías.

Também o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica com o pelouro das Casas esteve presente na celebração, que não era simplesmente o assinalar de uma data, era fazê-lo num espaço renovado, o que foi salientado pelo dirigente encarnado.

Reguengos de Monsaraz

"Esta Casa tem tido um percurso de grande evolução controlada, com um grande trabalho e grande devoção dos seus dirigentes. Esta última equipa, que está em funções, fez agora um trabalho notável de recuperação da Casa em termos arquitetónicos, fazendo as obras necessárias para a instalação da nova imagem. E é muita felicidade podermos celebrar os 25 anos da Casa já com a nova imagem e já virada para o futuro, com aquilo que são as novas cores das Casas Benfica, com a nova decoração das Casas Benfica", exultou Domingos Almeida Lima.

O convívio fez-se de forma muito agradável, atraindo até Benfiquistas de Elvas, porque, como revelou o presidente, "o ambiente da Casa é uma chave-mestra" para tudo o que ali acontece "e é um bocadinho o segredo da Casa", a qual passou a estar apetrechada com todos os serviços que existem no Estádio da Luz, sendo possível comprar os Red Pass, bilhetes para os jogos, camisolas, etc. "Portanto, parabéns a todos e continuem, porque têm feito um trabalho extraordinário", resumiu Jorge Jacinto.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 2 de maio de 2025

Relacionadas